domingo, 20 de março de 2011

PROGRAMA "MEXA-SE MAIS" ORIENTOU 130 PARTICIPANTES NO PARQUE DE MIRAFLORES




No âmbito do Programa de Promoção do Exercício, “Melhor Exercício, Mais Saúde”, conhecido como “Mexa-se Mais”, a Câmara Municipal de Oeiras e o Clube Português de Orientação e Corrida levaram a efeito mais uma actividade de Introdução à Orientação.


Um espaço verdejante e particularmente agradável, uma manhã de autêntica Primavera, uma oportunidade para praticar desporto e um desafio de mapa e bússola na mão. Foi desta forma que a magia da Orientação se espalhou na manhã de ontem pelo Parque Urbano de Miraflores, em mais uma actividade organizada pelo CPOC – Clube Português de Orientação e Corrida e enquadrada no Programa “Mexa-se Mais”, da Câmara Municipal de Oeiras.

Destinada a pessoas de todas as idades, a pares, em grupos ou individualmente, a actividade distribuiu-se por três escalões de participação – Iniciação/Fácil (1,5 km), Passeio/Médio (2,5 km) e Treino/Longo (3,5 km) – e contou com cerca de 130 participantes.

Contactada pelo Orientovar, Alexandra Coelho, Presidente do Clube Português de Orientação e Corrida, referiu que “esta actividade tem muita receptividade junto da população de Oeiras, rondando sempre a centena de participantes, sendo alguns deles habituais.” Mas a satisfação é maior quando se constata que “alguns destes participantes habituais acabam por se inscrever no clube e começam a praticar a modalidade com mais regularidade, não obstante a grande maioria preferir a vertente passeio em família, sem resultados nem competição. Por vezes surgem alguns grupos competitivos, mas sempre no espírito de brincadeira.” Naquilo a que se convencionou chamar “Orientação de proximidade” parece residir a chave do sucesso: “As pessoas optam por estas provas por serem perto de casa”, afirma Alexandra Coelho. E acrescenta: “Regularmente também participam praticantes de Orientação federados, que aproveitam esta oportunidade para treinar, nos fins-de-semana em que não há provas do calendário desportivo.”

O próximo evento do CPOC enquadra-se no Dia Mundial da Actividade Física e está previsto para o dia 1 ou 8 de Maio, no Porto de Recreio de Oeiras. Mais informações em http://www.cpoc.pt/.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: