sexta-feira, 22 de julho de 2011

5º JOGOS MUNDIAIS MILITARES DO CISM: POLÓNIA E ESTÓNIA FECHAM COM CHAVE DE OURO




Contrariando o favoritismo da Suiça, a Polónia foi a grande vencedora da Estafeta Masculina que marcou o adeus da Orientação aos 5º Jogos Mundiais Militares do CISM. Na Estafeta Feminina, a Estónia bateu toda a concorrência, mas as honras do dia vão mesmo para o Brasil e para a sua medalha de bronze.


O Brasil encerrou da melhor forma a sua participação nos 5º Jogos Mundiais Militares do CISM, com a equipa feminina a chegar à medalha de bronze. Com um primeiro percurso muito forte, Estónia, Noruega, Finlândia e Coreia do Norte (ainda e sempre por obra e graça de Ok Byol Jong, talvez a maior surpresa destes Jogos) rapidamente se destacaram das demais equipas, angariando uma vantagem superior a três minutos dum grupo perseguidor onde se encontravam Lituânia, Polónia, Suécia, Dinamarca e... Brasil. Mas enquanto Noruega e Coreia do Norte se afundavam no segundo percurso, Polónia e Lituânia chegavam-se à frente, ultrapassando a Finlândia e aproximando-se decisivamente da Estónia. Quatro galos para três poleiros era o que se pensava neste momento, só que a grande surpresa estava para vir. E veio de quem mais fez por isso, do Brasil, precisamente. Wilma Souza esteve irrepreensível de crer e querer, soube aguentar a pressão e, beneficiando dos percursos menos felizes de Daria Lajn (Polónia) e Mari Lindstrom (Finlândia), levou o Brasil a uma muito celebrada medalha de bronze. Na luta pela medalha de ouro, a estoniana Annika Rihma superiorizou-se à lituana Sandra Pauzaite (vencedora da prova de Distância Longa) e deu à Estónia uma clara vitória com uma vantagem superior a seis minutos.

No sector masculino, assistiu-se a uma enorme luta pela medalha de ouro que envolveu a favorita Suiça e ainda as equipas da Polónia, Estónia e Suécia. Começaram melhor polacos e suecos que, a par da Dinamarca, lideravam a prova no final do primeiro percurso. O segundo percurso viria a mostrar uma Suiça muito forte e a entregar o testemunho na frente da prova, seguida a escassos segundos pela Polónia e Suécia. A Estónia, a 50 segundos do trio da frente, espreitava um deslize. Ainda viria a pertencer a Olle Kärner o melhor parcial no derradeiro e decisivo percurso, mas isso não valeu mais do que a medalha de bronze para a Estónia, numa altura em que a equipa feminina celebrava já a vitória. Tudo se jogou entre Wojciech Kowalski e Martin Hubmann, com o polaco a superiorizar-se ao suiço por escassos 35 segundos, garantindo assim uma muito suada vitória. Quanto à selecção brasileira, não foi além do 9º lugar. Leandro Pasturiza esteve brilhante no derradeiro percurso, mas os percursos iniciais de Juscelino Karnikowski e Vanderlei Bortoli, apesar de muito bons, não deram para mais.


Resultados

Masculinos
1º Polónia (Mateusz Wenslaw, Wojciech Dwojak, Wojciech Kowalski) 2:02:36
2º Suiça (Raffael Huber, Andreas Kyburz, Martin Hubmann) 2:03:04
3º Estónia (Sander Vaher, Timo Sild, Olle Kärner) 2:03:07
4º Lituânia (Vilius Aleliunas, Donatas Stulgys, Simonas Krepsta) 2:07:20
5º Suécia (Oskar Svard, Erik Ohlund, Pal Skogtjarn) 2:09:44
6º Austria (Helmut Gremmel, Wolfgang Siegert, Gernot Kerschbaumer) 2:10:02
7º Noruega (Jim Nybrathen, Oystein Pettersen, Jon Pedersen) 2:10:15
8º Finlândia (Jani Myllarinen, Tero Föhr, Olli-Markus Taivanen) 2:14:47
9º Brasil (Juscelino Karnikowski, Vanderlei Bortoli, Leandro Pasturiza) 2:15:23
10º Dinamarca (Thomas Jensen, Rico Mogensen, Chrisytian Larsen) 2:18:22

Femininos
1º Estónia (Kirti Rebane, Merike Vanjuk, Annikka Rihma) 1:50:27
2º Lituânia (Ieva Sargautyte, Indre Valaite, Sandra Pauzaite) 1:56:48
3º Brasil (Mirian Pasturiza, Tania Carvalho, Wilma Souza) 2:07:43
4º Polónia (Paulina Faron, Hanna Wisniewska, Daria Lajn) 2:08:18
5º Suécia (Johanna Bergman, Linda Nordin-Abaji, Nina Karlsson) 2:16:43
6º França (Elodie Bourgeois Pin, Lauriane Foulet-Moreau, Perrine Gublin) 2:41:57
7º Noruega (Goril Fristad, Siri Loken, Ragnhild Bolstad) 2:42:12
8º Dinamarca (Zenia Mogensen, Lea Reime, Christina Balslev) 2:50:03
9º Finlândia (Sari Suomalainen, Riikka Timperi, Mari Lindstrom) 2:54:51
10º Coreia do Norte (Ok Byol Jong, Chol Ok Ri, Ok Hui Won) 3:09:22

Toda a informação em http://www.rio2011.mil.br/.

[Foto de Ernesto Carriço, extraída do Álbum dos Jogos em http://www.flickr.com/photos/jogosrio2011/5964656706/in/photostream/]


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: