quinta-feira, 7 de abril de 2011

PELO BURACO DA FECHADURA... PORTUGAL O' MEETING DE ORIENTAÇÃO EM BTT 2011




Vem aí o Portugal O' Meeting 2011! Não, não é engano. Trata-se da primeira edição da prova na variante de Orientação em BTT, cuja responsabilidade organizativa recai sobre o ATV – Académico de Torres Vedras. Na Páscoa, todos os caminhos vão dar a Torres Vedras e ao Cadaval.


Tal como já acontece há muitos anos na Orientação Pedestre com a disputa do Portugal O'Meeting no Carnaval, a Federação Portuguesa de Orientação decidiu lançar este ano pela primeira vez o Portugal O' Meeting em Orientação em BTT, elegendo o período da Páscoa para a realização de quatro provas em três dias.

Dois anos volvidos sobre a última organização duma prova de Orientação em BTT pela turma do ATV, a dinâmica e competente equipa torreense aceitou o desafio de levar por diante uma edição para todos os efeitos histórica, não se poupando a esforços no sentido de tornar memoráveis os três dias de provas que teremos pela frente. Para além do Troféu que lhe está associado – encontrado pelo somatório de pontos nas três provas individuais - esta primeira edição do Portugal O' Meeting de Orientação em BTT 2011 terá a particularidade de integrar a 13ª edição dos Campeonatos Nacionais de Orientação em BTT, nas suas quatro vertentes clássicas: Sprint, Distância Média, Distância Longa e Estafetas.


Uma das melhores provas de Sprint em Ori-BTT já feitas em Portugal em floresta

Prometida que está muita e boa Orientação, o evento decorrerá na zona de Torres Vedras e Cadaval, num local central em termos geográficos e com excelentes acessibilidades, em mapas novos na sua quase totalidade e numa área bastante desafiante e que será, seguramente, do agrado dos participantes. Para abrir o apetite, a organização aconselha a consulta das Informações Técnicas e a visualização do excerto do mapa para a prova de Sprint. “Já foi feito o teste da prova e garantimos que é uma das melhores provas de Sprint em Ori-BTT já levadas a cabo em Portugal, em zona de floresta”, garante Maria Amador, a Directora da Prova. A não perder!

Quanto à implantação da prova no Calendário, sobretudo porque do fim-de-semana da Páscoa se trata e esta é uma inovação no nosso País, aquela responsável contrapõe com a ideia de que “em Espanha já é tradicional fazer os Campeonatos Nacionais pedestres nesta altura e com muita adesão, pelo que estamos esperançados em que o mesmo sucesso seja alcançado em Portugal, com a participação em massa de todos os aficionados do Orientação em BTT.”


O ano de Davide Machado?

Na vertente competitiva Davide Machado (.COM) apresenta-se como o grande cabeça de cartaz destes Nacionais. Depois de Paulo Alípio (COC) ter quebrado no ano transacto, em Oliveira de Azeméis, um prolongado domínio do seu colega de equipa Daniel Marques e de ter feito o pleno de títulos, não seria de espantar que este ano o jovem povoense viesse a escrever pela primeira vez o seu nome no Quadro de Honra da prova, ele que parece neste momento não ter rivais à altura. No sector feminino, Susana Pontes (CPOC) continua a ser a grande favorita, mas temos a certeza que Rita Madaleno (ADFA) irá defender com unhas e dentes os seus títulos de Sprint e de Distância Longa. Nos restantes escalões, irá ser interessante perceber até que ponto o jovem Mac-Mahon Moreira (BTT Loulé) confirma o muito que dele se espera, enquanto nos veteranos o favoritismo vai para os suspeitos do costume, nomeadamente Rita Gomes (BTT Loulé), Luísa Mateus (COC), Luís Sousa (Clube TAP) e Armando Santos (Clube EDP). Nos escalões H35, H40 e H45 ninguém arrisca prognósticos, tal a semelhança dos valores em disputa.

No tocante ao Programa, a abrir o Portugal O' Meeting de Orientação em BTT 2011 teremos logo na sexta-feira, dia 22, a prova de Distância Longa em Olho Polido (Outeiro da Cabeça), revisitando os terrenos do III Open de Orientação em BTT do ATV, nos dias 4 e 5 de Abril de 2009. O dia seguinte incluirá da parte da manhã a prova de Sprint e, à tarde, a prova de Distância Média, ambas as provas a terem lugar na Quinta de Santo António, na Sobrena (Cadaval). Um verdadeiro “dois em um” que culminará com a entrega dos respectivos títulos nacionais e ainda do Troféu POM aos vencedores. Finalmente no domingo e no mesmo local da véspera, teremos a prova de Estafetas, um espectáculo sempre emotivo e absolutamente a não perder. Encontro marcado, pois, para Torres Vedras e Cadaval, com muita diversão e competição à mistura.

Toda a informação da prova em http://www.atv.pt/actividades/evento/5/490


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

4 comentários:

Pedro disse...

Ui... aquele mapa de sprint... não houve ali um efeito de copy paste??!! Ou andaram a abrir caminhos??
Vai ser bonito, vai... 5ª à direita, 7ª à esquerda...

Luís Sérgio disse...

Garanto que é mesmo assim....
Ah... e é preciso não esquecer que a escala é 1:10000... se fosse 1:20000... era um mapa preto...

Só tenho pena de durante a prova não puder estar por ali... vai ser interessante... ;o)

LS

Ori-BTT de Rosa Choque disse...

Vamos ver quem não vai atalhar...

Carlos Lourenço disse...

Olá,
Vos posso dizer que a zona mesmo fazendo a pé e não de BTT é naravilhosa para a Orientação ;)

CL