segunda-feira, 4 de abril de 2011

RANKING REGIONAL NORTE DE DESPORTO ESCOLAR 2010/2011: MATA NACIONAL DO CAMARIDO RECEBEU TERCEIRA ETAPA




O Ranking Regional Norte de Orientação do Desporto Escolar 2010/2011 viu completada a sua terceira e penúltima etapa. Foi no passado sábado, em Caminha, numa organização dos Amigos da Montanha.


A Mata Nacional do Camarido, na zona envolvente à foz do Rio Minho, é uma área florestal com cerca de 144 hectares, cuja origem remonta ao século XV. O enquadramento paisagístico e as condições ambientais do local, conjugados com a crescente sensibilização dos cidadãos para a preservação dos ecossistemas e para a fruição da natureza, fazem com que esta mata, que é Património Nacional, seja cada vez mais um local de recreio e lazer de grande valor ambiental.


Consequência lógica das enormes potencialidades desta vasta área, ali nasceu, em Dezembro de 2006, do traço de Rui Antunes (mapa-base de Carlos Lisboa), o mapa com o nome “Mata do Camarido” e que tem sido um instrumento precioso para o desenvolvimento de provas locais de Orientação, em particular aquelas que servem a população escolar do noroeste de Portugal. Assim foi uma vez mais, no passado sábado, com a realização da terceira etapa do Ranking Regional Norte de Orientação de Desporto Escolar 2010/2011.



Aderiram ao evento vinte e oito escolas nortenhas

Vice-Presidente da Secção de Orientação da Associação Amigos da Montanha (Barcelinhos), a entidade organizadora deste VI Open de Orientação Amigos da Montanha - Desporto Escolar, Jorge Silva referiu ao Orientovar que os “cerca de meio milhar de alunos, com idades entre os onze e os dezassete anos, cumpriram os seus percursos aproveitando um terreno de eleição para a prática da modalidade, onde o ondulado ligeiro das dunas de pinhal permite criar percursos variados e de grande diversidade técnica.” Ainda segundo aquele responsável, “aderiram ao evento vinte e oito escolas nortenhas de zonas tão diversas como Valpaços, Vila Real, Amarante, Porto e Santo Tisro, passando também por representações minhotas.” A terminar, uma referência para o facto de nesta prova terem participado ainda "noventa e cinco atletas - crianças e adultos -, nos escalões de promoção, alguns apenas curiosos que gostam de aproveitar estas oportunidades para passeios, onde o prazer de encontrar os pontos de controlo representa um estímulo suplementar para quem aprecia o contacto com a natureza.”

Quanto aos vencedores, começando pelo escalão de Infantis, no sector feminino, Catarina Eirado (EBI Apúlia) teve um desempenho brilhante, completando o seu percurso com uma vantagem superior a cinco minutos em relação à segunda classificada, Raquel Martins (ES Tomaz Pelayo). No terceiro lugar classificou-se Maria Portela (ES Carlos Amarante / EDOM), a actual líder do 'ranking' neste escalão, que repetiu assim o resultado da etapa anterior, depois de ter vencido a etapa inaugural, na Póvoa do Lanhoso. Quanto ao sector masculino, a vitória sorriu igualmente a um dos pupilos da Professora Maria de Belém Magalhães, Rui Monte (EBI Apúlia), impondo-se a Ernesto Martins (EB 2,3/S Terras do Bouro) e a Leonardo Ramalho (ES Carlos Amarante / EDOM), respectivamente segundo e terceiro classificados. Grande vencedor das duas primeiras etapas, João Vale (EB Júlio Saúl Dias) teve uma prestação menos conseguida, não indo além da 30ª posição, pelo que a vitória final no 'ranking' será jogada no Parque da Cidade do Porto, no próximo dia 30 de Abril, entre Ernesto Martins e Leonardo Ramalho, separados por escassos seis pontos (resultados não oficiais ou, parafraseando o Professor José Mário Batista, “nada oficiais”).


