quarta-feira, 6 de abril de 2011

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...




1. E esta, hem? O nosso estimado Paulo Fernandes (Lebres do Sado) participou no passado fim-de-semana nas LXVII Milhas Romanas, carismática prova de 100 km que tem lugar anualmente na Emerita Augusta, aqui ao lado, na vizinha Espanha. Dos 291 inscritos na prova principal, dos quais sete portugueses, concluíram a prova 204 atletas.
 Com o brilhante tempo de 16h05, Paulo Fernandes terminou o seu périplo na 37ª posição, numa prova que teve no português João Faustino, com o tempo exacto de 12h00, o grande vencedor (ex-aequo com o espanhol Fernando Rubio). No final, Paulo Fernandes confessaria que “apesar de não haver classificação final ordenada nem prémios correspondentes, é muito agradável saber que consegui um bom tempo e acima de tudo uma posição final muito interessante. Não fosse a 1h10 que "perdi" no banho, trocas de equipamento e alimentações e poderia ter ficado no 26º lugar”. Mas o nosso atleta não deixa de considerar que “a grande vitória foi mesmo concluir a prova. Os últimos 20 km foram muito sofridos, mas ao mesmo tempo muito agradáveis, pois Mérida estava já à vista.” Saiba mais em http://www.caminoplata.com/index2.htm.

2. Teve lugar no passado domingo a 29ª edição da Corrida dos Sinos, prova de Estrada que chama, ano após ano, muitas centenas de atletas a Mafra. Este ano as coisas não foram diferentes e foi possível contabilizar um total de 1337 atletas à chegada. O destaque vai inteirinho para Miguel Reis e Silva, o vencedor do 'ranking' da Taça de Portugal de Orientação Pedestre 2009/2010 e que aqui, envergando a camisola da Sociedade Recreativa do Camarnal, concluiu a prova na distância de 15 km na 10ª posição, com o fantástico tempo de 49.24. O vencedor, Manuel Damião (Conforlimpa), fez menos 2:53 que Miguel Silva. Saiba mais sobre a Corrida dos Sinos em http://www.sinos.aamafra.com/sinos/content/home e não deixe de visitar a página pessoal de Miguel Reis e Silva em http://miguelorienteering.blogspot.com/2011/04/4920-at-15k.html.

3. Já se encontra nas bancas a edição de Abril da Revista de Atletismo. A Orientação regressa em força a este espaço que já nos habituámos a considerá-lo como nosso, trazendo-nos todos os pormenores do Portugal O' Meeting 2011, ao longo de três páginas profusamente ilustradas e onde não faltam as opiniões de muitos dos melhores atletas do Mundo. Corra já até ao quiosque mais próximo e não deixe de adquirir este autêntico número de coleccionador. Para abrir o apetite, veja AQUI o artigo sobre o Portugal O' Meeting 2011.

4. Acaba de sair o primeiro número do O-Zine 2011, a newsletter on-line da Federação Internacional de Orientação. Com edição de Anna Zeelig e textos de Erik Borg e de Zoran Milovanovic, a publicação dedica o seu espaço nobre ao desenvolvimento da Orientação em Esqui no Canadá, às performances do francês Frédéric Tranchard e à visão de Anne Straube, a coordenadora da Comissão de Atletas de Orientação de Precisão da IOF. Os Jogos Asiáticos de Inverno, a ambição da família Dimitrov no que à Orientação em Esqui diz respeito e um olhar sobre a Federação do Montenegro, o mais recente membro da IOF, completam um número absolutamente a não perder. Tudo para ler em http://orienteering.org/wp-content/uploads/2010/12/O-zine-1-2011.pdf

5. Por vezes – e quase sem darmos por isso – somos apanhados de surpresa por coisas que, na sua dimensão aparentemente menor, têm um valor e um alcance verdadeiramente extraordinários. Vem isto a propósito do “tropeção” que dei, casualmente, numa pequenina peça que reza assim: “CLAC, CLAC, CLAC sempre unidos / não encontramos os pontos / porque andamos sempre perdidos / somos desorientados / e andamos sempre a navegar / as medalhas são uma miragem / às vezes lá vem uma para safar! / nunca desistimos / esteja sol ou a chover / porque o que todos queremos / é ganhar, é vencer!!!” Pois é, trata-se do Hino do CLAC. Desconheço o autor, sendo um Hino desconheço igualmente a música mas isso não impede de me emocionar com este pedacinho de poesia, cheio de significado e de simbolismo. Força CLAC!

6. Paredes de Coura engalanou-se para acolher a 14ª Cerimónia de Entrega dos Troféus Desportivos “O Minhoto”, referentes ao ano de 2010. Numa Gala cheia de luz e cor, que decorreu no Centro Cultural do concelho, foram entregues 28 galardões aos vencedores das várias categorias. Entre os premiados, é com enorme orgulho que referimos o nome de Davide Machado, vencedor na categoria de “Modalidades Diversas”. Um prémio que assenta bem ao jovem povoense, graças às suas excelentes prestações no ano transacto, cujo ponto alto foi o 7º lugar na Final de Distância Longa do Campeonato do Mundo de Orientação em BTT que teve lugar em Montalegre. O Orientovar junta a sua voz à dos 81 órgãos de comunicação social nacionais e regionais e às 22 entidades ligadas ao Desporto a quem coube a responsabilidade de apurar os vários vencedores, enviando daqui um forte abraço de parabéns ao nosso campeão e atribuindo-lhe, com toda a admiração e orgulho, o Louvor da Semana!


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

5 comentários:

João Paulo Martins disse...

Caro Margarido o dito hino do clac
foi criado e cantado pelos jovens atletas do CLAC expontaneamente na viagem ao POM 2011 Não tem musica saiu, pedi que o passassem ao papel e ficou.
É isto que nos faz lutar por estas gerações «quase á rasca»

Nuno José disse...

Ganda Paulo, assim é que é.

PFernandes disse...

Ganda Nuno,

Obrigado Pá!
Os gajos grandes, têm de fazer as coisas à grande!

(segue-se a Orientação em Montalegre, o Peddypapper das Lebres do Sado com 17km, o Challenge do Algarve com 34km, o Regional do Desporto Escolar em Orientação, o Troféu da Cidade do Porto de Orientação...
...antes da próxima "coisa" grande)

O meu agradecimento especial ao Margarido pela boa surpresa (não estava mesmo à espera).

Ricardo Chumbinho disse...

Olá Paulo.... é assim mesmo, sempre prá frente! Já agora e a propósito do peddy das Lebres, terminei na terça-feira o reconhecimento e 17 km é aquilo que as equipas pagam; depois a organização fará uma atenção e "oferece" mais alguns no final :-)... Vai ser giro, vai! Lá estarei no Castelo à espera do pessoal...

ab
rc

russo disse...

Boas companheiro,

estas a ficar velhinho (já és centenário).

Bom fim de semana orientado.