quarta-feira, 31 de agosto de 2011

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...




1. “Eram exatamente 19h36 do passado domingo quando Lars viu pela primeira vez a luz do dia. Vinte e quatro minutos mais tarde surgiria a sua irmã, Anya”. É desta forma que o Blick, diário suiço com sede em Zurique, anuncia, na sua edição on-line de 29 de Agosto [ver AQUI], o nascimento dos gémeos da campeoníssima Simone Niggli-Luder. Casada com Matthias Niggli, selecionador nacional suiço de Orientação, Simone Niggli-Luder ostenta no seu currículo a extraordinária soma de dezassete títulos mundiais e foi a vencedora do recente Portugal O' Meeting disputado em Alter do Chão, Crato e Portalegre, no início do passado mês de Março, numa altura em que já se encontrava grávida... de gémeos. Aos recém-nascidos, à pequenina Malin, agora já com três anos e aos papás Simone e Matthias, deseja o Orientovar as maiores felicidades nesta nova vida a cinco!


2. As férias de Verão caminham rapidamente para o final e está aí à porta a quarta edição do OriJunior. Esta é mais uma iniciativa da Federação Portuguesa de Orientação - planificada por Tiago Aires e com o apoio do Ginásio Clube Figueirense -, que decorrerá de 5 a 8 de Setembro, na Figueira da Foz. Estão convidados a participar os jovens com idades entre os 14 aos 20 anos, com experiência na modalidade. Dada a heterogeneidade de jovens presentes no estágio, vão existir dois grupos de treino que variam em nível de dificuldade técnica e física: Azul (aperfeiçoamento) e Magenta (competição). As inscrições têm um valor de € 30,00 e decorrem até ao dia 31 de Agosto, ou seja, já só tem o dia de hoje se está a pensar em inscrever-se e ainda não o fez. Toda a informação em www.fpo.pt, no Menu “OriJovem/OriJunior” ou junto de António Aires, através do endereço dtn@fpo.pt.


3. “De um conjunto de dez atletas de Alto Rendimento ficamos reduzidos a um”, afirma-se dum lado. “Apesar do aperto da malha do acesso ao Alto Rendimento na última Lei de Bases, é com grande orgulho que após o último WOC MTBO a Federação Portuguesa de Orientação atinge a dezena de atletas nos vários níveis”, exulta-se do outro. Deste “diz que diz” se fazem as últimas mensagens no Fórum OriOasis, em http://www.orioasis.pt/forum/. O Orientovar fez a sua análise e, apesar de se confessar algo baralhado, quer-lhe parecer que, se uns pecarão por excesso, outros fá-lo-ão por defeito, no que ao número de atletas que parecem reunir critérios para a respectiva inscrição ou renovação no registo de agentes desportivos de Alto Rendimento diz respeito. Afinal em que ficamos? Senhores da Federação, revelem lá esses nomes para se acabar de vez com esta “guerra de números”!


4. Estamos ainda no “lavar dos cestos” do recente Portugal O'Summer e já a Localvisão coloca à nossa disposição o filme da prova. É mais um excelente trabalho com assinatura de Andreia Pinheiro e Nuno André Moreira, o qual pode ser visto (também) aqui.



5. Vieram de Itália cansados mas, seguramente, felizes. Ao longo de uma semana, fizeram dos empinados trilhos do Veneto a sua “estrada” e bateram-se com os melhores do Mundo, mostrando que não são menos do que eles. Falamos da Seleção Nacional de Orientação em BTT que regressou de Itália no passado domingo, depois de ali ter disputado os 9º Campeonatos Mundiais Absolutos de Orientação em BTT e os 4º Campeonatos Mundiais de Juniores de Orientação em BTT. Das incidências das jornadas se foi dando conta neste espaço, restando agora agradecer publicamente o cuidado e a atenção dos nossos “sete magníficos” para com o Orientovar e para com todos os orientistas portugueses, já que não se pouparam a esforços para enviarem, dia após dia, as suas impressões. Para Cristiano Silva, Tiago Silva, Paulo Palhinha, João Ferreira, Carlos Simões, Davide Machado e Daniel Marques vai, com profunda admiração e um sincero agradecimento, o Louvor da Semana!


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

1 comentário:

Presidente disse...

O Alto Rendimento tem regras nacionais bem definidas e é alcançado por quem as cumpre. Abraço