domingo, 29 de maio de 2011

VII CAMPEONATO IBÉRICO DE ORIENTAÇÃO EM BTT: PORTUGAL LEVA A MELHOR SOBRE A ESPANHA




Oliveira de Azeméis recebeu a sétima edição do Campeonato Ibérico de Orientação em BTT. Dois dias de enérgicas pedaladas com um mapa e uma bússola à frente e, no final, um domínio praticamente absoluto das nossas cores sobre as de “nuestros hermanos”.


Depois de ter recebido um Campeonato Ibérico de Orientação Pedestre nos idos de 1998, o mapa de Santiais, em Pinheiro da Bemposta (Oliveira de Azeméis), foi palco de nova jornada ibérica, desta feita na vertente de Orientação em BTT. É o regresso do Clube Ori-Estarreja às organizações de Orientação em BTT e a Oliveira de Azeméis, depois de aqui ter levado a cabo, no ano transacto, os Campeonatos Nacionais da modalidade.

Pontuável para a Taça de Portugal e para a Liga Espanhola, o VII Campeonato Ibérico contou com a participação de 220 atletas de ambos os países e distribui-se por dois dias de provas, abrindo com uma rápida Distância Média e encerrando com uma exigente Distância Longa. Em ambos os casos o mapa apresentou uma excelente rede de caminhos com um traçado de percursos permitindo um bom leque de opções e encerrando desafios particularmente intensos e interessantes para os amantes da Orientação em BTT.


Portugal bate a Espanha por uma diferença de 100 pontos

O desenrolar das provas veio demonstrar o bom trabalho que portugueses e espanhóis continuam a desenvolver nesta espectacular disciplina, com Davide Machado (.COM) a ter desta feita um desempenho condicente com as suas qualidades e capacidades e a confirmar o favoritismo no escalão Élite Masculina, levando de vencida a prova em ambos os dias. Seguiram-se no pódio Guilherme Marques (COC) e Ivan Trigales Delgado (Los Angeles). Em Elite Feminina, as atletas espanholas foram mais fortes e tomaram conta dos três lugares do pódio. Esmeralda Lasheras Gabasa (Peña Guara) arrecadou o título ibérico, seguida de Uxue Fraile Azpeitia (Imos) e de Susana Arroyo (Sotobosque).

Nos restantes escalões, Mac-Mahon Moreira chamou a si o título de campeão ibérico em H17, depois de levar de vencida as duas etapas, o mesmo acontecendo com Luísa Mateus (COC), em D50. Os restantes campeões ibéricos, todos eles portugueses, alcançaram a vitória numa das etapas e foram segundos classificados na outra. São eles Cristiano Silva, do Grupo Desportivo 4 Caminhos (H20), Eduardo Sebastião, da ADFA (H40), Isabel Maria Novo, do Clube da Natureza de Alvito (D40) e Armando Santos, do Clube EDP (H50). Na pontuação final do VII Campeonato Ibérico de Orientação em BTT, Portugal somou 244 pontos, contra 144 da Espanha.

Resultados completos AQUI


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: