sexta-feira, 17 de junho de 2011

NORDIC ORIENTEERING TOUR 2011: VITÓRIAS DE MATTHIAS KYBURZ E LINNEA GUSTAFSSON NA PRIMEIRA ETAPA




A Taça do Mundo de Orientação Pedestre 2011 deu ontem o pontapé de saída na cidade finlandesa de Porvoo. O suiço Matthias Kyburz e a sueca Linnea Gustafsson foram os grandes vencedores.


Porvoo, cidade costeira do Golfo da Finlândia, recebeu no dia de ontem a primeira etapa da Taça do Mundo de Orientação Pedestre 2011. Integrando o conjunto de três provas da segunda edição do NORT – Nordic Orienteering Tour, a etapa finlandesa contou com a participação de muitos dos melhores atletas do mundo, num total de 120 atletas, 70 no sector masculino e 50 no feminino. Ausências notadas, as do francês Thierry Gueorgiou e da suiça Simone Niggli, actuais nº 1 do Mundo, bem como da norueguesa Marianne Andersen e da finlandesa Minna Kauppi, respectivamente 2ª e 4ª classificadas do 'ranking' mundial.

A manhã foi dedicada às séries qualificatórias, com o objectivo de apurar os 30 finalistas em cada um dos sectores. Numa corrida muito técnica , bem ao gosto dos especialistas da Distância Média, Olav Lundanes e Anni-Maija Fincke foram os mais rápidos. O norueguês gastou 30.35 para cumprir os 5,8 km do seu percurso, à frente de Pasi Ikonen e duma verdadeira “armada suiça” liderada por Matthias Merz. Já a finlandesa Anni-Maija Fincke precisou de 32.53 para completar um percurso de 4,9 km, deixando atrás de si a norueguesa Heidi Bagstevold e a finlandesa Merja Rantanen, segunda e terceira classificadas, respectivamente.


Suiços e suecas não deram hipóteses

Num Sprint de características tipicamente urbanas, com a enorme variedade de opções nas pernadas longas a fazerem toda a diferença, Matthias Kyburz e Linnea Gustafsson chamaram a si saborosas vitórias nas finais da tarde. A prova masculina, na distância de 3,3 km, viu cinco atletas suiços nos cinco primeiros lugares, dando uma nota da hegemonia e fazendo vir ao de cima, uma vez mais, todo o potencial do seleccionado helvético, agora que a temporada “a sério” teve o seu início. Com o tempo de 15.49, Matthias Kyburz foi o mais rápido, conquistando aos 21 anos de idade a sua primeira vitória em provas da Taça do Mundo, depois dos títulos de Campeão da Europa de Jovens de Distância Longa (EYOC Suiça 2008) e de Campeão do Mundo de Juniores de Sprint (JWOC Itália 2009). Matthias Merz, Fabian Hertner, Matthias Müller - Campeão do Mundo de Sprint em título - e Daniel Hubmann alcançaram as posições imediatas, todos eles com uma diferença do vencedor inferior a 20 segundos.

No sector feminino, o poderio sueco veio inteiramente ao de cima, com Linnea Gustafsson, Lena Eliasson e Annika Billstam a terminarem por esta ordem com escassos 10 segundos de diferença entre si e a “açambarcarem” o pódio por inteiro. À semelhança do que acontecera com Matthias Kyburz, também Linnea Gustafsson alcança a sua primeira vitória em provas da Taça do Mundo, ela que até aqui tinha como melhor resultado um segundo lugar na 6ª etapa da World Cup 2009 (Miskolc, Hungria) e que lhe valeu na altura o título de Vice-Campeã da Europa de Sprint. O Nordic Orienteering Tour – e, com ele, a World Cup 2011 – estará de regresso já na próxima terça-feira, dia 21 de Junho, com um espectacular “Knock Out Sprint” nas ruas da cidade sueca de Gotemburgo.




Informações completas em http://www.nordicorienteeringtour.com/.

[Foto e tabelas retiradas da página do World of O, em http://news.worldofo.com/2011/06/16/nort-stage-1-maps-and-results-2/]


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: