quarta-feira, 8 de junho de 2011

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...




1. Dando seguimento à série de temas em torno da reestruturação e redefinição dos Quadros Competitivos Nacionais, Luís Santos, Coordenador do Grupo de Trabalho, avançou recentemente com mais dois assuntos no Oásis Fórum, o fórum oficial da Federação Portuguesa de Orientação. Trata-se da “Especificidade dos Escalões Jovens” e da “Especificidade dos Escalões de Veteranos”, cuja consulta pode ser feita em http://orioasis.pt/forum/showthread.php?tid=235. Reestruturação de escalões, política de custos de inscrição nas provas, pontuações para o 'ranking' de clubes e títulos nacionais individuais apurados por categoria e não por escalão (no caso dos veteranos) são apenas alguns dos assuntos lançados à discussão e que mereceram já uma pronta análise e avisada tomada de opinião de Mário Duarte. É importante que mais ideias surjam. A Orientação agradece!

2. Em ofício datado de 06 de Junho, a Direcção da Federação Portuguesa de Orientação acaba de anunciar os nomes dos atletas seleccionados para representar Portugal nos Campeonatos da Europa de Jovens de Orientação Pedestre (EYOC 2011, República Checa) e nos Campeonatos do Mundo de Juniores de Orientação Pedestre (JWOC 2011, Polónia). No tocante ao EYOC 2011, são eles Luís Silva (ADFA), Pedro Silva (GafanhOri) e Rafael Miguel (Ori-Estarreja), em H18; Vera Alvarez (CPOC), em D18; Miguel Ferreira e Filipe Augusto (ambos da ADFA) e Tiago Baltazar (GDU Azóia), em H16; e, Carolina Delgado (GD4C) e Beatriz Moreira (CPOC), em D16. Quanto ao JWOC 2011, os nossos representantes serão Luís Silva (ADFA) e João Mega Figueiredo (CN Alvito), em H20; e, Vera Alvarez (CPOC), em D20. Igualmente se dá conta, no documento, dos atletas que, caso o pretendam, poderão participar nestas competições a expensas próprias. São eles, no EYOC 2011, Fábio Silva (ADFA), em H18; João Cascalho (GafanhOri), em H16; e, Leonor Ribeiro (ADFA) e Teresa Maneta (GafanhOri), em D16. Quanto ao JWOC, os atletas nestas condições são Pedro Silva (GafanhOri), Hélder Marcolino (GD4C), Rafael Miguel (Ori-Estarreja) e, a título provisório (caso algum dos três atletas anteriormente mencionados não aceite o convite), também Miguel Ferreira (ADFA), em H20; e Mariana Moreira (CPOC) e Carolina Delgado (GD4C), em D20. O ofício poderá ser lido na íntegra AQUI.

3. Os preparativos para os Jogos da Paz, os 5º Jogos Mundiais Militares do CISM que terão lugar no Rio de janeiro, de 16 a 24 de Julho, rolam já a toda a velocidade. Nesse âmbito, surge agora um filme que é, nem mais nem menos, que uma pequena amostra do projecto “Sou Feliz Me Orientando”, levado a cabo numa das zonas mais problemáticas do Rio de Janeiro, a Cidade de Deus (quem não se lembra do filme com este nome, da autoria de Fernando Meirelles e Kátia Lund?). Na peça, com a duração de 2:41, Luciana Monteiro, a Coordenadora do projecto, explica que esta é uma forma de “abrir caminhos às crianças no sentido de conquistarem outras culturas, conhecimento e realização pessoal”. Alojado em http://www.youtube.com/watch?v=CLzEPnNLL_0&feature=channel_video_title, este é um vídeo para ver, ver, ver... e partilhar!

4. Os Jogos de Portugal - http://www.jogosdeportugal.org/ - estão aí à porta. Com efeito, de 10 a 12 de Junho, a cidade de Coimbra acolhe uma verdadeira festa de exaltação e conquista, dirigida ao Desporto Adaptado, na qual os atletas terão a possibilidade de mostrar, uma vez mais, a sua “Paixão de Vencer”! Nesta montra imensa de modalidades – onze com quadros competitivos e cinco a título de demonstração -, a Orientação de Precisão não podia ficar de fora. Contando com o apoio inequívoco da Federação Portuguesa de Orientação e de dois grandes clubes da região centro do País – Clube de Orientação do Centro e Ginásio Clube Figueirense -, a actividade acabou por ser viabilizada graças ao generoso contributo de António Neto, que emprestou o seu tempo e os seus conhecimentos na elaboração do mapa e do percurso. A actividade de demonstração terá lugar na próxima sexta-feira, dia 10 de Junho, entre as 15h00 e as 19h00, com partidas e chegadas junto ao Pavilhão Multiusos e o Orientovar deixa o convite a todos os orientistas para que façam desta festa também a sua festa e desfrutem dum evento que, no seu todo, representa um hino à igualdade de tratamento e de oportunidades e lança uma luz de esperança neste tormentoso mar em que navega a nossa Sociedade. O Orientovar aproveita ainda o ensejo para, publicamente, agradecer a António Neto a forma como abraçou uma causa que é de todos, contribuindo decisivamente para a sua elevação, motivo pelo qual lhe atribui o Louvor da Semana.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

1 comentário:

Presidente disse...

Vivam,
A participação de todos é importante para aferirmos o que é melhor no nosso futuro. Muitos não gostam de se expressar em público mas podem fazê-lo para os emails do GT ou da Direcção que são públicos.
A todos os que vão estar envolvidos na actividade de O-Prec em Coimbra um obrigado sincero.
Abraço