domingo, 12 de junho de 2011

CAMPEONATO NACIONAL ABSOLUTO DE ORIENTAÇÃO EM BTT 2011: TÍTULOS PARA DAVIDE MACHADO E SUSANA PONTES




Por dois segundos se ganha, por dois segundos se perde. Foi com esta escassa margem que Davide Machado se impôs a Carlos Simões na grande Final masculina do Campeonato Nacional Absoluto de Orientação em BTT, que teve lugar na manhã de hoje. No sector feminino, Susana Pontes juntou mais um título à sua longa e profícua carreira.


Os belos e bem tratados vinhedos de Barcouço, no concelho da Mealhada, foram palco de excelência para uma final de excelência. Em causa os primeiros títulos nacionais absolutos de Orientação em BTT, disputados por 60 atletas no sector masculino e 12 no sector feminino. As provas desenrolaram-se sobre uma Distância Longa, em terrenos de moderada altimetria, com um traçado de percursos a oferecer uma infinidade de opções e a revelar-se um tremendo quebra-cabeças aos atletas.

Esta dificuldade técnica, aliada à exigência física, levou a que a incerteza quanto ao vencedor permanecesse mesmo até ao último momento, com Davide Machado (.COM) a receber atónito a notícia da vitória, precisamente da boca do segundo classificado, Carlos Simões (COALA). E logo por escassos dois segundos! “Com os erros que cometi nunca pensei que dava para ganhar”, começou por afirmar o atleta à nossa Reportagem, para explicar de seguida: “Cometi um erro muito grande entre o ponto 4 e o 5, andei perdido mas voltei à estrada e orientei-me novamente; mas do 5 para o 6 desorientei-me totalmente.” Para o primeiro Campeão Nacional Absoluto de Orientação em BTT de Portugal, “há grande mérito do mapa e do traçador.” E conclui: “Muitas opções, um bom percurso, parte técnica muito interessante e uma organização muito boa da parte do Desportivo Atlético de Recardães”.


“Não estava mesmo à espera”

No sector feminino, Susana Pontes (CPOC) acabou por ser a mais forte ou, como ela própria deixa entender nas suas palavras, a que melhor soube aproveitar as falhas das adversárias. Para a multi-campeão nacional, esta foi uma vitória da qual “não estava mesmo à espera. Sou competitiva mas acho que tudo tem limites e agora já é mais o gozo de fazer bicicleta do que outra coisa.” Quanto à prova em si, confessa que lhe “teria dado mais gozo se sentisse que, no início, estava com a cabeça no lugar. Realmente fiz uma asneirada fenomenal de 21 minutos para o primeiro ponto e a partir daí assentei a cabeça no sítio e... vamos a ver se alguém falha.”

No tocante à prova, Susana Pontes é peremptória: “Mais do que o mapa, achei o traçado do percurso excelente, com imensas opções. No cômputo geral, o Desportivo Atlético Recardães merece uma excelente nota. Aliás, não tinha dúvidas disso. Gosto imenso do empenho que eles colocam em tudo aquilo que fazem e estava fora de questão pensar que isto não iria ser bom. E foi mesmo muito bom.” Um pequeno lamento, a concluir: “Foi pena a baixa participação mas estou convencida que todas as provas de BTT estendendo-se ao longo de fins-de-semana prolongados nunca irão ter sucesso porque o BTT não é uma prova de famílias, como na Orientação Pedestre. Portanto, fim-de-semana grande é para a família e não é para o BTT”.


Resultados
Masculinos
1º Davide Machado (.COM) 1.33.36
2º Carlos Simões (COALA) 1.33.38
3º João Ferreira (DA Recardães) 1.35.50
4º Joel Morgado (COC) 1.36.20
5º Mário Guterres (ADFA) 1.39.34
6º Daniel Marques (COC) 1.40.30
7º Guilherme Marques (COC) 1.42.52
8º Cristiano Silva (GD4C) 1.43.02
9º António Valentim (ADFA) 1.47.55
10º Mário Marinheiro (CP Abrunheira) 1.50.47

Femininos
1º Susana Pontes (CPOC) 1.32.07
2º Joana Frazão (CIMO) 1.34.47
3º Rita Madaleno (ADFA) 1.35.58
4º Marta Fonseca (ADFA) 1.42.55
5º Ana Filipa Silva (CPOC) 1.52.51
6º Cláudia Garcia Monteiro (COC) 1.55.13
7º Noémia Magalhães (Amigos da Montanha) 1.58.46
8º Albertina Sá (ADFA) 1.58.53
9º Rita Gomes (BTT Loulé/EAFIT/BPI) 2.00.42
10º Margarida Correia (BTT Loulé/EAFIT/BPI) 2.08.24

Mais informações em http://www.dar.pt/dar/


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

1 comentário:

Presidente disse...

Parabéns aos campeões!!!
Abraço