quarta-feira, 25 de maio de 2011

MISSÃO ITÁLIA ISF 2011: PORTUGAL É FIGURA DE PROA NA PÁGINA DOS MUNDIAIS




“Esperávamos um pouco mais na prova de Distância Longa da passada segunda-feira”, diz Américo Sequeira. Ele é o chefe da comitiva portuguesa presente nos Campeonstos do Mundo de Orientação de Desporto escolar ISF 2011, em Primiero.

“Porque já conhecemos um pouco melhor, tanto a região como os terrenos, alcançámos bons resultados na prova de Distância Média de hoje”.

Sequeira não está apenas entusiasmado com os resultados dos jovens portugueses, mas também com tudo aquilo que os seus olhos vêem. “Os Mundiais ISF são uma bela surpresa”, diz, acrescentando que “a paisagem neste canto do Mundo é do mais belo que alguma vez vi em toda a minha vida”.

Sequeira mostra-se igualmente impressionado com o profissionalismo da organização e com a própria competição. “Viemos aqui para competir, mas ao mesmo tempo para colher ensinamentos com vista ao próximo Campeonato do Mundo de Orientação de Desporto Escolar, que terá lugar dentro de dois anos em Portugal. Por aquilo que temos visto aqui, a fasquia está colocada a um nível muito elevado, mas procuraremos ultrapassá-la. É esse o nosso desafio”.

Em 2013, de facto, o Algarve será o palco da 11ª edição dos Campeonatos Mundias de Orientação de Desporto Escolar. As datas precisas da competição não estão ainda fixadas mas tudo aponta para finais de Abril de 2013. O evento será organizado pelo Ministério da Educação, Federação Portuguesa de Orientação e pelas instituições directamente ligadas ao Desporto Escolar.

Portugal não é propriamente inexperiente na Organização de eventos de grande nível. Em 2008, os Mundiais de Veteranos tiveram lugar aqui e, dois anos mais tarde, Montalegre e o Alto Tâmega receberam os Mundiais de Elite e Juniores de Orientação em BTT. Há ainda, claro, um elevado número de Campos de Treino que são organizados regularmente.

“Obrigado a Primiero por esta maravilhosa experiência”, diz Américo Sequeira. “E, por favor, juntem-se a nós em Portugal em 2013!”



Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: