segunda-feira, 25 de abril de 2011

PORTUGAL O' MEETING DE ORI-BTT 2011: PONTO FINAL




Ponto final na primeira edição do Portugal O' Meeting de Orientação em BTT 2011, uma “maratona” jornalística que fez o lançamento da competição, acompanhou a par e passo os desenvolvimentos das quatro provas em que se dividiram os Campeonatos Nacionais e colheu as impressões de alguns dos grandes protagonistas dum fim-de-semana recheado de emoções. O ponto final é feito – como não podia deixar de ser – pela Direcção da Prova, com Maria Amador a assumir as despesas dum balanço deveras positivo.


Já acabou!! Ufa..!!! Nunca mais me meto noutra! (Ah… esperem… tenho já mais dois Campeonatos Nacionais daqui a dois meses… ai!)

Terminou o primeiro Portugal O’Meeting de Orientação em BTT… bem na verdade ainda faltam mais uns pormenores, para colocar um derradeiro ponto final em mais um desafio organizado com sucesso pelo ATV!

A principal avaliação do evento é feita pelo próprios participantes. E que bom é ouvir as pessoas darem-nos os parabéns e dizerem que adoraram andar “perdidas”, que gostaram muito, que os mapas são muito desafiantes. É muito gratificante sentir que conseguimos alcançar o nosso objectivo, fazer com que seja divertido praticar Orientação e ver um sorriso de satisfação, nas caras sarapintadas de lama.

A equipa organizativa contou com cerca de trinta pessoas, sendo alguns praticantes regulares e outros voluntários do ATV. Foi um esforço muito grande de todos para conseguir colocar este evento em andamento, principalmente por termos que conciliar todo este reboliço com a data festiva da Páscoa. Esta também foi uma grande limitação para todos os participantes, o que condicionou a participação de muitos, tendo alguns feito um vaivém de muitos quilómetros para conseguirem estar junto da família e junto da outra paixão que é a Orientação. Outros tiveram que fazer alguns acordos familiares, que decerto implicam contrapartidas dispendiosas… Mas julgo que conseguimos fazer com que valesse a pena fazer este “sacrifício” e estar junto da família da Orientação.

O ATV tem o cuidado de encontrar locais que sejam desafiantes para a prática da Orientação e conseguimos encontrar esta área com um emaranhado de caminhos, conciliados com um relevo desafiante que provocam grandes dores cabeça (das boas) aos orientistas, para conseguirem encontrar aquela coisinha branca e laranja que é tão desejada.

Em termos de balanço financeiro, para o ATV esta prova constituirá seguramente um grande prejuízo, pois nesta altura os apoios financeiros são nulos e ainda por cima a participação de atletas foi reduzida. A FPO e todos nós temos que reflectir em conjunto sobre qual será a forma de ultrapassar este momento difícil para a Orientação nacional.

Por fim, queria agradecer a todos os voluntários e amigos da organização, ao supervisor Fernando Crisóstomo pela paciência de nos aturar, aos orientistas que estiveram presentes, pois sem vocês não tínhamos prova, e por fim a todas as entidades que nos apoiaram: Câmara Municipal de Torres Vedras, Câmara Municipal do Cadaval, Junta de Freguesia do Outeiro da Cabeça, Junta de Freguesia da Sobrena, Junta de Freguesia de Alguber, Associação para o Desenvolvimento de Olho Polido, Associação de Socorros do Outeiro da Cabeça, Bombeiros Voluntários do Cadaval, Frutus, Bretesbike, Feel, Ponto D’Ori, RS Eventos e a todos os proprietários dos terrenos, com particular destaque para os donos da Quinta de Santo António, onde decorreram as provas de Sprint, Média e Estafetas.

Queria ainda deixar uma palavra de esperança, pois constatámos que ainda é possível encontrar pessoas excepcionais que têm todo o gosto em cooperar com pessoas que mal conhecem. É mesmo muito gratificante e saboroso sentir estes apoios.

Quase me esquecia de destacar em particular a pessoa que torna as nossas provas excepcionais, o Luís Sérgio, o nosso cartógrafo, traçador de percursos, organizador, etc. .

Muito obrigado a todos por esta Páscoa inesquecível, pelas emoções e satisfação que me proporcionaram.

Maria Amador (ATV)
Directora da Prova

[foto gentilmente cedida por Luís Sérgio]


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: