domingo, 8 de maio de 2011

DIA NACIONAL DA ORIENTAÇÃO: PERTO DE UMA CENTENA DE PARTICIPANTES PELOS JARDINS DE BARCELOS




Para marcar o Dia Nacional da Orientação, os Amigos da Montanha organizaram uma prova de Orientação na cidade de Barcelos.

Sob o tema “Pelos Jardins de Barcelos”, a prova procurou levar os atletas às áreas ajardinadas da cidade, concentrando aí a maior parte dos pontos de controlo.

Foram propostos dois percursos, PROM1 (promoção 1), de dificuldade baixa e PROM2 (promoção 2), de dificuldade média.

A prova, que era de participação gratuita, contou com a presença de oitenta e quatro atletas. Participou apenas um atleta federado, sendo que para a maior parte dos atletas foi a primeira experiência nesta modalidade. Para estes casos, os monitores dos Amigos da Montanha faziam uma pequena explicação antes da partida e acompanhavam os atletas nos primeiros pontos, até sentirem que estes já eram capazes de prosseguirem a prova sozinhos.

De salientar ainda a participação de três escolas, de um grupo de escuteiros e algumas de famílias. Realce ainda para o casal, 2º classificado em PROM1, Vasco Fernandes Cunha e Conceição Cunha, de 71 e 64 anos respectivamente, que se estrearam nesta modalidade, a mostrar que é sempre tempo de experimentar novos desafios.

No final da prova foi bom ver a satisfação das pessoas por esta experiência. Muitos barcelenses referiram ter descoberto recantos da cidade que desconheciam existir, sendo por isso esta uma boa forma de descobrir a cidade enquanto se pratica actividade física.

Apesar de não ser o mais importante, foram registados os tempos dos atletas, ficando a classificação do pódio assim ordenada:

PROM1:
1º Vasco A. e Catarina Cunha, 41:00
2º Vasco F. e Conceição Cunha, 57:00
3º Bruno Loureiro e Mónica, 1:01:00

PROM 2
1º Joaquim Sousa, 22:00
2º Miguel Novais, 27:00
3º Adriano Magalhães, 29:00

Jorge Martins da Silva

[Foto gentilmente cedida por Jorge Martins da Silva]

Sem comentários: