segunda-feira, 4 de abril de 2011

2ª ESTAFETA DA PRIMAVERA E V TROFÉU ORIALENTEJO 2011: JOVENS BRILHARAM




Três semanas volvidas sobre o II Meeting Internacional de Arraiolos, o Clube de Orientação da Gafanhoeira - Arraiolos não perdeu tempo e regressou à organização de eventos de Orientação. Apesar da sua dimensão de “Promoção, Treino e Formação”, a 2ª edição da Estafeta da Primavera e a terceira etapa do V Troféu OriAlentejo não defraudaram as expectativas. Quanto aos pódios dos escalões principais, esses foram ocupados por alguns dos nossos jovens mais promissores.


A página conjunta da 2ª Estafeta da Primavera e da 3ª Etapa do V Troféu Ori-Alentejo prometia “Orientação ao mais alto nível no concelho de Arraiolos”. E porque “o prometido é devido”, o Clube de Orientação da Gafanhoeira – Arraiolos fez questão de aplicar nesta prova classificada como de “Promoção, Treino e Formação”, o mesmo rigor e empenho colocado na 2ª edição do recente Meeting Internacional de Arraiolos. No mesmo mapa onde há escassas três semanas se exibiram alguns dos melhores atletas de nível mundial, coube agora a vez a quase duas centenas de atletas mostrarem o que valem em percursos com tanto de belo como de desafiante.

Manuel Dias foi um dos atletas que viveu por dentro o evento, alcançando a quarta posição no escalão Médio Masculino, imediatamente atrás de Paulo Falcão (EB 2,3 Cunha Rivara), Jerónimo Reto (GafanhOri) e João Cascalho (GafanhOri). Em exclusivo para o Orientovar, é dele a deliciosa prosa que se segue e que nos traz o resumo da jornada.


O brilho da jornada foi todo para os jovens

Sugado pelo tufão Luís Silva, que partira quatro minutos depois e o alcançou logo no quarto dos 22 controlos, Paulo Franco ainda conseguiu, na etapa da tarde, um lugar no pódio, mas o brilho da jornada foi todo para os jovens. Luís Silva e Tiago Leal, separados por quatro segundos, averbaram uma vantagem superior a quatro minutos sobre Paulo Franco e superior a seis minutos sobre Alexandre Alvarez. Belíssimas prestações também de Mega Figueiredo e Pedro Silva, que de manhã tinham vencido a Estafeta sem oposição, já que os dois vitoriosos percurso de Franco não tiveram parceria à altura no colega Cascalho. Nessa primeira prova, a equipa de Luís Silva e Miguel Ferreira, outro jovem em grande destaque nas últimas competições, foi vítima de “mp” cometido pelo segundo. O atleta de maior gabarito presente em Arraiolos, Tiago Romão, acusou os efeitos de uma paragem. Prescindindo da verdadeira luta na Estafeta, inscreveu-se numa equipa mista com Rita Rodrigues, ganhando facilmente esse escalão menor, e de tarde desistiu a meio do percurso.

O mapa Gafanhoeira-Pinheiro foi um constante desafio à resistência física e desempenho técnico: zonas de progressão normalmente fácil mas empapadas pela chuva alternavam com áreas verdes e grande densidade de elementos rochosos, a exigir navegação fina. Foi um festim para quem gosta realmente de Orientação. Tiago Aires, responsável pela cartografia e percursos, rubricou ainda excelente locução, aumentando a expectativa da assistência com a sua capacidade de previsão baseada num ímpar conhecimento dos atletas e do terreno. Acendeu no coração dos mais velhos praticantes o orgulho por esta nova geração de orientistas, que só alguma falta de enquadramento institucional poderá impedir de nos dar maiores alegrias. A chuva envergonhada da manhã cedeu lugar a uma belíssima tarde de sol. Foi tudo bom, incluindo o bar e o convívio, onde não faltou a fina flor da veterania do Sul.


