segunda-feira, 4 de julho de 2011

WMOC 2011: O DIÁRIO DE JOAQUIM SOUSA E OS ECOS DO TÍTULO DE VICE-CAMPEÃO DO MUNDO




Bom amigos, como já devem ter reparado, a convite do grande vice-campeão do mundo H40 WMOC 2011, coube-me a mim ser o fiel descritor do dia de hoje e fazer o diário na página oficial do Joaquim Sousa.

A jornada começou bem cedo, pelas 8h00 com o pequeno almoço fornecido pelo casal que nos aloja na sua bela quinta (somos 14!). Para mais informações é só consultar www.ecohun.com. Se quiserem visitar Pécs (lê-se Pédege) e optar pelo barato, podem ficar aqui por 7 euros por dia, pequeno almoço incluído. Mas como em tudo na vida, não se esqueçam que por vezes o barato sai caro!!!! Condições tem muitas, Internet incluída e de alta velocidade, TV por satélite, mas a higiene é palavra arredia por estas bandas... lixo, pó a rodos (mais dentro que fora de casa:), animais rastejantes e alguns voadores abundam.

Após isto - e uma vez que no nosso veículo motorizado de cinco ocupantes, não existem apenas atletas de final A -, partimos para Komló, local de realização da final da prova de Sprint. Chegámos ainda não eram 10h00 (hora zero). Primeira paragem: Coffee Shop. Especiais cumprimentos de Maria Palmira. Café curto servido com simpatia e num belo copo de "prástico".

Depois de mais uma noite bem bebida para alguns - que não eu, claro! - fomos comprar mais um "pack" de seis garrafas de 1,5 litros de uma água tão boa como aquela que se bebe na Suiça e dirigimo-nos para o jardim que servia de Arena à prova.

Quis a sorte ou o azar que dois dos maiores vultos portugueses partissem à mesma hora para a final da prova de Sprint. Joaquim Sousa (vulto desportivo) e Ricardo Oliveira (vulto... pela sombra que faz!), saíssem precisamente às 12h46, ou seja, como era cedo, o campeoníssimo ainda teve tempo para ir aliviar carga em excesso, pelo menos por 3 vezes. Eu fui só uma, que a calma reinava. O objectivo principal tinha sido cumprido no dia anterior.

O primeiro a partir foi o José Fernandes, que com os seus novos óculos fundo de garrafa, comprados por 19 euros no dia anterior no Event Centre, via o mapa em dobro e corrigiu os erros do dia anterior. Seguidamente partiu a Palmira João, que voltou a fugir ao "mp" e rubricou também uma prestação idêntica à do seu marido Albano João e a mim, vosso anfitrião no dia de hoje, ou seja, pobre.

Como consolo, aquando da minha chegada, já a festa se começava a fazer com a prestação do Joaquim Sousa. Albano João correu a comprar uma bela garrafita de espumante húngaro de excelente qualidade (pelo menos jorrou da garrafa e molhou os restantes laureados do pódio H40 e W40).

Após a entrega de prémios e de termos feito a nossa festa, fomos novamente às compras, adquirindo os viveres necessários para o lanche do campeão e sua trupe e o jantar de todos os demais.

Jantar especialmente animado, com sobremesa doce e tudo, e uma bela sessão de anedotas protagonizado especialmente pelo Carlos "entretainer" Garcia.

Amanhã temos o Model Event de Distância Longa e por isso vamos descansar um pouco, não sem antes beber mais um copito de tinto. Não se sabe quanto tempo teremos de esperar até surgir a segunda medalha para a Orientação veterana nacional, pelo que o melhor é aproveitar hoje:)

Ricardo Oliveira

[Texto e foto extraídos da página pessoal de Joaquim Sousa, em http://www.joaquimsousa.com/www/]


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: