sexta-feira, 15 de julho de 2011

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...




1. No início da semana o Orientovar publicou uma entrevista com a dinamarquesa Ida Bobach, esse verdadeiro fenómeno da Orientação mundial e que se afirmou como a grande estrela do recente Campeonato do Mundo de Juniores de Orientação Pedestre JWOC 2011, que decorreu na Polónia. Pois bem, no dia seguinte à publicação, o número de dinamarqueses que visitaram a respectiva página no Orientovar - http://orientovar.blogspot.com/2011/07/ida-bobach-i-will-fight-to-be-best-and.html - ascendeu a 91, o que representa um record absoluto de visitantes dum mesmo País – que não Portugal, naturalmente -, num único dia. A título de curiosidade, refira-se que a página tem até ao momento um total de 248 visualizações (é já a página mais visitada dos últimos 30 dias), o tempo médio de permanência de cada visitante foi de 00:02:39 e que a principal origem é o site www.orientering.dk, com 154 visualizações, seguido do www.worldofo.com, com 68 visualizações.


2. Tem lugar amanhã, a partir das 19h00, a sexta etapa do V Troféu Ori-Alentejo 2011. Organizado pela Secção de Orientação da Associação 20 km Almeirim, do programa consta um Sprint Urbano na cidade, em jeito de aquecimento, composto por dois percursos – Cidade de Almeirim e Jardim da Biblioteca -, utilizando os dois lados do mapa. Finalmente, pelas 22h00, terá lugar a prova-rainha da noite, um Score Nocturno com Partida em Massa, a realizar no Parque da Zona Norte. A organização informa que a iluminação urbana será parcialmente desligada, pelo que os participantes devem munir-se de lanterna. Como curiosidade fica a indicação de que será noite de Lua Cheia. Esta é uma oportunidade única para visitar a Capital da Sopa da Pedra - uma das maravilhas da gastronomia portuguesa -, usufruindo dum serão diferente onde poderá aliar a prática da Orientação às particularidades culturais que o concelho de Almeirim tem para oferecer. Saiba mais em http://orialentejo.webnode.pt/.


3. Datado da passada segunda-feira, a Federação Portuguesa de Orientação acaba de oficiar os atletas seleccionados para o Campeonato do Mundo de Orientação em BTT (MTB WOC & JWOC 2011, Itália) e para o Campeonato da Europa de Orientação em BTT (MTB EOC 2011, Rússia). São eles Davide Machado (.COM) e Carlos Simões (COALA), em ambas as competições, e ainda Daniel Marques (COC), para o Campeonato do Mundo. Caso pretendam participar, ainda que a expensas próprias, foram igualmente seleccionados os seguintes atletas: MTB WOC – Paulo Palhinha (CP Abrunheira), Joel Morgado (COC), João Ferreira (DAR), Susana Pontes (CPOC), Rita Madaleno (ADFA) e Joana Frazão (CIMO); MTB JWOC – Mac-Mahon Moreira (BTT Loulé), Cristiano Silva (GD4C) e Tiago Silva (ADFA); MTB EOC – Daniel Marques (COC), Paulo Palhinha (CP Abrunheira), Susana Pontes (CPOC) e Rita Madaleno (ADFA). Consulte o ofício na íntegra AQUI.


4. Após um longo interregno, os Professores Hélder Ferreira e Emanuel Alte Rodrigues acabam de publicar o 5º volume dos “Cadernos Didácticos”, conjunto de Documentos de Apoio ao Ensino Básico e Secundário e Escolas de Orientação dos Clubes da modalidade. Com o título “Manual do Aluno de Orientação – 1º e 2º Ciclo”, o Caderno Didáctico nº 5 recupera o trabalho dos Professores Hélder Ferreira e Augusto Maurício, “Propedêutica das Actividades Corporais VI. Actividades de Ar Livre – ORIENTAÇÃO” (Escola Superior de Educação de Leiria, 1994), reestruturando-o de forma ilustrada e motivadora. Disponível nas versões PDF e Power-point, o Manual foi testado com turmas do 4º ano do 1º ciclo e é agora apresentado “para que alunos e professores do 1º e 2º ciclo possam consultá-lo e utilizá-lo como instrumento indispensável da sua formação”. Pelo inestimável contributo em prol da divulgação da modalidade junto das Escolas do nosso País, para os Professores Hélder Ferreira e Emanuel Alte Rodrigues vai, com enorme admiração e reconhecimento, o Louvor da Semana!


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: