domingo, 15 de maio de 2011

CAMPEONATOS NACIONAIS DE ORIENTAÇÃO DE DESPORTO ESCOLAR 2011: LUÍS SILVA E ANA ANJOS SAEM NA FRENTE




Depois de um início de actividade com um evento de carácter menos competitivo, os Campeonatos Nacionais de Orientação de Desporto Escolar 2011 arrancaram “a sério”. Palco de várias provas de boa memória, o Pinhal de Ferrel assistiu à realização da prova de Distância Média e da prova de Estafeta. Com tudo por decidir ainda, aqui ficam as emoções da jornada dupla, num relato do Professor Ricardo Chumbinho.


Disputada na manhã de ontem, a prova de Distância Média proporcionou os primeiros embates a contar para a classificação individual e também o amealhar dos primeiros pontos em disputa para a classificação colectiva destes Campeonatos Nacionais de orientação de Desporto escolar 2011. Em termos individuais, o grande destaque vai necessariamente para Luís Silva (ES Pinhal Novo) com os seus 21’45”, deixando a considerável distância João Cascalho (EB 2,3 Cunha Rivara) com 26’48” e Miguel Ferreira da ES Palmela com 28’15”. Nota igualmente para o facto de o quadro competitivo da Península de Setúbal ter colocado 6 atletas nos 7 primeiros lugares, dando expressão ao nível competitivo deste quadro local. No sector feminino, Ana Anjos (EB 2,3 Cunha Rivara) pareceu querer imitar o vencedor no sector masculino, ao cumprir o seu percurso em 23’53”, deixando atrás de si Mariana Simões (ES Palmela) e Ana Catarina Dias (ES Ermesinde), respectivamente com 28’21” e 30’12”.

Fruto das prestações individuais, a ES Pinhal Novo desde logo fez questão de deixar bem vincada a superioridade sobre os seus adversários, alcançando uma confortável vantagem para a restante competição sobre a EB 2,3 Júlio-Saúl Dias e EB 2,3/S Lustosa na classificação colectiva. No sector feminino também a EB 2,3 Cunha Rivara saiu na frente de forma clara, deixando a ES Palmela e a EB 2,3/S Lustosa a discutir entre si o segundo lugar, com as “palmeloas” em vantagem tão escassa quanto pouco significativa. Emoção guardada, portanto, para a Estafeta da tarde.


Favoritismo confirmado

No período da tarde apresentaram-se dezanove equipas à partida, sendo destas sete nos escalões de competição e as restantes em escalões de promoção com equipas mistas compostas por alunos (e alguns professores) de diferentes escalões, géneros e escolas. Saudável e festivo, sem dúvida. E foi com a grande animação habitual nestas provas de Estafetas, potenciada por uma atenta e dinâmica 'speaker' (Maria Amador) que foi dando nota das principais incidências da competição com a ajuda de informações provenientes do ponto rádio, que a equipa masculina do Pinhal Novo não se limitou a gerir a vantagem alcançada na competição da manhã, mas antes fez questão de a alargar consideravelmente fruto de magnificas prestações não só de Filipe Augusto e João Rato, mas principalmente e uma vez mais de Luís Silva que pulverizou toda a concorrência. Fica pois praticamente resolvida a questão do título colectivo no sector masculino, com a ES de Pinhal Novo a quase garantir o mesmo quando ainda há que disputar mais uma prova de Distância Média.

Já no sector feminino também a EB 2,3 Cunha Rivara deu importante passo em direcção ao título colectivo, com todas as suas atletas a superiorizarem-se à sua adversária mais directa, a ES Palmela, já que Sofia Anjos, Teresa Maneta e Ana Anjos cumpriram com melhores tempos os seus percursos do que Filipa Rodrigues, Mariana Simões e Leonor Ribeiro. Estas, por seu turno, foram melhores do que todas as suas colegas da EB23/S Lustosa com Filipa Rodrigues a entregar com ligeira vantagem sobre Ana Barroso que, contudo, viria a registar um mp, situação que vincou ainda mais a superioridade das meninas de Palmela na luta pelo segundo lugar.


Títulos colectivos praticamente resolvidos

À partida para o terceiro e último dia de competição a classificação colectiva pouco deverá mexer no sector masculino, com a ES Pinhal Novo, EB 2,3 Júlio Saul Dias e EB 2,3/S Lustosa nos três lugares do pódio por esta ordem, sendo que no feminino, ainda que impere um pouco mais de equilíbrio do que nos rapazes, é legitimo esperar-se que a EB 2,3 Cunha Rivara e a ES Palmela encimem a ordenação final salvo algo de inesperado, ficando por decidir se o AE Maximinos ou a EB 2,3/S Lustosa ocupam o lugar vago no pódio.

Já na classificação individual permanecem muitos motivos de interesse, dada a valia dos atletas da frente em ambos os sectores e o facto de um pequeno erro por parte de qualquer deles poder deitar a perder muito na ordenação final.


Resultados
Prova de Distância Média
Juvenis Femininos
1º Ana Anjos (EB 2,3 Cunha Rivara) 23:53
2º Mariana Simões (ES Palmela) 28:21
3º Ana Dias (ES Ermesinde) 30:12
4º Ana Barroso (EB 2,3/S Lustosa) 31:29
5º Teresa Maneta (EB 2,3 Cunha Rivara) 32:10

Juvenis Masculinos
1º Luís Silva (ES Pinhal Novo) 21:45
2º João cascalho (EB 2,3 Cunha Rivara) 26:48
3º Miguel Ferreira (ES Palmela) 28:15
4º Filipe Augusto (ES Pinhal Novo) 29:44
5º Tiago Baltazar (ES Sampaio) 30:20


Resultados
Estafeta
Juvenis Femininos
1º EB 2,3 Cunha Rivara (Sofia Anjos, Teresa Maneta e Ana Anjos) 1:07:17
2º ES Palmela (Ana Filipa Rodrigues, Mariana Simões, Leonor Ribeiro) 1:17:27
3º AE Maximinos (Sara Ferreira, Ana Pinto, Carolina Cardoso) 2:02:22

Juvenis Masculinos
1º ES Pinhal Novo (Filipe Augusto, João Rato, Luís Silva) 58:17
2º EB 2,3 Júlio-Saul Dias (André Baptista, Mário Ribeiro, João Pontes) 1:39:44
3º EB 2,3/S Lustosa (José Monteiro, Pedro Carvalho, Tiago Peixoto) mp

[Foto extraída do Álbum de Luís Sérgio, o qual pode ser visualizado AQUI]


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: