domingo, 22 de maio de 2011

MISSÃO ITÁLIA ISF 2011: A SARRAZOLA NOS MUNDIAIS




A Sarrazola é uma Escola com um palmarés interessante nestas andanças. Os seus alunos irão estar presentes pela quinta vez nesta competição mundial, a terceira participação com equipas de escola e as restantes com alunos nas equipas de selecção.

Tudo começou em 2002, com o nosso “pioneiro” Alexandre Alvarez, então atleta Juvenil e ainda não federado, a integrar a equipa de selecção. Para o Alexandre, tal como para outros que se lhe seguiram, este campeonato marcou o início da sua carreira na modalidade.

Passados quatro anos, em Pezinok, na Eslováquia, foi a vez da Mariana Moreira, da Margarida Colares e da Diana Pereira, ainda Iniciadas, participarem como equipa, tendo alcançado o 6º lugar da classificação colectiva.


Mas foi em Edimburgo, na Escócia, no ano de 2008, que as nossas meninas alcançaram o seu maior sucesso. A equipa de Iniciadas, constituída pela Vera Alvarez, Marta Ferreira, Carolina Moreira, Rebeca Assunção e Joana Macieira, alcançou o honroso 3º lugar do pódio. Na classificação individual, a Vera obtive o 5º lugar, na Prova de Distância Longa e, na Distância Média, surpreendeu tudo e todos, arrebatando o título de Campeã do Mundo com o fantástico tempo de 12:42 nos 2.100Km de floresta.


No ano seguinte, em Madrid, a mesma atleta, ainda Iniciada mas desta vez na Equipa de Selecção, sagrou-se Vice-Campeã do Mundo na Distância Média e manteve o 5º lugar da Longa. Na mesma equipa participou, também, a aluna Nádia Silva.


É a vez, agora, de participarmos não só com a equipa de escola de Iniciados Femininos, como também com dois alunos nas equipas de selecção. A equipa, composta pelas alunas Beatriz Moreira, Maria Firmino, Catarina Reis, Bárbara Louro e Mariana Soller, que brilhantemente cumpriu a fase de apuramento e venceu o despique com as colegas “gafanhotas”, é o exemplo de união, companheirismo, talento e determinação. São atletas aplicadíssimas, que treinam juntas todas as semanas, no pinhal, e cumprem diariamente o seu plano de treinos.


Na Equipa de Selecção de Iniciados iremos ter o Diogo Barradas e, agora nos Juvenis, a Vera Alvarez, que tem tido uma época difícil devido a uma lesão grave e que está, neste momento, a tentar recuperar dos meses de treino perdidos.

Expectativas? Muitas! Se tudo correr sem contratempos, esperamos alcançar o “top 5” da classificação colectiva. Para além disso… Aproveitar e usufruir o máximo destes momentos inesquecíveis e únicos que iremos viver, aprender, conhecer o local lindíssimo onde a prova se desenrola, conviver, competir com os melhores do Mundo e, orgulhosamente, fazer parte deste grupo fabuloso e coeso que é a comitiva do nosso país.

Por fim, compartilho convosco uma ocasião especial que foi o final de um treino que efectuámos junto à Praia do Magoito, ainda antes do apuramento, onde o grupo de alunos, já em convívio, esculpiu de forma espontânea, na areia, as palavras “SARRAZOLA NOS MUNDIAIS EM ITÁLIA”. Objectivo que, mais tarde, se viria a concretizar.


A determinação e o treino são fundamentais e têm muita força… Esta é a mensagem. BOA SORTE, QUERIDOS ALUNOS! BOA SORTE A TODOS OS PORTUGUESES!!!

Avelina Alvarez

Sem comentários: