segunda-feira, 7 de março de 2011

PORTUGAL O' MEETING 2011: THIERRY GUEORGIOU E SIMONE NIGGLI VENCEM ETAPA-RAINHA



As Herdades de Entre Ribeiras e Coutadas receberam a etapa-rainha do Portugal O’ Meeting 2011. Numa prova de Distância Média rijamente disputada. Thierry Guergiou e Simone Niggli mostraram o porquê de serem os líderes dos respectivos rankings mundiais e subiram ao lugar mais alto do pódio.


Numa das mais fantásticas Arenas de que há memória em Portugal, quase dois mil participantes concentraram-se hoje em Entre Ribeiras para mais um momento alto do Portugal O’ Meeting 2011. Na etapa-rainha, uma prova de Distância Média pontuável para o ranking mundial, o mapa exigente q.b. pôs à prova as qualidades físicas e técnicas dos atletas, levando a competição ao rubro.

A organização, a cargo do Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos, continua a surpreender pela positiva, elevando a um expoente da máxima grandeza a qualidade dum evento que é, em si mesmo, o grande ex-libris da Orientação portuguesa e uma marca de prestígio neste pequeno-grande mundo da Orientação. Hoje, uma vez mais, nada foi deixado ao acaso e as impressões dos participantes não cessam de louvar a excelência dos fantásticos momentos vividos nos vastos tapetes de verde e flores pintados, sob o sol benfazejo deste magnífico Norte Alentejo.


Thierry e Simone repetem vitória de 2010 na prova WRE

No capítulo competitivo, Thierry Gueorgiou (Kalevan Rasti) voltou a mostrar-se “intratável”, cumprindo os 6.050 metros do percurso em 28.41. Oleksandr Kratov (OK Orion) gastou mais 1.55 que o vencedor e foi o segundo classificado, afirmando-se agora em definitivo como o grande candidato à vitória final no Portugal O’ Meeting 2011. Jonas Vytautas Gvildys (Rehns BK) foi o terceiro classificado, com um tempo de 31.51. Menos de um minuto separou os oito atletas seguintes, enquanto Tiago Aires (GafanhOri) voltou a ser o melhor português, concluindo na 34ª posição com o tempo de 35.41.

Nas senhoras, Simone Niggli (Swiss Orienteer) voltou a ser a mais rápida, ganhando de forma conclusiva a terceira etapa deste Portugal O’ Meeting. A lider do ranking mundial cumpriu a sua prova de 5.010 metros em 34.04, menos 39 segundos que a dinamarquesa Maja Moller Alm (Danish National Team) e menos 40 segundos que a júnior bi-campeã do Mundo de Orientação em Esqui, Tove Alexandersson (Stora Tuna OK) e Venla Niemi (Team Finland), que concluiram ex-aequo na terceira posição. Raquel Costa (GafanhOri), na 28ª posição com 40.43. foi a atleta portuguesa melhor classificada.


Resultados completos e demais informação em http://www.gd4caminhos.com/eventos/pom2011/.

[foto gentilmente cedida Luzir]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
.

Sem comentários: