quinta-feira, 18 de agosto de 2011

EOC, ETOC E WMOC 2014: PORTUGAL E BRASIL DE MÃOS DADAS NA ORGANIZAÇÃO DE GRANDES EVENTOS INTERNACIONAIS




É oficial. Portugal será o organizador do Campeonato da Europa de Orientação Pedestre (EOC) e do Campeonato da Europa de Orientação de Precisão (ETOC), os quais terão lugar em 2014, em Palmela. Também Porto Alegre, no Brasil, receberá o Campeonato do Mundo de Veteranos de Orientação Pedestre WMOC 2014.


Em ofício enviado ao início da tarde aos seus associados, a Federação Portuguesa de Orientação tornou pública a atribuição da organização, em 2014, do Campeonato da Europa de Orientação Pedestre (EOC) e do Campeonato da Europa de Orientação de Precisão (ETOC). A decisão surgiu na sequência da reunião do Grupo de Trabalho das Federações Europeias de Orientação, organismo da Federação Internacional de Orientação, e representa, conforme se pode ler no ofício, “mais um marco importante na história da modalidade em Portugal”.

Na sequência do anúncio, o Orientovar contactou Augusto Almeida, Presidente da Federação Portuguesa de Orientação, que revelou que “a candidatura começou a ser preparada em Maio, uma vez que tinha de dar entrada na IOF até ao dia 16 de Agosto.” Um aspecto fulcral da candidatura, segundo aquele dirigente, prendeu-se com o facto de ter sido encontrada “uma parceria forte, no caso concreto a Câmara Municipal de Palmela e forças vivas”, tendo a candidatura sido apresentada formalmente em papel, juntamente com “um video elaborado pela Localvisão e feita uma apresentação em powerpoint que foi distribuída aos congressistas com uma miniatura de Moscatel de Setúbal”.

Agora há muito trabalho pela frente. “Vamos iniciar um processo idêntico ao que realizámos para o WMOC'08”, afirma Augusto Almeida, pretendendo-se que o cunho de festa seja uma constante ao longo do evento, para o qual muito contribuirá “um festival que decorrerá em paralelo e para o qual esperamos atrair dois mil atletas.” Restará acrescentar que o Campeonato da Europa de Orientação (EOC 2014) e o Campeonato da Europa de Orientação de Precisão (ETOC 2014) ainda não têm datas definidas, mas, de acordo ainda com o Presidente da Federação Portuguesa de Orientação, “deverão decorrer na semana da Páscoa”.


Brasil organiza WMOC 2014

Entretanto, também o Brasil viu hoje atribuída a organização do Campeonato do Mundo de Veteranos de Orientação Pedestre em 2014. A decisão saiu da reunião do Conselho da Federação Internacional de Orientação e foi divulgada em Conferência de Imprensa realizada ao início da tarde hoje em Le Revard, França. “Será a primeira vez que um evento maior de Orientação é levado a cabo na América do Sul, sendo o local escolhido a cidade de Porto Alegre”, pode ler-se no site da Federação Internacional de Orientação, em http://orienteering.org/.

As reacções a este anúncio não se fizeram esperar. Destacado quadro da Confederação Brasileira de Orientação, Sara Fabrina Dornelles Weis deu nota ao Orientovar que “esta foi a segunda vez que a CBO apresentou candidatura a este evento, sendo que nesta oportunidade a escolha ficou entre Brasil e China.” Referindo o facto de que “o Campeonato deverá ocorrer no mês seguinte ao encerramento da Copa do Mundo de Futebol”, Sara Dornelles realçou que este é “certamente um momento especial para a Orientação no Brasil e na América do Sul, uma conquista que reafirma os objectivos de crescimento e engrandecimento do nosso desporto no Brasil. Muito trabalho teremos todos nós nestes próximos três anos, mas certamente ofereceremos a atletas de todo o Mundo o que há de melhor em organização de grandes eventos.”

Também Paulo Calisto Becker fez saber ao Orientovar que “foi com muito orgulho que recebi a notícia, agora há pouco, que o Brasil venceu a China, a Lituânia e a República Checa na candidatura ao WMOC 2014. Agora é nosso!” O Presidente do COSM realça que esta é “uma grande vitória para o desenvolvimento da Orientação no Brasil. Parabéns a todos, que de uma forma ou de outra, contribuíram para este feito. Estou muiiito Feliz!” Entretanto, poderá ir acompanhando os desenvolvimentos deste importante acontecimento no blogue já criado para o efeito - http://brazil-o-life.blogspot.com/ - e onde se encontra para consulta o folheto de apresentação da candidatura.


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: