quarta-feira, 18 de maio de 2011

MISSÃO ITÁLIA ISF 2011: MENSAGEM DE JORGE FORTUNATO




A semana vai a meio e o dia da partida das comitivas para Itália aproxima-se a passos largos. Hoje é Jorge Fortunato quem nos abre o seu livro de memórias e nos deixa uma mensagem de confiança e de ambição.


A minha passagem pelos Campeonatos do Mundo de Desporto Escolar, em 2004 e 2006, foi sem dúvida, marcante, não só a nível desportivo, mas também a nível pessoal e social.

Recordo-me que em 2004 a minha equipa, Escola Secundária de Pinhal Novo, foi apurada com uma margem de cerca de um minuto sobre a segunda equipa. Muita sorte, porque a ida à Bélgica e os resultados alcançados incentivaram-me ao treino sério e levaram-me, a mim e aos meus colegas de equipa, a fazer planos para 2006 e a ambicionar ainda melhores resultados.

Na memória ficam o magnífico complexo desportivo onde ficámos instalados, com um bungalow para cada equipa, a visita a uma mina de carvão, com um guia português, e a estafeta da amizade, na qual os meus colegas de equipa me sobrestimaram e no final ficaram à minha espera!

Em 2006, com uma equipa mais sólida e uma preparação direccionada para o Campeonato seguinte, fomos felizes na Eslováquia. Criámos e revivemos amizades e regressámos ainda mais enriquecidos.

Os Campeonatos do Mundo de Desporto Escolar são uma excelente oportunidade para experienciar, pela primeira vez, uma competição séria internacional, contactar com adversários desconhecidos e passar por momentos de grande ansiedade ligados à importância do evento. É por isso que, mais do que resultados, desejo que tragam boas memórias, desfrutem a experiência e consigam tirar partido dela para melhorarem as vossas performances. Em 2004 o professor Ricardo Chumbinho disse-me: “quanto maior é a subida, maior é a queda!”. A minha mensagem é: “não tenham medo das alturas!”.

Jorge Fortunato

Sem comentários: