quarta-feira, 27 de abril de 2011

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...




1. É já no próximo dia 07 de Maio que terão lugar, um pouco por todo o País, as comemorações do Dia Nacional da Orientação. Uma consulta à página de provas da Federação Portuguesa de Orientação - www.fpo.pt - permite constatar que são já em número de doze os clubes que se propõem promover nesse dia actividades de iniciação à modalidade. Os eventos terão lugar num conjunto de localidades que vão do Minho ao Algarve e que abrangem os concelhos de Alenquer, Barcelos, Braga, Coruche, Entroncamento, Évora, Figueira da Foz, Matosinhos, Oeiras, Palmela, Santo Tirso e São Brás de Alportel. Grandes clubes portugueses como o COC, o Ori-Estarreja, o GafanhOri, o CAOS, o CA Madeira, a Associação 20 km Almeirim, o CN Alvito, o NADA, o CIMO, o DA Recardães, o GDU Azoia, o COALA, o COA ou o ATV, para citar apenas alguns, irão certamente dar também o seu aval e juntar o nome ao dos restantes emblemas, fazendo desta terceira edição uma verdadeira festa nacional da Orientação. Todos esperamos que assim seja!

2. Inserida nas actividades do Dia Mundial da Actividade Física, o CPOC – Clube Português de Orientação e Corrida leva a cabo em Oeiras, no próximo domingo, mais uma actividade de Orientação, coordenada em conjunto com outras actividades desportivas da Câmara Municipal de Oeiras. Os percursos decorrerão no Mapa do Jardim de Oeiras, nos escalões “Iniciação” (1,3 km) e “Passeio” (2,1 km), com todos os participantes a receberem no início - apontado para as 09h30 - uma explicação sobre o tipo de evento que vão encontrar. A participação na actividade é gratuita, mas a inscrição – cuja data limite é já este dia 29 de Abril - é necessária para garantir que não faltam mapas. A participação a pares, em grupos ou individualmente é livre. Informações e inscrições através do endereço electrónico mexasemais@cpoc.pt, indicando o(s) nome(s) completo(s), contacto telefónico e o escalão de participação.

3. Janas, Pernigem e Praia de Magoito, no concelho de Sintra, serão palco no próximo sábado do Campeonato Regional de Orientação 2011 da Direcção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo. Com o apoio técnico do CAOS – Clube de Aventura e Orientação de Sintra, a competição disputa-se de acordo com o Regulamento Geral de Provas e Regulamento Específico do Desporto Escolar – 2009/2013, contemplando este ano apenas os escalões de Juvenis Masculinos e Femininos que disputarão aqui o acesso aos Campeonatos Nacionais de Desporto Escolar 2011. Para além da vertente competitiva constituída por dois percursos individuais e uma prova de Estafetas, a edição 2011 do Campeonato Regional volta a apresentar um percurso de Orientação de Precisão. Tudo para conferir em http://drel-crori2011.blogspot.com/.

4. Ainda na sequência do ponto anterior, no dia 30 de Abril, após a Cerimónia de Encerramento do Campeonato Regional do Desporto Escolar, o CAOS realiza na Praia de Magoito uma prova aberta a todos os interessados, que passa a constituir a segunda etapa do 'ranking' de Orientação Pedestre da Estremadura. Existem três possibilidades de participação (todas incluem partida em massa) e que vão do percurso formal individual - disputado num escalão único, à Estafeta de um elemento - um atleta que efectua os três percursos ou à Estafeta “pura” de três elementos. As inscrições sem agravamento de custo decorrem até amanhã, dia 28 de Abril. Informações em http://oricaos.blogspot.com/2011/04/prova-aberta-e-prova-de-estafetas-de.html.

5. Numa conversa "de circunstância", o Orientovar “tropeçou” nele, gostou do que viu e leu e aqui faz eco dum espaço que vale a pena descobrir. Chama-se “Pedaladas Orientadas”, mora em http://palhinha-pedaladasorientadas.blogspot.com/ e é o espaço onde o seu autor – Paulo Palhinha -, Campeão Nacional de Sprint de Orientação em BTT (Homens Elite) em título, nos dá a conhecer algumas das suas aventuras e se propõe “discutir alguns assuntos relacionados com as actividades de Orientação, BTT e Aventura... ou outros!” No “outros”, o Orientovar destaca o “carinho” do atleta na apresentação da sua “companheira”, uma “Órbita XC-R”, como fala dos seus companheiros de clube e ainda como nos vai dando a conhecer a Casa do Povo da Abrunheira, colectividade do concelho de Montemor-o-Velho solidamente instituída e que se prepara para comemorar, em finais de Novembro próximo, as Bodas de Ouro. Um bem-haja ao Paulo Palhinha por se mostrar (também) desta forma, não esquecendo aqueles cujo emblema representa e cujo nome ajuda a espalhar um pouco por todo o Portugal. Assim sendo, para o Paulo Palhinha vai, com sincero apreço, o Louvor da Semana!


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

1 comentário:

Jorge Gaspar disse...

O Palhinha merece, sem duvida nehuma que o louvor da semana fica bem entrege.
Saudações
Joreg Gaspar