sexta-feira, 22 de abril de 2011

CAMPEONATOS NACIONAIS DE ESPANHA DE ORIENTAÇÃO PEDESTRE 2011: IONUT ZINCA E ESTHER GIL TRIUNFAM NA PROVA DE DISTÂNCIA LONGA




Os Campeonatos de Espanha de Orientação Pedestre conhecem este fim-de semana a sua edição 2011. Na Sierra de Horche, Guadalajara, correu-se hoje a prova de Distância Longa, com vitórias de Ionut Zinca e de Esther Gil i Brotons, nos escalões de Elite.


Os magníficos terrenos da Sierra de Horche, na província espanhola de Guadalajara e a um pouco mais de 60 km a nordeste de Madrid, foram hoje palco da prova de Distância Longa que abriu o Campeonato de Espanha de Orientação Pedestre 2011. Organizado pelo Club Orientación Guadalajara, a prova englobou o Trofeo Junta de Comunidades de Castilla La Mancha e foi disputada por 1023 (!) atletas, distribuídos por 32 categorias oficiais de competição. A estes devem juntar-se quase duas centenas de participantes, integrando os escalões abertos ou extra-competição, muitos deles da Suécia, Eslováquia, Finlândia, Bélgica, Canadá, Letónia, França, Dinamarca, Suiça e Portugal. O nosso país esteve presente com a maior delegação estrangeira, a par da Suécia, com um total de 22 atletas.

Nos escalões de Elite, a vitória no sector masculino sorriu ao nosso bem conhecido Ionut Zinca, em representação do FARRA-O Barcelona. Nascido em Ploiesti, na Roménia, no dia 20 de Junho de 1983, o atleta que em, Portugal representa os Grupo Desportivo 4 Caminhos e foi segundo classificado no Portugal O' Meeting 2009, teve um desempenho irrepreensível, cumprindo os 10,2 km de percurso (23 pontos de controlo, 495 metros de desnível) em 1.24.08, impondo-se por 1.40 a Roger Casal Fernandéz (COLIVENC), um homem que se tem evidenciado neste início de tempotrada em Espanha, vencendo as provas de Distância Longa WRE dos I Trofeo Internacional de Utiel e do XXIII Trofeo Internacional Costa Cálida. Esta é, para Ionut Zinca, uma vitória particularmente saborosa e que constitui uma pequenina vingança, depois de no ano passado termos visto Fernandéz sagrar-se Campeão de Espanha de Distância Longa, precisamente à frente de Zinca. O terceiro classificado, Andreu Blanes Reig (COLIVENC), quedou-se a 4.33 do vencedor.


Esther Gil i Brotons recupera título

Nas senhoras, Esther Gil i Brotons (COLIVENC) regressou aos títulos de Distância Longa, após um interregno no ano transacto quando um 'mp' a impediu de repetir os títulos conquistados em 2006. 2007, 2008 e 2009. Aos 30 anos de idade (nasceu em Onil, no dia 24 de Janeiro de 1981), Esther Gil i Brotons continua a demonstrar ser uma grande campeã, batendo desta feita a sua grande rival do momento, Ona Rafòls Perramon (COC), a Campeã de Espanha de Distância Longa em 2010. Esther Gil e Brotons gastou 1.07.25 para cumprir os 7,3 km do seu percurso (15 pontos de controlo, 310 metros de desnível), contra os 1.09.15 de Ona Rafòls Perramon. A distantes 10.26 da vencedora, na terceira posição, classificou-se Alicia Gil Sánchez (COLIVENC).

No tocante aos portugueses, o destaque vai para Pedro Nogueira (ADFA), ao fazer o tempo de 1.34.20 e que constituiu o 6º melhor registo no escalão de Elite Masculina. Também Manuel Horta (GafanhOri) esteve muito bem e com os seus 1.49.12 viria a obter o 15º melhor tempo entre todos os 49 participantes neste escalão. Única representante portuguesa na Elite feminina, Maria Sá (GD4C) alcançou o 7º melhor tempo entre todas as participantes, a 20 minutos exactos da vencedora. Num escalão (H18) onde o vencedor foi Eduardo Gil Marcos (TJALVE Burgos), Luís Silva (ADFA) alcançou o 6º melhor tempo, a 6.29 do Campeão do Mundo de Desporto Escolar em título. Noutro escalão muito competitivo (H20), e onde se assistiu à vitória da maior esperança da Orientação espanhola da actualidade, Antonio Martínez Pérez (COLIVENC), Pedro Silva (GafanhOri) teve igualmente um bom desempenho, ao alcançar o quinto melhor tempo, embora a mais de quinze minutos do primeiro classificado. Uma última curiosidade: Caty Dawson (ADOL), a atleta que em Portugal representa o GafanhOri, sagrou-se Campeã de Espanha no Escalão D55, enquanto o marido, Roy Dawson (ADOL), foi o oitavo classificado no escalão H55.

Toda a informação em http://ceo2011.guadaorientacion.es/.


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: