quinta-feira, 5 de maio de 2011

REGIONAIS DE ORIENTAÇÃO 2011 DRELVT: LUÍS SILVA E BEATRIZ MOREIRA, CAMPEÕES!




Com o Ano Lectivo a abeirar-se do final, chegam as provas decisivas a inúmeros títulos. Para os alunos implicados no Desporto Escolar, essa realidade tomou forma em Sintra, com a disputa do Campeonato Regional de Orientação 2011 da DRELVT.


Organizado pela Equipa de Apoio às Escolas de Sintra–Mafra, com apoio técnico e logístico do CAOS – Clube de Aventura e Orientação de Sintra e colaboração logística da Federação Portuguesa de Orientação, disputou-se no passado sábado o Campeonato Regional de Orientação 2011 da Direcção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo. Disputado, este ano, apenas no escalão de Juvenis (Masculinos e Femininos), o Campeonato Regional teve a participação dos atletas e equipas apuradas nos Quadros Competitivos da Península de Setúbal (que, como é sabido, acolheu igualmente este ano a escola EB 2,3 da Sarrazola ), Médio Tejo e Lezíria e ainda no novo Quadro Competitivo do Oeste, num total de 78 alunos de 15 estabelecimentos de ensino.

O programa foi constituído por duas provas individuais de Distância Média, de cujo somatório de pontos resultou a classificação final individual. Acresceu a estas uma Estafeta, pontuável apenas para a classificação colectiva (juntamente com os três melhores resultados de cada prova individual, por equipa). A exemplo do ano passado, houve lugar a uma prova de Orientação de Precisão, que contou com a participação de atletas e professores. No vector competitivo, assistiu-se a três provas duras, para o que contribuíram o tempo chuvoso, o próprio terreno e o traçado dos percursos, quiçá demasiado exigente para muitos dos presentes.


Luís Silva demolidor

Em termos individuais, destaque para a supremacia esmagadora de Luís Silva (ES Pinhal Novo), vencendo ambas as provas com um tempo total de 1.03.43 e uma vantagem de quase vinte minutos (!) sobre o segundo classificado, Tiago Baltazar (ES Sampaio). À partida para a prova de Estafetas, a ES Pinhal Novo surgia destacada das restantes equipas, com um total de 477,0 pontos, com ES Palmela A e ES Entroncamento, com 419,3 pontos e 403,7 pontos, respectivamente, a discutirem entre si o segundo lugar e sempre à espera dum deslize dos pinhalnovenses.

E a surpresa até esteve quase para acontecer, com a ES Palmela A a vencer destacadamente a prova de Estafeta e a ES Pinhal Novo, mercê dum terceiro percurso particularmente infeliz de Gabriel Martins, a quedar-se a mais de 30 minutos dos vencedores. Os 28,5 pontos perdidos não afectaram minimamente as contas finais e a ES Pinhal Novo sagrou-se campeã regional com 548,5 pontos, contra os 519,3 pontos da ES Palmela A e os 481,8 pontos da ES Entroncamento.


A supremacia das meninas da EB 2,3 Sarrazola

No sector feminino a luta foi muito mais intensa no que toca aos lugares da frente, com três atletas da EB 2,3 da Sarrazola a capitalizarem todas as atenções. Maria Firmino venceu a primeira prova mas não foi além do 17º lugar na prova derradeira, Mariana Saraiva venceu a segunda prova, depois de ter sido a quinta classificada na primeira e, deste modo, a Campeã Regional acabou por ser Beatriz Moreira, que com um segundo e um terceiro lugar acabou por se impor às demais concorrentes, vencendo com um tempo total de 1.41.32. Leonor Ribeiro e Mariana Simões, ambas da ES Palmela A, terminaram nos segundo e terceiro lugares, respectivamente, com mais 3.46 e 14.17 que a vencedora.

A Estafeta não confirmou por completo a supremacia da EB 2,3 Sarrazola, visto a ES Palmela, à semelhança do que acontecera no sector masculino, ter-se sagrado vencedora. Ainda assim, as pupilas da Professora Avelina Alvarez arrebataram também o título colectivo com 610,8 pontos, contra os 569,0 pontos da ES Palmela A e os 431,4 pontos da ES Sampaio. Refira-se, contudo, no tocante ainda à Estafeta, que a mesma viu a sua qualidade e competitividade afectada devido às ausências de alguns dos melhores valores nacionais neste escalão, face ao início dos trabalhos das Selecções Jovens 2011, na Marinha Grande, visando a preparação para os Europeus de Jovens e Mundiais de Juniores de Orientação Pedestre 2011.

Toda a informação em http://drel-crori2011.blogspot.com/.

[Foto extraída da galeria de Paulo Fernandes em https://picasaweb.google.com/paulojjf3]


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: