quarta-feira, 6 de julho de 2011

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...




1. Luís Sérgio fez chegar à mesa de trabalho do Orientovar, na tarde de ontem, uma fotografia tirada no Castelo de Alter do Chão e onde, entre os vários objectos expostos e que representam um pouco do muito que o Município tem para oferecer a quem o visita, se pode ver o livro “Crónicas Norte Alentejano O' Meeting 2009 Alter do Chão”. O Orientovar não quer deixar passar esta oportunidade para agradecer ao Luís Sérgio a lembrança e é com uma pontinha de vaidade que publica aqui a fotografia respectiva.


2. Nos dias 29 de Junho, 1, 2, e 3 de Julho tiveram lugar em Albergaria dos Doze os tradicionais festejos de São Pedro sob a organização da Associação Centro Social de São Pedro. O NADA, que conta com “quase 15 anos de muita aventura e desporto”, uma vez mais marcou presença no evento com uma barraquinha de jogos, e com uma prova de Orientação direccionada especialmente para os habitantes locais. “Durante os festejos, a barraquinha de jogos esteve sempre bem concorrida, quer no jogo da lata, quer no tiro ao alvo com pressão de ar ou no tiro com arco”, pode ler-se no blogue do clube [AQUI]. O evento de Orientação teve lugar na tarde de sábado e serviu essencialmente para dar a conhecer a modalidade, com cerca de três dezenas de curiosos e interessados albergarienses a responderam ao convite e a participarem na prova. Para a história, ficam os nomes dos vencedores: Rafael Domingues e Bruno Ferreira.


3. “O Clube de Orientação do Minho é uma associação que cada vez mais mostra o seu potencial, realçando que pode fazer mais e melhor por esta actividade ao ar livre que tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos”. É desta forma que a Antena Minho, “a Rádio de Braga”, inicia um espaço dedicado à novel colectividade de Lamaçães. Transmitido à hora do almoço, no passado dia 26 de Junho, o programa coloca em evidência os valores do clube e o excelente trabalho que ali vem sendo efectuado. Após uma resenha inicial daquilo que foram os primórdios do .COM, o jornalista Manuel Lago conversa durante praticamente três quartos de hora com José Carlos Pires, Ana Paula Serra Campos e Jocelino Rodrigues, dando a conhecer, para além dos aspectos genéricos relacionados com a prática da modalidade e da ênfase colocada no facto da Orientação ser o “Desporto da família” e “um Desporto com pés e cabeça”, também as actividades promovidas pelo clube, as suas grandes linhas orientadoras e os projectos de futuro. Trata-se duma conversa muita agradável de seguir e é matéria obrigatória para ser escutada em http://www.antena-minho.pt/podcast.php?p=1564.


4. Atendendo a que existem dezenas de Parques de Aventura espalhados pelo país que recebem milhares de entusiastas por ano nas várias modalidades de ar livre e atendendo a que muitos deles desenvolvem actividades ditas “de orientação” mas que nada têm a ver com a nossa modalidade, temos aqui matéria suficiente para criar alguma apreensão entre os responsáveis pela organização e gestão da prática da nossa modalidade. Após alguns contactos exploratórios, os responsáveis do Órgão de Gestão da Federação Portuguesa de Orientação perceberam que alguns desses Parques estão receptivos a uma certificação do trabalho que vêm desenvolvendo, nomeadamente a homologação dos mapas, vendo nisto uma forma de dar qualidade/certificação ao produto que promovem. Visando tornar estes contactos o mais abrangentes possível, a Federação Portuguesa de Orientação solicita a todos os seus associados a indicação de Parques de Aventura que conheçam, mesmo que não seja na área geográfica de cada um, para que depois possam ser cruzados os dados e se avance para a etapa seguinte que é o contacto com os mesmos. Todos os contactos podem ser canalizados através do endereço electrónico da Federação Portuguesa de Orientação em geral@fpo.pt ou pelo telefone 261 819 171.


5. Nuno Leite irá integrar a equipa técnica responsável pela cronometragem do próximo Campeonato do Mundo de Orientação Pedestre WOC 2011, que decorrerá entre os dias 10 e 20 de Agosto, em França. “Como vou participar no 'O' Festival paralelo ao WOC e aproveitar para ajudar à divulgação do POM 2012 e como as provas não coincidem com o desenrolar dos Campeonatos do Mundo, propus-me para voluntário, troquei alguns e-mails com o responsável por esta área e acabei por ser aceite”, esclarece Nuno Leite. Apesar de esta ser uma situação muito embrionária e não haver ainda muita informação, Nuno Leite não deixa de confessar que “o sentido da minha apresentação como voluntário é precisamente enriquecer o meu conhecimento nesta área e em específico na Orientação, para trazer mais 'know-how' para Portugal, porque vai ser necessário no futuro”. E a terminar: “Tenho a certeza que vai ser uma experiência muito enriquecedora e fazer parte da equipa de cronometragem de um WOC, a prova rainha da Orientação, será fantástico!” Matéria para continuar a acompanhar aqui, no seu Orientovar.