Resultados

Estafeta da Primavera 2011
Estafeta Masculina (30)
1º GafanhOri + CN Alvito 1 (Pedro Silva + João Mega) 1.17.15
2º COC + GafanhOri (Paulo Franco + João Cascalho) 1.31.50
3º ADFA + CPOC 1 (Miguel Morais + Miguel Morais) 1.33.18

Estafeta Feminina (10)
1º GafanhOri 8 (Lena Coradinho + Ana Salgado) 1.53.09
2º ADFA 1 (Albertina Sá + Rita Madaleno) 2.08.25
3º Escola Cunha Rivara 2 (Rute Coradinho + Ana Anjos) 2.11.08

Estafeta Mista (13)
1º GafanhOri + ADFA 1 (Rita Rodrigues + Tiago Romão) 1.22.05
2º CPOC 1 (Alexandre Alvarez + Mariana Moreira) 1.28.42
3º GD4C + GafanhOri 1 (Inês Pinto + Domingos Martins) 1.46.39

Estafeta Jovem / Popular (30)
1º GafanhOri 9 (Jorge Coelho + Carlos Bruno) 1.05.44
2º Escola Cunha Rivara 13 (Paulo Falcão + Rita Prates) 1.05.47
3º CPOC 10 (Osvaldo Silva + Diogo Barradas) 1.08.53


V Troféu Ori-Alentejo
3ª Etapa
Difícil Masculino (38)
1º Luís Silva (ADFA) 41.33
2º Tiago Gingão Leal (GafanhOri) 41.37
3º Paulo Franco (COC) 45.53
4º Alexandre Alvarez (CPOC) 47.52
5º João Mega Figueiredo (CN Alvito) 48.17

Dificil Feminino (6)
1º Mariana Moreira (CPOC) 1.01.06
2º Albertina Sá (ADFA) 1.08.25
3º Rita Rodrigues (EB 2,3 Cunha Rivara) 1.10.03
4º Lena Coradinho (GafanhOri) 1.20.27
5º Rita Madaleno (ADFA) 1.21.19

Vencedores Outros Escalões
Médio Masculino (43) – Paulo Falcão (EB 2,3 Cunha Rivara)
Médio Feminino (13) – Ana Salgado (EB 2,3 Cunha Rivara)
Fácil Masculino (20) – Olavo Lopes (COAC)
Fácil Feminino (19) – Nina Roothans (CN Alvito)
Iniciação (20) – Ricardo Velez (COAC)

Toda a informação em http://www.gafanhori.pt/estafetaprimavera2011/. Não deixe de ler igualmente o excelente artigo do Professor José Mateus em http://jmateusports.blogspot.com/2011/04/rescaldo-estafeta-da-primavera-iii.html.


[Foto gentilmente cedida por Professor José Mateus, retirada da sua Galeria em https://picasaweb.google.com/jadsrm/EstafetaDaPrimaveraIIIEtapaDoOriAlentejo#]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

2 comentários:

Luís Sérgio disse...

Na sequência das criticas que esta reportagem teve no Blog do Tiago Romão, fiz lá o comentário que seguir transcrevo, por achar importante fazer eco dele aqui:

Ter opiniões e ter a coragem de as manifestar publicamente é algo tão raro (na nossa modalidade e não só), que não posso deixar de o louvar!

Como já foi sobejamente referido o Orientovar, tem desempenhado um papel importantíssimo na Orientação. É um farol, que para além de ser uma referencia, ainda ilumina e dá visibilidade à nossa modalidade.

O Orientovar é um Blog pessoal do Margarido e como tal é legitimo que expresse as suas opiniões. Pela minha parte são essas mesmas opiniões, que mais me motivam a ser um fiel leitor do Orientovar.

Nem sempre estou de acordo com elas (quase sempre estou), mas reconheço que elas são reflexo dum espírito curioso, envolvido e ponderado, o que não posso deixar de apreciar e encorajar.

Luís Sérgio

Presidente disse...

Parabéns por mais uma excelente jornada.
Abraço