sábado, 7 de maio de 2011

DIA NACIONAL DA ORIENTAÇÃO: SETENTA PARTICIPANTES NA MARINHA GRANDE PELAS MÃOS DO COC




No âmbito do Dia Nacional da Orientação, o Clube de Orientação do Centro promoveu na tarde de hoje uma actividade para promoção e divulgação da Orientação, tendo sido escolhido o Parque da Cerca, na Marinha Grande, local onde teve inicio a cerimónia de abertura do WMOC 2008.

Foram colocados trinta pontos no terreno, preparados quatro percursos distintos - o mais curto com 600 metros e o mais longo com 2,5 quilómetros - e impressos muitos mapas de modo a que todos os presentes pudessem levar consigo e como recordação do Dia Nacional da Orientação o mapa ou os mapas do percurso ou dos percursos que realizaram.

Às 14h00 começou a montagem dos pontos e minutos antes das 15h00 começaram a chegar os curiosos, despertados pela cor e movimento dos cerca de quinze sócios do COC que, equipados a rigor, iam montando os pontos no terreno e a logística da actividade.

A Sara Roberto ia registando os nomes dos participantes, a Isabel, a Rosário, a Patricia e o Manuel Domingues iam dando as explicações básicas sobre o mapa, terreno, referências lineares, estaca, prisma, cartão de controlo e outros detalhes. De vez em quando a Rosário desdobrava-se nas suas tarefas e ia aos baloiços ou junto dos meros utentes do parque recrutar novos participantes.

Depois destas explicações, munidos do mapa e do cartão de controlo, os participantes iniciavam a sua aventura pela modalidade, percorrendo o Parque na busca atenta dos pontos e com manifestas provas de alegria quando a sua demanda era coroada de sucesso.

Mas que população frequenta habitualmente o Parque da Cerca nas tarde de Sábado?

Engraçado que maioritariamente jovens mães ou jovens pais, com filhos entre os três e os sete anos e que faziam depois dois ou três percursos a pares. No final, apesar da respiração ofegante e de algum suor a correr pela testa, o que mais ouvimos dizer foi mesmo “engraçado, gostei, quando e onde podemos voltar a participar”.

Pelo meio do Parque andava o Carlos Vale a recolher fotos que nos ajudam a testemunhar este Dia Nacional da Orientação 2011 e que ainda mal acabou e já nos pôs a pensar no Dia Nacional da Orientação do próximo ano. Pena é que a máquina fotográfica não tenha som, pois se tivesse, de entre expressões curiosas e divertidas, uma ficou-nos gravada quando mãe e filha discutiam a opção a tomar para abordarem o ponto, tendo prevalecido a opção da mãe. Chegados ao ponto deparam-se com o ponto errado e de imediato dispara a filha “Mãe tu enganaste-me!!!”

Para o histórico fica o registo de que participarem neste Dia Nacional da Orientação sessenta e oito pessoas, muitas das quais tiveram hoje o seu primeiro contacto com a modalidade. Agradável ver que depois de fazerem o primeiro percurso iam para o segundo e muitos dos participantes ainda fizeram o terceiro.

Carlos Monteiro

[Foto gentilmente cedida por Carlos Vale]

Sem comentários: