quinta-feira, 28 de abril de 2011

OS VERDES ANOS: FILIPE AUGUSTO




Olá,

Sou o Filipe Augusto, tenho 15 anos e sou estudante do 10.º Ano do curso de Ciências e Tecnologias na Escola Secundária de Pinhal Novo. Tal como os meus colegas de clube, é também aí que sou treinado pelo Professor - mas acima de tudo Treinador! - Daniel Pó.

Ainda me lembro de, quando era pequeno, ter visto uma entrevista no PANDA sobre Orientação em que a Vera Alvarez aparecia. Pouco tempo depois, dei por mim a ver, pela janela da minha cozinha, uma baliza pendurada numa árvore e gente a correr em direcção a ela e seguir noutra direcção. Lembrei-me logo do que tinha visto na televisão. À primeira vista, este desporto não me fascinou pois pareceu-me apenas um bando de “totós” a correr dum lado para o outro no meio da Vila, em busca de balizas laranjas e brancas, tipo caça ao tesouro. É óbvio que não sabia do que estava a falar.

Foi então que no meu 7.º ano, após ter mudado de Escola, ouvi falar do núcleo de Orientação da Escola Secundário do Pinhal Novo através do meu primo. Assim, visto que sempre gostei de fazer desporto e da Natureza, participei na minha primeira prova de Desporto Escolar em Almada.

A partir daí comecei a participar em todas as provas de Desporto Escolar mas só depois de ter participado no 10.º Orijovem, em Ovar, é que senti o verdadeiro espírito da Orientação. Então comecei a treinar e dois anos depois federei-me, estando agora a competir pela Secção de Orientação da Associação de Deficientes das Forças Armadas.

Sei que esta paixão durará e farei todos os possíveis - e os impossíveis! - para me tornar melhor. O segredo está em continuar a treinar e, para isso, não há ajuda melhor que o meu clube e o meu treinador.

Quem me quiser acompanhar pode fazê-lo através do meu blog, em http://filipeaugusto-ori.blogspot.com/

Filipe Augusto,
ADFA – Associação dos Deficientes das Forças Armadas
FPO 4797


[Foto gentilmente cedida por João Vitor Alves]


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

1 comentário:

Diogo Cavernas disse...

eu o Gonçalo cruz e o Tiago aires também aparecemos naquele programa do Panda

Diogo Barradas