quinta-feira, 3 de março de 2011

PORTUGAL O'MEETING 2011: AÍ ESTÁ ELE, O GRANDE ACONTECIMENTO DO ANO!




O Portugal O' Meeting 2011 já rola no terreno. O Secretariado do evento abriu hoje as suas portas no Castelo de Alter do Chão e foi grande a afluência ao longo do dia. O Orientovar abre aqui a grande jornada informativa do maior acontecimento desportivo internacional do ano nosso País, trazendo até si as incidências da jornada.


Começou o Portugal O' Meeting 2011. O Secretariado daquele que é o maior evento desportivo internacional do ano no nosso País abriu as suas portas no Castelo de Alter às 9h00. Ao longo dia foram muitos os atletas que aproveitaram para fazer já as respectivas acreditações e, inclusivamente, para desfrutar das provas de treino especialmente preparadas para estes dois dias que antecedem o início da competição. Aldeia da Mata e Lage do Meio Dia, os dois palcos do Norte Alentejano O' Meeting Crato 2010 e ainda Lameira de Cima e o mapa onde se desenrolou a prova inaugural do Norte Alentejano O' Meeting Alter do Chão 2009, voltaram a animar-se com as corridas dos atletas de mapa e bússola na mão.

Responsável pelo Secretariado, Aida Correia personifica o lema desta equipa que é, em si mesma, um cartão de visita: Disponibilidade e atenção no atendimento. Ao Orientovar, declarou terem recebido no Castelo de Alter a visita de cerca de setenta pessoas, o que faz com que “aproximadamente um terço dos estrangeiros já se encontre acreditado”. Falando um pouco do trabalho neste centro vital do evento, Aida Correia refere que “as pessoas chegam, regularizam a sua situação, em muitos casos já não há pagamentos a fazer o que facilita as coisas e correu tudo muito bem. Inclusivamente foi possível, de forma pontual, alterar algumas horas de partida, o que a partir de agora já irá ser praticamente impossível.” Quanto ao dia de amanhã, “haverá mais pessoas a levantar os seus peitorais e espero que grande parte dos estrangeiros fique já com a sua situação regularizada”, disse. A terminar, uma recomendação dirigida sobretudo aos portugueses que irão chegar, maioritariamente, no sábado: “Peço às pessoas que venham com tempo para usufruir desta grande festa e que possam tratar de tudo quanto necessitam com calma e da melhor forma. Sobretudo que não se atrasem.”


“A prova em Entre Ribeiras poderia começar já hoje”

Fernando Costa, o timoneiro desta grande nau, referiu ao Orientovar que “o POM já começou e o dia foi agitado”. O Director da Prova “esperava menos gente, mas não, já houve uma certa animação aqui em Alter do Chão, com várias equipas a visitarem o Secretariado, pessoal já a ocupar o Solo Duro e cerca de cem atletas a passarem nos três Model Event a treinar, nomeadamente a Selecção do Brasil.” Quanto aos “acabamentos”, Fernando Costa adiantou que “a arena dos terceiro e quarto dias já está pronta e a prova em Entre Ribeiras poderia começar já hoje; as outras estão mais atrasadas, as infra-estruturas são montadas na hora, mas as coisas estão a andar bem, estou tranquilo.”

O Orientovar falou ainda com Jader Cheres, o Chefe de Delegação da Selecção Brasileira Militar de Orientação que se encontra em Portugal para treinar e competir com vista à sua participação nos 5ºs Jogos Mundiais Militares do CISM (Rio de Janeiro, de 16 a 24 de Julho próximos). Para aquele responsável, a experiência está ser “muito boa, a treinar em terreno limpo e rochoso, com áreas bem diferentes daquelas que temos no Brasil o que já é, em si, uma boa experiência.” A menos de quarenta e oito horas do início da competição, Jader Cheres salienta que “a expectativa é muito grande, sobretudo porque não trazíamos a Portugal uma equipa desde 2001”. Fazendo questão de garantir que se encontram “muito bem instalados”, Cheres conclui dizendo que “amanhã, aí pelas 8h30, vamos estar já a treinar no mapa de Aldeia da Mata e ainda faremos mais um treino no mapa da Lameira de Cima.”


Amanhã há mais

Amanhã o Secretariado volta a estar aberto entre as 9h00 e as 20h00 e a afluência irá ser, seguramente, muito superior. Também o Model Event se mantém com a mesma oferta de hoje, proporcionando treinos variados e desafios intensos nos mapas da Aldeia da Mata Norte, Lameira de Cima e Lage do Meio Dia. 

Não perca diariamente as crónicas aqui, no seu Orientovar.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

1 comentário:

Rafael da Silva Miguel disse...

Boa sorte ao Grupo Desportivo 4 Caminhos!
Que tenhamos um grande POM!!!

Cumps