sábado, 23 de julho de 2011

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...




1. A finalizar uma semana marcada pelos 1.000 amigos do Orientovar no Facebook - http://www.facebook.com/orientovar – são chegadas as férias. Este espaço faz um interregno de pouco mais de duas semanas, prometendo regressar ao convívio dos amantes da modalidade no próximo dia 10 de Agosto, mesmo a tempo de acompanhar os Mundiais de França de Orientação Pedestre. Até lá, um abraço para todos. Mas entretanto, fiquem ainda com duas ou três coisas que eu sei dela!

2. Pelo oitavo ano consecutivo, o CAOS – Clube de Aventura e Orientação de Sintra vai assinalar o aniversário da sua fundação com uma prova de Orientação nocturna. A mesma está agendada já para logo à noite, em Fontanelas – Sintra, com o início do convívio marcado para as 20h30. A prova terá saída livre (com START) a partir das 21h30 e será disputada nos escalões Médio M/F (3,3 km) e Difícil M/F (5,6 km). Para os elementos responsáveis pela organização, “pretende-se proporcionar mais uma oportunidade de convívio a todos os que nos costumam acompanhar nestes eventos, pelo que voltaremos a ter a churrascada no final...” As inscrições podem ser feitas para o e-mail clube@107caos.com e pode conferir toda a informação em http://www.107caos.com/index1.htm.

3. Após dois anos de interregno, a “Semana da Orientação” está de regresso para dar seguimento a um projecto pioneiro iniciado em 1996, na altura designado por “Quinzena da Orientação”. Promovido pelo Ori-Estarreja e dirigido a jovens e adultos que queiram aprender e praticar Orientação, o Estágio decorre entre 1 e 5 de Agosto, das 09h00 às 17h00/18h00, com actividades repartidas pela Escola Padre Donaciano de Abreu Freire, Parque Municipal do Antuã, Torrão do Lameiro e Furadouro. O custo de inscrição na "Semana de Orientação 2011" é de 20,00 € e as Fichas de Inscrição podem ser levantadas na Ourivesaria Pérola (Estarreja) ou na secretaria dos Bombeiros Voluntários de Estarreja. A inscrição inclui almoço, sobremesa, água e transporte de/e para as actividades. Aconselha-se que os participantes levem um pequeno lanche para o meio da manhã e outro para meio da tarde. Eis aqui uma excelente oportunidade para aprender as bases do nosso desporto! Saiba mais sobre o evento na página do Facebook em http://www.facebook.com/event.php?eid=176141489112794.

4. Apresentada pelos actuais elementos do Departamento de Cartografia da FPO, está em cima da mesa a proposta de alteração ao actual Regulamento de Cartografia. A proposta – que pode ver em http://www.fpo.pt/www/images/fpo/comunicados/gerais/2011/110720_proposta_alteracao_reg_cartografia_2011.pdf - visa contribuir para uma adequação do Regulamento em vigor à realidade actual da Orientação em Portugal. Faça a sua análise crítica e colabore, enviando o seu contributo até ao dia 31 de Agosto para o endereço geral@fpo.pt.

5. André Ribeirete, elemento da Comissão Técnica das Corridas de Aventura da Federação Portuguesa de Orientação, vem “pedir o favor às equipas que participaram no Raid Ilha Azul e que ainda não enviaram o questionário de satisfação preenchido, para o fazerem até à próxima terça-feira. Numa altura em que “apenas foram recepcionados os questionários preenchidos de 30% das equipas participantes”, André Ribeirete recorda que “este questionário serve apenas de ferramenta de apoio para futuras discussões sobre o futuro da nossa modalidade.” Quarta-feira será divulgado o Relatório com os respectivos resultados.



6. Para aqueles que não tiveram oportunidade de acompanhar a emissão da SIC do passado dia 10 de Julho, no final do Jornal da Noite, fica aqui a Reportagem “Ir é o melhor Remédio”. História, tradição, festa e muita Orientação, tudo isto temperado com os sabores fortes do Norte Alentejano, é o que lhe propõe a peça conduzida por Teresa Conceição e Martim Cabral. Muita atenção e não se deixe levar pelo genérico final. É que este filme só acaba – mesmo! - no fim.

7. “Why just run? Orienteering has mores fun!” Está lá tudo no primeiro post, em http://oriathlete.blogspot.com/. Luís Silva encheu-se de coragem e criou o seu próprio blog. Não foi uma decisão fácil, pelo que se adivinha das suas palavras, mas o jovem e promissor atleta sentiu a necessidade de abrir “um espaço critico e de discussão dos mais variados assuntos relacionados com a modalidade neste caso Orientação.” Porque esta determinação em dar voz às palavras merece ser acarinhada, porque sabendo que a crítica – se construtiva – é um factor de evolução da modalidade e porque, na sociedade em que vivemos, não é todos os dias que vemos alguém por “mãos à obra”, para o Luís Silva vai, com toda a simpatia, amizade e solidariedade, o Louvor da Semana!


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

1 comentário:

PFernandes disse...

A Coisa 6 - "Ir é o melhor remédio"

Excelente, apesar de pequeno, apontamento de reportagem sobre o
nosso desporto de eleição, no POM 2011.
Realmente a ver até ao fim - até chorei a rir com a história dos pirilampos (só boas recordações...).

Parabéns Orientovar pela notícia.

Saudações Orientadas,
Paulo Fernandes