6. No próximo fim-de-semana de 09 e 10 de Julho, o Centro de Estágio FPO da Marinha Grande recebe os participantes no Estágio de Orientação em BTT. Promovida pela Comissão Técnica de Orientação em BTT da Federação Portuguesa de Orientação, a iniciativa refere, entre os seus propósitos, a preparação das selecções nacionais que representarão o nosso país nos Campeonatos da Europa (Leninegrado, Rússia) e nos Campeonatos do Mundo (Vicenza, Itália) deste ano. Com treinos repartidos pela zona da Marinha Grande e pelos mapas de Fárrio / Casal dos Bernardos e de Cós / Alcobaça, serão vinte e dois os atletas convidados, a saber: no escalão H17, João Fernandes (BTT Loulé/EAFIT/BPI) e Samuel Leal (Ginásio CF); no escalão H20, Alfredo Gualdino (COAC), Cristiano Silva (GD4C), Mac-Mahon Moreira (BTT Loulé/EAFIT/BPI) e Tiago Silva (ADFA); no escalão Homens Elite, Carlos Simões (COALA), Daniel Marques, Guilherme Marques e Joel Morgado (COC), Davide Machado (.COM), João Ferreira (DA Recardães), Luís Barreiro (NADA), Mário Guterres (ADFA) e Paulo Palhinha (CP Abrunheira); e finalmente no escalão Damas Elite, Ana Filipa Silva e Susana Pontes (CPOC), Marta Fonseca, Patrícia Serafim e Rita Madaleno (ADFA), Joana Frazão (CIMO) e Maria Amador (ATV).


7. Aproveitando as férias do período estival, o OriJovem está de regresso. A 16ª edição da popular iniciativa, da responsabilidade da Federação Portuguesa de Orientação, decorre entre os dias 18 e 21 de Julho, em Santo Tirso, com o apoio do Município tirsense e dos Trampolins de Santos Tirso e as actividades centradas na Escola Básica 2,3 S. Rosendo. Os jovens ficarão instalados em Solo Duro, tendo por isso que levar colchão, saco-cama e almofada. Dada a heterogeneidade de jovens presentes no estágio, vão existir diferentes grupos-base que variam ao nível da dificuldade técnica e física, a saber, Laranjinhas e Laranjas (Iniciação) e Verdes e Azulados (Formação). De salientar que, para aqueles que não conhecem a Orientação, os Orijovens são uma óptima forma de começar a praticar a modalidade. Para os que já fazem Orientação e querem evoluir, podem encontrar nos OriJovens as condições ideais para atingir esses objectivos. As inscrições têm um valor de 45,00 € (inclui estadia de três noites, alimentação, transporte, t-shirt, seguro desportivo e tudo o mais que se encontra descrito no Programa). Informações em www.fpo.pt ou junto de António Aires, o Director Técnico Nacional, através do 960 236 011. Inscrições em orijovem@gmail.com. O prazo-limite para as inscrições é já a próxima segunda-feira, dia 11 de Julho. Não te atrases!



8. Teve lugar no passado dia 03 de Julho, nos concelhos de Arouca, Vale de Cambra e S. Pedro do Sul, a 6ª edição do Ultra-Trail Serra da Freita, a prova extrema desta exigente disciplina atlética que se disputa no nosso país. E se o Orientovar chama a ao seu espaço esta prova, é porque ela tem muito a ver com a Orientação, desde o meio natural em que se desenrola, até àqueles que – homens e mulheres – põem de pé, ano após ano, o cada vez mais emblemático evento. José Moutinho é o Director da Prova, o Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos, em parceria com a Confraria Trotamontes, é o responsável pela Organização e entre os participantes é possível perceber muita gente ligada à Orientação, sobretudo na vertente das Corridas de Aventura. Talvez não seja este o local e o momento para detalhar o que foi esta 6ª edição do Ultra-Trail Serra da Freita [se pretende aprofundar os conhecimentos acerca da mesma, pode encontrar tudo em http://www.confraria-trotamontes.com/utsf/] mas poderemos adiantar que foi, seguramente, a mais conseguida e bem organizada de todas as edições levadas a cabo até ao momento, pelo que estão todos de parabéns. Há um filme muito bonito para apreciar e que, uma vez mais, foi produzido pela Localvisão e há, naturalmente, o Louvor da Semana para atribuir. E este vai, inteirinho, para José Moutinho, um homem que soube ganhar, para além dum lugar na história do Ultra-Trail em Portugal, um lugar no coração de cada um de nós que o conhecemos e por ele não podemos deixar de nutrir uma particular estima!


Saudações atléticas.

JOAQUIM MARGARIDO

1 comentário:

Luís Sérgio disse...

Bem... na verdade a foto até é da Maria... mas é um facto que a ideia foi minha...