Helena Miranda e Joana Fernandes “taco-a-taco”

Passando ao escalão de Iniciados Femininos, Helena Miranda (EBI Apúlia) mostrou-se como “peixe na água” e bateu Joana Fernandes (ES Carlos Amarante / EDOM), que liderava até aqui o 'ranking'. Esta é a segunda vitória consecutiva de Helena Miranda, assistindo-se ao facto curioso de, à entrada para a derradeira etapa, ambas as atletas se encontrarem empatadas na primeira posição com um total de 107 pontos. Verónica Fradique (EBI Apúlia) encontra-se igualmente em bom plano, tendo sido terceira na etapa de ontem e seguindo no terceiro lugar do 'ranking', ainda que a distantes 8 pontos das primeiras. Quanto aos Iniciados Masculinos, a vitória sorriu a João Novo (AE Maximinos / EDOM), ele que tem sido o dominador absoluto do 'ranking' com três vitórias nas três etapas disputadas. Segundo classificado na Póvoa de Lanhoso e em Cabroelo, João Nogueira (ERD Júlio-Saúl Dias) não foi ontem além da 9ª posição, conservando no entanto o segundo lugar no 'ranking'.

Subindo nos escalões etários e passando aos Juvenis Femininos, Catarina Dias (ES/3 Ermesinde) confirmou o favoritismo e repetiu o triunfo da etapa anterior. A ausência na primeira etapa, porém, mantém-na afastada dos primeiros lugares do 'ranking', que é dominado por Carolina Cardoso (AE Maximinos / EDOM), escassos três pontos à frente de Mariana Ferreira (ERD Júlio Saúl Dias). Quanto aos Juvenis Masculinos, Sérgio Duarte (AE Maximinos / EDOM) e Joaquim Santos (ES Carlos Amarante / EDOM) continuam a travar intenso duelo e vão levar a luta até ao fim, no Parque da Cidade. Joaquim Santos venceu na Póvoa de Lanhoso enquanto Sérgio Duarte foi segundo, ao passo que na manhã do passado sábado as posições se inverteram. O resultados da segunda etapa – onde Sérgio Duarte foi o vencedor, enquanto Joaquim Santos se quedou pela terceira posição – marcam a diferença. Mas os três pontos de vantagem de Sérgio Duarte não chegam para o deixar dormir descansado.


Maria Bernardino imparável

Falando enfim do escalão Júnior, aquele onde o número de participantes é menos significativo, Maria Bernardino continua a sua galopada triunfal – terceira vitória nas três etapas disputadas – e, aconteça o que acontecer no Parque da Cidade, é já a virtual vencedora no escalão. Finalmente, no que diz respeito aos Juniores Masculinos, Filipe Silva (ES Carlos Amarante) foi o vencedor, repetindo assim o resultado alcançado em Penafiel. José Loureiro, da mesma Escola, foi o segundo classificado, mas ambos estiveram ausentes na primeira etapa, na Póvoa de Lanhoso, pelo que o 'ranking' é liderado por Miguel Moreira (ES Joaquim Araújo), terceiro classificado na etapa de sábado.


Uma última referência para os cerca de cem participantes nos três escalões de Promoção e para os nomes dos respectivos vencedores: Adriano Silva (EB 2,3 Sobreira) em Promoção 1, Mateus Pires (Individual) em Promoção 2 e o campeoníssimo Joaquim Sousa (COC) em Promoção 3. Refira-se a presença neste último escalão de alguns dos nomes maiores da Orientação portuguesa, casos de Gildo Silva, Andreia Silva ou Patrícia Casalinho, todos do COC, e ainda de Octávio Andrade e Tânia Covas Costa, ambos do .COM.


Toda a informação em http://www.amigosdamontanha.com/_prova_de_orientacao__desporto_escolar.


[Foto gentilmente cedida por Jorge Martins da Silva]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO


1 comentário:

Presidente disse...

Parabéns!
Muito e bom trabalho que merece ser reconhecido e distinguido.
Abraço