quarta-feira, 29 de junho de 2011

RAID ILHA AZUL / CAMPEONATO NACIONAL DE CORRIDAS DE AVENTURA 2011: SABOROSA "DOBRADINHA" DO CLUBE DE PRAÇAS DA ARMADA




O Clube de Praças da Armada – Elite e Elite Mista – foi o grande vencedor da quarta edição dos Campeonatos Nacionais de Corridas de Aventura. Uma prova de excelência para atletas de excelência num local a condizer: Faial, a Ilha Azul.


A ilha do Faial, no Arquipélago dos Açores, foi neste fim-de-semana o epicentro duma prova maior do calendário competitivo das Corridas de Aventura em Portugal. Pontuável para a Taça de Portugal de Corridas de Aventura 2011 e, simultaneamente, Campeonato Nacional de Corridas de Aventura 2011, o Raid Ilha Azul foi promovido pela Associação dos Desportos da Ilha do Faial, teve Direcção Técnica do Clube Aventura do Barreiro e Grupo Desportivo União da Azoia e contou com os apoios do Município da Horta, Associação Regional de Turismo - Turismo do Grupo Central dos Açores e Direcção Regional do Ambiente dos Açores.

Distribuído por oito etapas e 74 CP's ao longo de dois dias de prova, o Raid Ilha Azul contou com a participação de oito equipas no escalão de Elite (três das quais no sub-escalão de Elite Mista), igualmente oito equipas no escalão de Aventura e quatro no escalão de Promoção. Progressão pedestre e em BTT, Canoagem, Natação, actividades verticais, patinagem e Tiro com Arco foram alguns dos ingredientes dum evento que, no seu conjunto, levou os atletas a percorrer a ilha de uma ponta a outra, numa distância total de 195 quilómetros (145 dos quais em BTT) e com uma subida acumulada de 5.390 metros. Extra evento houve ainda uma Acção de Formação de Corridas de Aventura, que decorreu no passado mês de Abril, bem como uma subida ao Pico, o ponto mais alto de Portugal, para "descomprimir" após dois intensos dias de prova. O bem receber das gentes faialenses e as belezas intrínsecas da ilha fizeram o resto, num todo memorável a inúmeros títulos.


Clube de Praças da Armada segura vantagem

Na jornada-rainha de sábado – 49 CP's para um total de cinco etapas – a turma do Clube de Praças da Armada, composta por António José Moura, Eduardo Sebastião e Sílvia Araújo, fez questão de marcar a sua posição desde logo, determinada em repetir a proeza de 2008, na primeira edição dos Nacionais de Corridas de Aventura, numa altura em que fez a “dobradinha”, sagrando-se Campeã Nacional no Escalão de Elite e Elite Mista. 48 CP's para os atletas do Clube de Praças da Armada contra 46 CP's da Globaz.pt, de Jorge Xará, António Carlos Figueiredo e Hugo Evaristo, não permitiam respirar de alívio à entrada para as três etapas finais e para os 25 decisivos CP's.

Terceira classificada no final do primeiro dia, a turma do Exército 1, com Ana Magina, Hugo Marques, Rui Moura e Rui Morgado Cupido, teve um furo na Etapa 6 e viu-se forçada a abandonar, deitando por terra as aspirações de chegar ao pódio de Elite, embora com tudo em aberto no que à Elite Mista diz respeito. Na luta pelo título nacional, a Globaz.pt ainda conseguiu na 6ª etapa encurtar para um escasso CP a distância que a separava do Clube de Praças da Armada, mas tudo voltou à “primeira forma” na Etapa seguinte. A última etapa viu ambas as equipas alcançarem o mesmo número de CP's pelo que, no final, o Clube de Praças da Armada acabou por chegar com inteiro mérito ao título nacional de Elite, um facto que acontece pela terceira vez em quatro edições dos Campeonatos. Globaz.pt e CCA Sintra (Pedro Simões, Miguel Fernandes e Vasco Rodrigues) concluiram nas posições imediatas. Mercê da constituição da própria equipa, o Clube de Praças da Armada acabaria por acumular o título de Elite com o de Elite Mista, deixando a turma do Exército 1 no segundo lugar deste sub-escalão, enquanto a terceira posição coube ao GDU Azoia (António Rusga, Márcia Rusga e Sofia Isabel Valente).


Destilaria Levira vence escalão Aventura

Embora sem contar para a atribuição dos títulos nacionais, o escalão Aventura teve na Destilaria Levira (Germano Veiga, Nuno Seabra e Adelino Silva) a grande vencedora, com um total de 66 CP's em 74 CP's possíveis. A turma da Anadia começou por se impôr logo na primeira etapa, sendo a única a pontuar em todos os CP's. Ao longo da jornada de sábado, a diferença para os principais competidores não era de modo algum significativa, à semelhança do que acontecia também no escalão de Elite. A Destilaria Levira comandava com 46 CP's, contra 44 CP's do ATV Aventura (Eduardo Oliveira, Paulo Santos e André Herdade) e 41 CP's dos Ultra-Leves do CPOC (André Ribeirete, José Manuel Silva e Vladimiro Sá). No último dia, a turma da Destilaria Levira viria a juntar mais 20 CP's ao seu pecúlio, contra 17 dos seus mais directos adversários, vencendo de forma destacada.

A finalizar, retiramos do Grupo Raid Ilha Azul, no Facebook, as impressões de António Neves, Director Técnico da Prova: “Para uns, a bela ilha do Faial foi obra de Deus, para outros obra da Natureza. Mas uma certeza tenho eu: no Raid Ilha Azul a obra nasceu, mas o sonho foi de mulher - o que, na verdade, até é a realidade mais comum.
 Esta conjunção favorável deu origem a uma “obra prima” nas Corridas de Aventura. Desculpem a imodéstia mas é a minha (suspeita) opinião.
 Na verdade, a determinação da Esmeralda Câmara impulsionou uma equipa excepcional de pessoas generosas e experientes que souberam elevar esta modalidade desportiva ao melhor nível.
 Venho aqui publicamente elogiar e agradecer aos faialenses a sua hospitalidade (descrever o modo como nos souberam receber merece mais tempo).”


Resultados

Elite
1º CP Armada – 66 CP's 21:49:55
2º Globaz.pt – 64 CP's 21:40:49
3º CCA Sintra – 57 CP's 21:51:13
4º Exército 1 – 52 CP's 24:31:44
5º Exército 2 – 50 CP's 22:10:19
6º Millennium BCP 1 – 49 CP's 22:12:32
7º GDU Azoia – 39 CP's 20:53:09
8º GDU Azoia A'ventura Raid Team – 15 CP's 24:120:03

Elite Mista
1º CP Armada – 66 CP's 21:49:55
2º Exército 1 – 52 CP's 24:31:44
3º GDU Azoia – 39 CP's 20:53:09

Aventura
1º Destilaria Levira – 66 CP's 21:47:22
2º ATV Aventura – 61 CP's 21:48:27
3º Ultra-Leves do CPOC 58 CP's 21:39:43


Corridas de Aventura regressam em Setembro

A Taça de Portugal de Corridas de Aventura regressa em Setembro, pelas mãos da ADFA, com o Extreme Challenger. As belas paragens da Serra da Estrela voltam a receber uma prova de Aventura ao mais alto nível, para dois dias da mais pura adrenalina.

Saiba mais sobre o Raid Ilha Azul // Campeonato Nacional de Corridas de Aventura 2011 em http://www.raidilhaazul.com/.


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: