segunda-feira, 9 de maio de 2011

DIA NACIONAL DA ORIENTAÇÃO: MEIA CENTENA NA INAUGURAÇÃO DO MAPA DA CIDADE DA MEALHADA




O Desportivo Atlético de Recardães realizou uma parceria com a Câmara Municipal da Mealhada e desenvolveu o mapa do excelente Parque da Cidade. Foi neste mapa que se desenrolou a comemoração do Dia Nacional de Orientação, embora com um dia de atraso, por motivos logísticos.

A manhã, com início de chuva, não foi convidativa para as oitenta pessoas inscritas através dos contactos com os professores das AEC-Actividades de Enriquecimento Curricular. Mas a meia centena de elementos que escolheram um dos cinco percursos colocados à sua disposição para realizarem a sua prova de Orientação, ficaram deveras deliciados, não só pelo contacto com a excelência da biologia do parque, mas também pela superação do desafio colocado pelos percursos.

Muitas famílias puderam esta perto dos coelhos que percorriam os relvados e dos melros e corvos nas zonas de floresta mais fechada. Para alguns tinha sido um encanto e uma experiência única, “a melhor da sua vida”, diziam os mais pequenos, de sete e oito anos.

A excelência da localização deste parque permitiu colocar pontos a cinco metros da Estrada Nacional 1- IC2, dando uma excelente visibilidade ao evento. Também os caminheiros para Fátima passavam junto a alguns pontos, ficando a admirar o que se estava ali a passar e a perguntar o que era a “brincadeira”. Pois lá se explicava a situação e a admiração era muita pois viam as mães também a “brincarem”.

Houve participações desde os cinco aos cinquenta anos. Foi bonito ver os mais novos a puxar pelas mães para repetirem os percursos. Um deles dizia mesmo para a sua mãe que antes queria que ela andasse ali, do que ela fosse para um determinado concurso televisivo para perder o seu peso.

A 11 de Junho espera-se que os orientistas possam usufruir deste maravilhoso parque. O “1º Troféu de Sprint da Mealhada”, enquadrado no IV Ori BTT Rota da Bairrada e no Campeonato Absoluto de Ori BTT, terá ali lugar pelas 17 horas com as respectivas inscrições no OASIS ou pelo email ori@dar.pt.

A iniciativa não será única neste parque, pois já existem ideias para a dinamização mensal do parque para a prática da Orientação.

Carlos Ferreira

[Foto gentilmente cedida por Carlos Ferreira]

Sem comentários: