quinta-feira, 9 de junho de 2011

PELO BURACO DA FECHADURA: IV ORI BTT ROTA DA BAIRRADA




Em vésperas de fim-de-semana prolongado, viajamos até aos concelhos de Cantanhede e da Mealhada, ao encontro da Orientação em BTT. Ali se jogam, em jornadas distintas, os primeiros títulos nacionais absolutos desta disciplina. É isto que espreitamos hoje, pelo buraco da fechadura.


Três dias, quatro provas e centena e meia de atletas à conquista dos pódios nacionais absolutos de Orientação em BTT, tal é o programa das festas oferecido pelo Desportivo Atlético de Recardães e que promete animar a região bairradina já a partir de amanhã e até ao próximo domingo. Integrado no IV Ori BTT Rota da Bairrada, o Campeonato Nacional Absoluto conhece assim a sua primeira edição, prometendo desafios de enorme intensidade, elevada emotividade e competição ao rubro.

Aberto a praticantes de qualquer idade ou sexo, o IV Ori BTT Rota da Bairrada distribui-se por quatro provas, uma das quais de Sprint na vertente Pedestre, naquilo que a Organização estima possa servir “para desentorpecer as pernas e animar o Parque da Cidade da Mealhada, bem como fazer uma visita à Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada”. No tocante à restantes provas, as primeira e terceira etapas serão consagradas por inteiro aos Nacionais Absolutos, enquanto a etapa intermédia é pontuável para a Taça de Portugal. Em todas as etapas podem inscrever-se atletas não federados, de forma individual ou em grupo, tendo ao seu dispor dois tipos de percurso (Promoção 1 e Promoção 2).


Informações Gerais

O Campeonato Nacional Absoluto de Orientação em BTT 2011 arranca já amanhã com uma prova de Distância Média no mapa de Cordinhã (Cantanhede), indo para o terreno os primeiros atletas quando os relógios marcarem as 12h30. Em jogo estarão as séries qualificatórias que apurarão os atletas para as finais de domingo, com todos os atletas federados a partir do escalão de Juvenis a disporem de percursos semelhantes, mas iguais nos respectivos escalões.

No último dia de provas, domingo, serão então disputadas as finais e conhecidos os primeiros Campeões Nacionais Absolutos de Orientação em BTT, nos sectores masculino e feminino. A final disputar-se-á numa prova de Distância Longa e no mapa novo de Barcouço (Mealhada), com uma altimetria considerável (560 metros de desnível acumulado de subida para a final Masculina e 360 metros para a Final Feminina).

Programa

10 de Junho    Prova de Qualificação do Campeonato Absoluto BTT


10h30 - Abertura do secretariado no local da prova – Cordinhã (Campo de Futebol)

12h30 - Início das partidas dos diversos escalões de competição 

13h00 - 14h00 - Partidas dos percursos de Promoção - Prova Aberta 1

11 de Junho    Prova da Taça de Portugal - Média BTT
8h30 - Abertura do secretariado no local da prova – Cordinhã (Campo de Futebol)
9h30 - Início das partidas dos diversos escalões de competição

10h00 - 10h30 - Partidas dos percursos de Promoção – Prova Aberta 2

11 de Junho    Prova de Sprint Pedestre 

16h00 - Abertura do secretariado no local da prova – Parque da Cidade na Mealhada

17h00 – Início das partidas do 1º Troféu de Sprint da Mealhada

17h30 – 18h00 – Partidas dos percursos de Promoção – Prova Aberta 3

19h00 – Cerimónia de Entrega de Prémios – em frente ao edifício da Câmara Municipal da Mealhada



12 de Junho    Prova Final do Campeonato Absoluto BTT


8h30 - Abertura do secretariado no local da prova – Barcouço

9h30 - Início das partidas dos diversos escalões de competição 

10h00 - 11h00 - Partidas dos percursos de Promoção - Prova Aberta 4

13h30 – Cerimónia de entrega de prémios do IV ORI BTT ROTA DA BAIRRADA
              Cerimónia de entrega de prémios do CAMPEONATO NACIONAL ABSOLUTO 2011


E ainda...

A terminar, apenas duas ou três coisas que sabemos deste IV Ori BTT Rota da Bairrada mas que não é de mais frizar. Desde logo, o facto de termos um Regulamento de Competições omisso em relação aos Campeonatos Nacionais Absolutos de Orientação em BTT e daí que certas disposições técnicas sejam plasmadas do Regulamento para a vertente Pedestre. Não é de estranhar, pois, que se apurem para as Finais Masculina e Feminina “os 60 atletas melhores classificados em cada um dos sectores, desde que o seu tempo corresponda pelo menos a 60 pontos em relação ao tempo do melhor atleta”. Perante estes dados, não será difícil imaginar que ambas as finais serão rijamente disputadas, embora o número de participantes em cada uma delas possa ser muito reduzido, caso se verifiquem tempos para os vencedores das provas qualificatórias de acordo com as expectativas.

Ainda um par de aspectos a salientar: a prova de Sprint Pedestre – 1º Troféu de Sprint da Mealhada – poderá ser disputado por atletas de qualquer idade, de ambos os sexos, nas distâncias Longa ou Média. Na Cerimónia de Entrega de Prémios haverá o sorteio de lembranças e do belo LEITÃO À BAIRRADA. Finalmente, a organização da prova junta a sua voz àquelas que surgem de vários quadrantes e convida a uma deslocação a Coimbra, na tarde de amanhã, onde decorrerá a primeira jornada dos Jogos de Portugal 2011. Para além da Orientação de Precisão, com uma actividade de demonstração entre as 15h00 e as 19h00 junto ao Pavilhão Multiusos, os Jogos de Portugal 2011 envolvem provas de competição ou de demonstração em quinze modalidades de Desporto Adaptado e oferecerão uma Cerimónia de Abertura fantástica nos Estádio Cidade de Coimbra, pelas 20h30, seguida dum concerto de Mikael Carreira, com entrada livre.

Todas as informações em http://www.dar.pt/dar/.


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: