quinta-feira, 19 de maio de 2011

MISSÃO ITÁLIA ISF 2011: MENSAGEM DE MARIA SÁ




No penúltimo episódio desta “Missão Itália ISF 2011” escutamos a mensagem de Maria Sá, um dos expoentes máximos da Orientação portuguesa dos últimos anos.


Os Campeonatos do Mundo de Desporto Escolar em que participei em 2002, apesar de longínquos no tempo, estão bem presentes na minha memória. Quase dez anos passados desde então, é com toda a certeza que posso dizer que a participação nesses Campeonatos foram determinantes na minha iniciação na modalidade.

Em 2002 dava os primeiros passos na Orientação, de uma forma muito diferente do que hoje acontece: os treinos que fazia na escola eram raros e muitas das vezes nem tínhamos mapas suficientes para todos. Fazíamos o percurso todo em grupo com a professora que nos orientava e, entre risos, brincadeiras e correrias pela floresta, íamos aprendendo algumas coisas.

Felizmente ao ser apurada para esses Campeonatos tive a oportunidade de participar em vários treinos e estágios onde aprendi muitíssimo e dei um passo em frente na minha formação como atleta. A competição em si decorreu de uma forma muito positiva e as memórias que guardo estão ligadas àquilo que os técnicos presentes me ensinaram (Professora Maria de Belém, Professora Paula Campos, Professor Hélder Ferreira) e a motivação que traçou o inicio da minha dedicação à modalidade.

Aos jovens que dentro em breve partem para Itália, gostava de deixar uma palavra de apoio e motivação. Que aproveitem e desfrutem da oportunidade que é participar numa competição desta e que guardem convosco todos os ensinamentos que retirarem dela. Penso que este é o objectivo mais importante a ter em mente! E nunca se esqueçam que tesourinhos como este ficarão guardados e serão revividos para sempre com um sorriso.

Boa sorte para todos!

Maria Sá

Sem comentários: