domingo, 22 de maio de 2011

MISSÃO ITÁLIA ISF 2011: COMITIVAS JÁ SE ENCONTRAM EM PRIMIERO




Têm hoje início em Primiero (Itália) os Campeonatos do Mundo de Orientação de Desporto Escolar ISF 2011. Chefiada por Américo Sequeira, a delegação portuguesa é composta por 35 atletas, distribuídos por Equipas-Escola e Equipas-Selecção, e ainda pelos professores Avelina Alvarez, José Mateus, João Vítor Alves, Daniel Pó, Ricardo Chumbinho (representante da organização dos próximos Mundiais ISF Portugal 2013) e Paulo Fernandes (fotógrafo). São precisamente estes dois últimos nomes mencionados que, a partir de Itália, acabam de fazer chegar à redacção do Orientovar a primeira peça destes Mundiais.


Conforme programado, uma parte da comitiva concentrou-se sexta-feira, ao fim da tarde, em Palmela e Pinhal Novo, tendo os atletas sido recebidos e acolhidos pelas famílias de colegas seus daqueles locais.

Após o jantar, numa gentileza da Câmara Municipal de Palmela que forneceu o transporte, a comitiva dirigiu-se a Setúbal onde decorrem as comemorações do Dia da Marinha, a fim de usufruir de uma visita guiada ao histórico NRP Sagres, outrora Navio-Escola Sagres. Tratou-se, para todos, de um evento pleno de interesse dada a natureza da "matéria dada" pelo Marinheiro Rosa, sempre secundado pelo Marinheiro Franco, Cabo de Dia à unidade.

Aspectos relacionados com a história do navio e da própria navegação marítima, questões técnicas e instrumentais da navegação, aspectos do dia-a-dia a bordo, e componentes e respectivas funções do navio desde os mastros às vergas passando pelos cabrestantes, cordame e rodas do leme, até instrumentos modernos de navegação, de tudo um pouco se fez esta visita, que constituiu um momento simbólico único para dar início a mais esta representação internacional do Desporto Escolar e da Orientação.


Sprint animado em Setúbal

Já ontem, a comitiva rumou novamente a Setúbal, desta feita para participar numa muito animada prova de Sprint em parque, em sistema de escolha livre com partidas em massa, também ela integrada nas comemorações do Dia da Marinha, que proporcionou os habituais momentos de muito boa disposição nestas ocasiões festivo-desportivas e que se espera tenha sido uma amostra de toda a restante semana no que toca à disposição e relacionamento no seio da comitiva.

Após banhos e almoço na Escola Secundária Sebastião da Gama, embarque em autocarro tendo como destino o Aeroporto da Portela no qual, à chegada, já a restante comitiva aguardava aqueles que se haviam concentrado na véspera para, deste modo, dar então início à viagem para Itália. Após breves palavras do Dr. Paulo Alves - Coordenador Nacional do Desporto Escolar, 'check-in', uma hora de atraso por questões de segurança envolvendo um dos passageiros no voo de chegada a Lisboa no mesmo avião em que embarcaria a comitiva... e, finalmente, embarque com destino a Veneza, com escala em Madrid.

Viagem algo atribulada pelo excessivo entusiasmo dos nossos jovens atletas em permanentes migrações pelos corredores, e pela reduzida tolerância das hospedeiras de bordo com as referidas migrações.


Bagagem perdida

Chegada a Veneza já com algum atraso, desembarque, passo apressado para o tapete das bagagens... malas ao encontro dos respectivos proprietários, uma-a-uma, até que o tapete ficou vazio, mas o Miguel Ferreira lá continuava, estóico, a aguardar a sua bagagem. Conclusão confirmada junto do balcão de apoio: a bagagem do Miguel ficou em Madrid! Nada que não se resolva em 24h, segundo a diligente funcionária que rapidamente anotou o nome e telefone do nosso hotel em Trentino: Hotel Al Plata! Só que, duas horas depois de uma viagem de autocarro em estradas progressivamente mais de montanha, chegámos ao referido hotel e... vazio! Completamente vazio e às escuras!! Três de nós entraram, subiram aos pisos, entraram nos quartos... e nada, nem vivalma!

Disse-nos então o motorista que provavelmente o nosso hotel seria o La Perla. La Perla???!!! Não era isso que tínhamos na nossa informação. Mas o homem lá tinha razão. E agora as malas do Miguel? Quando chegarem vão para o Al Plata, alguém lembrou... Bom, entretanto eram quase três horas da manhã. Hoje de manhã (daqui a nada) tudo se resolverá.


Algumas breves impressões dos atletas para quem este constituiu o baptismo de voo

“É muita louco, na Gafanhoeira não há disto!!”, Inês Catalão
“Foi muito fixe, apesar já ter andado de avião mas quando era pequeno e não me lembrava”, Tomás Santos
“Foi muito giro, apesar de estar um pouco receosa, diverti-me muito”, Mariana Soller
“Foi divertido, eu estava com um pouco de medo no inicio mas depois foi fixe”, Mikael Ferreira
“É uma sensação fantástica pela primeira vez ; adorei esta viagem, espero que Itália seja assim”, Carlos Frazão
“Bué da fixe”, Filipe Augusto
“Estou muito contente por andar de avião. Foi muito divertido e gostava de repetir outra vez”, Teresa Maneta
“Foi muito bom, para primeira vez, adorei!”, Rui Oliveira
“A minha primeira vez foi a ir para o Mundiais de 2011 e foi muito fixe a descolagem pois o avião acelerou muito, a aterragem mal se sentiu”, André Esteves
“É MESMO FIXE!!! Mas melhor vai ser a prova!!! PORTUGAL!!!!”, Daniel Catarino

  

[Texto de Ricardo Chumbinho; Fotos de Paulo Fernandes]


Toda a informação sobre os Mundiais Itália ISF 2011 em http://www.italiaor2011.com/.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: