domingo, 1 de maio de 2011

I CIRCUITO DE ORIENTAÇÃO DE PRECISÃO "TODOS DIFERENTES, TODOS IGUAIS": VITÓRIA DE FILIPE LEITE NA QUARTA ETAPA!




Decorreu esta manhã, nas instalações do Park & Zoo Quinta de Santo Inácio, em Avintes (Vila Nova de Gaia”), a quarta etapa do I Circuito de Orientação de Precisão “Todos Diferentes, Todos Iguais”. Filipe Leite foi desta feita o vencedor, embora apeteça dizer, complementando o lema do Circuito, que todos foram – uma vez mais! - vencedores.


Desnecessário será dizê-lo - sobretudo porque é de todos sabido -, que se não houver um campo e uma bola, não se pode fazer uma “jogatana” de futebol. Por outro lado, de que serve o campo e a bola se não tivermos os jogadores? Pois na Orientação de Precisão as coisas acabam por ser mais ou menos assim. É preciso um campo e uma bola (leia-se um percurso e um mapa), são precisos jogadores, atletas ou, no caso concerto, super-atletas. Parceiro essencial nestas andanças, o Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos tem sabido apostar na Orientação de Precisão como disciplina de pleno direito da modalidade que todos amamos, proporcionando jornadas verdadeiramente inclusivas e onde todos, ainda que marcados pelas suas diferenças, são iguais, na verdadeira acepção da palavra.

No caso concreto do dia de hoje, foram oito os super-atletas que, em representação do Núcleo de Desporto Adaptado do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação do Hospital da Prelada (Porto) se atreveram a desafiar o mau tempo, rumando a Avintes, no concelho de Vila Nova de Gaia. Objectivo: Participar na quarta etapa do I Circuito de Orientação de Precisão “Todos Diferentes, Todos Iguais”, certame que integrou o Programa de mais uma edição do Justlog Park Race.


Super-atletas com super-resultados

O tempo pouco convidativo terá desmobilizado um bom par de participantes mas valeu bem a pena o arrojo daqueles que rumaram a Avintes. Um céu cinzentão e umas núvens que parecia “não estarem ali para brincadeiras” suavizaram-se como que por milagre, e foi com temperatura amena e sem chuva que, uma vez mais, teve lugar a prova. Mais lenta que o habitual, a prova ficou marcada em simultâneo pelo desafio colocado pelos pontos no terreno e pela atenção ao meio envolvente repleto dos gritos estridentes das aves, do divertido saltitar dos cangurus, da curiosidade das avestruzes, da graciosidade da zebra ou das tropelias dos macacos. Uma prova de Orientação de Precisão num meio ambiente de tal maneira especial que fez esquecer todas as dificuldades de progressão das cadeiras de rodas, colocadas por um terreno algo pesado e, em diversos locais, com piso muito solto e declives relativamente acentuados.

Embora nestas provas todos sejam vencedores, a verdade é que o I Circuito de Orientação de Precisão “Todos Diferentes, Todos Iguais” tem uma componente de competição que permite “apimentar”, na justa medida, cada uma das suas etapas. Nesta vertente, a vitória na quarta etapa acabou por sorrir a Filipe Leite que fez o pleno de respostas acertadas, valendo-lhe a título de desempate a rapidez da resposta no ponto cronometrado, precisamente o décimo e último do percurso. E falamos de desempate porque Diana Coelho e Pedro Massa - este último o vencedor da terceira etapa, disputada ontem no Parque da Cidade do Porto -, foram igualmente exímios na escolha da baliza acertada, embora não tão lestos na resposta decisiva. Depois do segundo lugar de ontem, Fernando Marques foi desta feita o quarto classificado, enquanto Ana Paula Marques, também ela presença habitual nas provas do circuito, fechou o pódio na quinta posição. Com estes resultados, Diana Coelho assume a liderança do circuito com um total de 32 pontos, contra os 28 de Fernando Marques e os 25 de Ana Paula Marques, segundo e terceiro classificados respectivamente.


Resultados
4ª Etapa
Park & Zoo Quinta de Santo Inácio (Gaia)
1º Filipe Leite – 10 pontos (0:17)
2º Diana Coelho – 10 pontos (0:19,8)
3º Pedro Massa – 10 pontos (1:00)
4º Fernando Marques – 9 pontos (0:21,8)
5º Ana Paula Marques – 8 pontos (0:41)
6º Elsa Sousa – 7 pontos (2:37)
7º Américo Soares – 6 pontos (0:17,1)
8º António Amorim – 3 pontos (0:11,1)


Ranking actualizado
1º Diana Coelho – 32 pontos
2º Fernando Marques – 28 pontos
3º Ana Paula Marques – 25 pontos
4º Filipe Leite – 24 pontos
5º António Lopes - 19 pontos
6º Pedro Massa – 18 pontos
7º Elsa Sousa – 13 pontos
7º Marina Rocha – 13 pontos
9º Adriano Rodrigues – 12 pontos
10º Américo Soares – 10 pontos
10º Manuel Rodrigues – 10 pontos
10º SCM Baião – 10 pontos



O I Circuito de Orientação de Precisão “Todos Diferentes, Todos Iguais” regressa a Matosinhos no próximo sábado, dia 07 de Maio, para a disputa da quinta e penúltima etapa. O Parque do Carriçal, na Senhora da Hora (Matosinhos) será palco dum evento que integra o Programa da segunda edição do Troféu de Orientação Sálvio Nora e celebra o Dia Nacional da Orientação. Todas as informações em http://gd4caminhos.com/eventos/circuito/.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

2 comentários:

fernando disse...

Olá

este filme é um marco na história da Orientação de Precisão em Portugal.
É por estas coisas que vale a pena continuar a trabalhar e lutar por aquilo que acreditamos.
Com a minha sincera homenagem, mereces o Louvor da semana!!

Dinis Costa disse...

Ninguém é inteligente se não tiver coração. Quem não tem faz parte do refugo é esperto somente, com forte propensão para obter riqueza injusta, e aplauso de seus pares.