sexta-feira, 29 de abril de 2011

ORIENTAÇÃO DE PRECISÃO: CIRCUITO "TODOS DIFERENTES, TODOS IGUAIS" ESTÁ DE REGRESSO




O I Circuito de Orientação de Precisão “Todos Diferentes, Todos Iguais” entra na sua fase decisiva. A terceira etapa tem lugar já amanhã, no âmbito da sétima edição do Troféu de Orientação do Porto.


O Parque da Cidade do Porto recebe amanhã a terceira etapa do I Circuito de Orientação de Precisão “Todos Diferentes, Todos Iguais”. Lançado em Baião no dia 3 de Dezembro de 2010, Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência, este Circuito passou entretanto por Matosinhos, já no início do corrente ano, chegando agora à Invicta, numa iniciativa do Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos.

Modalidade de Desporto Adaptado particularmente vocacionada para pessoas portadoras de mobilidade reduzida, deslocando-se em cadeira de rodas, a Orientação de Precisão foi relançada no nosso País no dia 14 de Março de 2009, precisamente numa edição – a quinta! - do Troféu de Orientação do Porto. Daí que esta terceira etapa do circuito tenha, independentemente do seu valor enquanto actividade inclusiva por excelência, um significado muito importante não só para o clube organizador como para os praticantes desta modalidade, na sua grande maioria “super-atletas” do Núcleo de Desporto Adaptado do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação do Hospital da Prelada. Uma parceria que se tem revelado um caso de sucesso e tem conseguido cativar apoios substantivos de enorme valor, sobretudo nas figuras de Jorge de Sousa, das Ambulâncias São Cristóvão, e da excepcional equipa de voluntários da Fundação Montepio.


Domingo é dia de Justlog Park Race

Ao encontro do Troféu de Orientação do Porto - http://gd4caminhos.com/eventos/top2011/ - importa referir que esta sétima edição não se resumirá à Orientação de Precisão. Longe disso. Trata-se, acima de tudo, de um evento de Orientação Pedestre, aberto a pessoas de qualquer idade e que integra ainda a quarta etapa do Campeonato Regional Norte do Desporto Escolar. Uma vista de olhos pela lista de inscritos permite verificar que o número ultrapassa já as sete centenas, o que deve ser visto como excepcional para um evento de dimensão local. Entre os inscritos, destaque para a presença de dois atletas da República Checa, seis espanhóis, um germânico e ainda um italiano. Só à sua conta, o Desporto Escolar garante mais de meio milhar de jovens atletas, em representação de trinta estabelecimentos de ensino ou Agrupamentos de escolas. Com dez participantes da “alta escola” do Clube PortoRunners, o “Correr Por Prazer”, de Vítor Dias, faz a sua estreia “oficial” nestas andanças. Finalmente, do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação do Hospital da Prelada são esperados catorze participantes na etapa de Orientação de Precisão. Reunidos, pois, todos os ingredientes para mais uma jornada gravada a ouro no Livro de Honra do Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos.

No dia seguinte, o Justlog Park Race - http://gd4caminhos.com/eventos/justlogparkrace/2011// - leva a que a Orientação atravesse o Rio Douro para a margem sul, ao encontro dum local peculiar e dos mais procurados de Vila Nova de Gaia. Trata-se do Park & Zoo S. Inácio, núcleo zoológico marcado pelo exotismo e pela enorme variedade de espécies aí existentes e que fazem as delícias de miúdos e graúdos. É o regresso do Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos a um espaço que marcou a estreia da Orientação no concelho de Gaia, há oito anos atrás. À semelhança da prova da véspera, também o Justlog Park Race é, na sua essência, um evento de Orientação Pedestre de âmbito local, integrado no calendário da Federação Portuguesa de Orientação e aberto a pessoas de qualquer idade, podendo participar individualmente ou em grupo. Uma vez mais a Orientação de Precisão não será esquecida e no mesmo local decorrerá a quarta etapa do I Circuito de Orientação de Precisão “Todos Diferentes, Todos Iguais”, de novo com uma forte presença dos atletas do Núcleo de Desporto Adaptado do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação do Hospital da Prelada.


Ciclo encerra com Troféu de Orientação Sálvio Nora

Porque “não há duas sem três”, o Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos regressará no sábado seguinte, dia 07 de Maio, com mais uma jornada de muita e boa Orientação. Para o Parque do Carriçal está prometida uma grande festa e que encerra, em si mesma, uma tripla homenagem: Ao seu “espaço natural”, a freguesia da Senhora da Hora, no concelho de Matosinhos, que viu nascer em 1997 a Secção de Orientação do clube; a Sálvio Nora, um homem que, apesar de já não estar connosco, é cada vez mais um “símbolo” do saber e do estar deste grupo, emprestando pelo segundo ano consecutivo o seu nome ao evento; e também à Orientação, enquanto modalidade desportiva, que celebra nesta data o seu Dia Nacional.

O Troféu de Orientação Sálvio Nora - http://gd4caminhos.com/content/view/651/527/ - integra ainda as actividades “Abril / Maio cultural e desportivo da Senhora da Hora” e incluirá no seu programa a quinta e penúltima etapa do I Circuito de Orientação de Precisão: Pelo terceiro ano consecutivo, gente de todas as idades, a correr ou a caminhar, partilhará com os atletas em cadeira de rodas um espaço e um tempo onde todos, ainda que diferentes, são verdadeiramente iguais.



Todas as informações nas páginas dos eventos referidos ou em http://www.gd4caminhos.com/.


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: