quarta-feira, 17 de agosto de 2011

CAMPEONATOS DO MUNDO DE ORIENTAÇÃO PEDESTRE WOC 2011: ANNIKA BILLSTAM É A NOVA CAMPEÃ DO MUNDO DE DISTÂNCIA LONGA




Depois das excelentes indicações dadas nas séries qualificatórias do passado sábado, Annika Billstam, Dana Brozkova e Helena Jansson ocuparam por esta ordem o pódio feminino de Distância Longa da 28º edição dos Campeonatos do Mundo de Orientação Pedestre WOC 2011.


A Suécia voltou a dominar o quadro competitivo feminino dos Campeonatos do Mundo de Orientação Pedestre WOC 2011. Depois de ontem ter feito história ao preencher por completo o pódio da final de Sprint, a Suécia voltou hoje a ver duas atletas no pódio de Distância Longa, com Annika Billstam a sagrar-se Campeã do Mundo pela primeira vez na sua carreira, ante o olhar da sua compatriota Helena Jansson, dois degraus abaixo, ela que também conta no seu currículo com um saboroso título mundial (Sprint, na final de Miskolc, Hungria, em 2009).

Num percurso de 10,3 km (21 pontos de controlo, 445 m desnível) traçado por Patrice Bonnard e Eric Perrin, Annika Billstam foi a mais rápida, logrando concluir a sua prova no tempo de 1:22:26. Depois de ter pisado o pódio na final de Distância Longa de 2008 (Olomouc, República Checa), onde foi 3ª classificada atrás da checa Dana Brozkova e da norueguesa Marianne Andersen, a atleta sueca chega por direito próprio ao lugar mais alto do pódio, conquistando o mais saboroso título da sua carreira e confirmando o porquê de ser, na actualidade, a número três do ranking mundial. Está quebrado um jejum de sete anos (a última atleta sueca a sagrar-se Campeã do Mundo de Distância Longa tinha sido Karolina A. Höjsgaard, em 2004), sendo este o 10º título da Suécia na distância, o que lhe permite reforçar a liderança à frente da Suiça (seis títulos), Finlândia (cinco), Hungria e Noruega (três cada), Dinamarca e República Checa (um cada).


Minna Kauppi desqualificada

Na segunda posição, a 4:28 da vencedora, classificou-se a checa Dana Brozkova, ela que – já o referimos anteriormente – se sagrou Campeã do Mundo em solo pátrio, há três anos atrás. A terceira posição coube a Helena Jansson, depois de ontem ter alcançado o título de Vice-Campeã do Mundo de Sprint. Helena Jansson gastou o tempo de 1:29:55, terminando a 7:29 da vencedora. Na quarta posição, outra checa, Eva Jurenikova, a 1:03 do pódio. Entre as dez primeiras classificadas, uma palavra para a norueguesa Heidi Østlid Bagstevold, uma atleta que, aos 24 anos, se estreia da melhor maneira em finais do Campeonato do Mundo, alcançando um brilhante 5º lugar a 2:02 do pódio, e ainda para Aija Skrastina, que com o seu 9º lugar iguala assim a sua melhor classificação de sempre em Campeonatos do Mundo (tinha sido 9ª classificada na final de Distância Média em Miskolc 2009, Hungria).

A neozelandesa Lizzie Ingham voltou a estar em excelente plano e, depois do 11º lugar de ontem na final de Sprint, chegou hoje ao 13º lugar com o tempo de 1:39:42 e a escassos 2:37 do top10. Do leque de dez países que lograram levar três atletas à final, destaque para a Espanha que viu as suas atletas Annabel Fernandez, Anna Serralonga e Esther Gil concluírem a prova por esta ordem nas 25ª, 26ª e 27ª posições. Resultados decepcionantes os alcançados pelo trio francês e onde Amélie Chataing, na 16ª posição, foi a melhor classificada. A nota de maior desapontamento nesta final vai, necessariamente, para a finlandesa Minna Kauppi, ela que reunia talvez a maior fatia de favoritismo mas que acabou por ser desqualificada, tal como sucedeu à norueguesa Mari Fasting, à checa Martina Zverinova e à norte-americana Alison Crocker.

Resultados

1º Annika Billstam (Suécia) 1:22:26
2º Dana Brozkova (República Checa) 1:26:54
3º Helena Jansson (Suécia) 1:29:55
4º Eva Jurenikova (República Checa) 1:30:58
5º Heidi Østlid Bagstevold (Noruega) 1:31:57
6º Anni-Maija Fincke (Finlândia) 1:34:06
7º Signe Søes (Dinamarca) 1:34:51
8º Merja Rantanen (Finlândia) 1:35:56
9º Aija Skrastina (Letónia) 1:36:34
10º Yulia Novikova (Rússia) 1:37:05

Saiba mais em http://www.woc2011.fr/ ou aqui, no seu Orientovar.


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: