quinta-feira, 21 de julho de 2011

O MEU MAPA: RUI ANTUNES E A LAGOA COVA NOS IDOS DE 84




Apesar de actualmente ter mais de mil mapas nos meus arquivos - desde o Algarve ao Minho, da Corunha à Catalunha, França, Bélgica, Alemanha, Dinamarca, Suécia, Áustria, Noruega, Itália, Suíça, etc., onde já pratiquei Orientação como atleta - e de ter também já no meu currículo mais de cento e vinte mapas elaborados por mim e distribuídos por Portugal, Espanha, França e Áustria, não tive qualquer dúvida logo que me foi feito o convite pelo Orientovar de qual escolheria como o meu mapa de eleição.

É, simplesmente, o meu primeiro mapa.

Claro que não é pelo seu rigor nem qualidade que o elejo, mas sim porque tem um significado para mim indescritível e também porque, talvez inconscientemente, tenha contribuído para aquilo que hoje, acima de tudo, é a minha paixão e em simultâneo, a minha actividade profissional.

Foi por mim elaborado no ano de 1984 e destinou-se à realização do Campeonato da Força Aérea desse mesmo ano a cargo da Base Aérea Nº 5 (Monte Real).

Este mapa foi totalmente feito manualmente, como se pode verificar, e fotocopiado na altura na única casa em Portugal que tinha fotocopiadora a cores (RankXerox).

Lembro-me perfeitamente disso porque já na altura não foi fácil conseguir as verbas para as fotocópias, que nesse tempo eram bastante dispendiosas.

Fui eu que me desloquei pessoalmente a Lisboa à loja com o original para as adquirir.

Pouco mais haverá a dizer para além de que o Campeonato se realizou sem problemas.

Na altura, os mapas eram recolhidos no final das provas. Os concorrentes nunca ficavam com os mapas.

Por isso mesmo, todos os mapas utilizados nessa prova ficaram comigo até aos dias de hoje.

Para terem uma ideia do valor que eu dou a este mapa, poderei dizer que apenas uma mão cheia de pessoas que eu muito considero têm um destes mapas consigo oferecido por mim.

Agradeço ao Orientovar, na pessoa do amigo Margarido, o privilégio que me deu.


Rui Antunes
COC – Clube de Orientação do Centro
Fed 1373

2 comentários:

Presidente disse...

Gand'abraço!

Anónimo disse...

Gostava de ter um!
Abraço e parabéns pelo percurso que tens feito.
Rui Morais