quarta-feira, 9 de março de 2011

PORTUGAL O' MEETING 2011: PONTO FINAL




O Orientovar coloca aqui o ponto final no trabalho de campo – exaustivo, diga-se – desta décima-sexta edição do Portugal O' Meeting. Antes da apreciação pessoal, prometida para mais tarde, este é o momento para ouvirmos as opiniões de Luís Santos e de Fernando Costa, respectivamente Supervisor e Director do evento.


Foi a segunda prova desta envergadura que eu supervisionei, depois de ter sido o Supervisor do Portugal O' Meeting 2007. Se o desafio na altura teve sobretudo a ver com a facto de toda a prova se realizar numa zona de montanha, com as dificuldades logísticas inerentes à situação, agora o desafio teve sobretudo a ver com a presença de cerca de 1900 atletas, com os melhores do mundo aqui presentes e com tantos factores que podem afectar a prova. Isto acaba por ser muito difícil de controlar, sobretudo ao nível dos aspectos que possam ter impacto do ponto de vista da justiça desportiva para os atletas e da própria satisfação de quem vem participar neste evento. Saio daqui muito mais enriquecido, há já algum tempo que andava a tentar trabalhar com o Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos porque é um grupo de amigos também, e porque achava que íamos fazer em conjunto um bom trabalho. Foi uma situação feliz que essa possibilidade tenha surgido precisamente numa prova tão importante como é o Portugal O' Meeting e certamente todos concordarão que este foi mais um grande passo para a Orientação portuguesa. Isso deixa-me muito feliz e certamente deixa também muito felizes todos os meus amigos do Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos.
Luís Santos

Depois de tanto tempo a trabalhar nesta prova, torna-se difícil explicar aquilo que se sente no final do Portugal O' Meeting. Parece que tudo se esfuma de repente, fica uma sensação de vazio muito estranha. Não consigo explicar muito bem aquilo que sinto neste momento. Contudo, o mais importante eram as pessoas, aquilo que sentiram ao longo do evento e penso que vão embora com vontade de voltar. Os locais das arenas e da realização das provas penso que foram bem escolhidos e isso foi bem conseguido. Outro aspecto que julgo que foi bem conseguido tem a ver com a comunicação. Penso que nenhuma prova até hoje, em Portugal, teve tanta cobertura mediática como esta e julgo que é isto que tem que ser feito. Para a Orientação dar o salto tem de haver estes meios, têm de falar de nós, as pessoas têm de conhecer a modalidade e só assim poderemos ter mais apoios, uma maior sponsorização. Se não for assim, não conseguimos progredir. Acho, realmente, que trabalhámos muito bem. Entre todos os aspectos, parece-me que aquilo onde teremos estado menos bem teve a ver com a Cerimónia de entrega de prémios no final. O mau tempo fez com que hesitássemos entre mantermo-nos aqui ou avançarmos para Portalegre, houve alguma desorganização que não é habitual, mas esta foi a forma encontrada para resolver a situação. Senti que a falta de meios logísticos próprios acarretou pontualmente algumas descoordenações que são compreensíveis, mas penso que em todas as áreas a equipa esteve segura e a capacidade de resposta situou-se à altura da enorme responsabilidade que um Portugal O' Meeting sempre acarreta. O próximo Portugal O' Meeting será da responsabilidade do Clube Ori-Estarreja e quero desejar desde já as maiores felicidades à organização. Estamos naturalmente disponíveis para colaborar naquilo que for necessário e estou certo que teremos de novo, no próximo ano, um grande Portugal O' Meeting.
Fernando Costa


Saudsações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

6 comentários:

Almeida disse...

Parabéns a todos os envolvidos.
Parabéns ao GD4C.
Parabéns Fernando pelas palavras lúcidas e humildes próprias de quem sabe servir.
Abraço

O Praticante - Publ. Revistas e Org. Competições disse...

Parabéns a todos os elementos que integraram o grupo que organizou este evento, conheci uma boa parte deles.
De todos recebi sempre uma palavra amiga, companheirismo e auxilio para que pudesse desenvolver o trabalho que me levou quatro dias ao Norte Alentejano, bem como perceber um pouco de orientação, uma modalidade que até este momento era de todo desconhecida para mim, no sentido de como era praticada, e actualmente com a ajuda que obtive durante estes quatro dias permitiram-me percebê-la melhor.
Uma bela zona onde se realizou o evento e convidativa para que principalmente os estrangeiros e os portugueses, voltem a visitá-la.
Ao Fernando, ao Joaquim, principalmente que foi quem mais me auxiliou para que pudesse contribuir para a divulgação desta prova, através de uma série de vídeos, expostos no nosso blogue, o nosso muito obrigado pela contribuição que deram para que a nossa publicação, que vêm contribuindo à mais de um ano para a divulgação da orientação, pudesse dar uma maior visibilidade da mesma e dos seus intervenientes.
Parabéns a todos e muitas felicidades para o grupo desportivo 4 caminhos.

Anónimo disse...

Luís,
Parabéns públicos pelo trabalho de supervisão.
Obviamente, um enorme aplauso para a prova em si e para a organização.

Abraços,
Rui Morais

Dinis Costa disse...

GD4C
Quatro caminho para onde confluem vontades, e de onde irradiam realizações.
Parabéns
DC

Anónimo disse...

Superb event - thanks to all

What date is POM 2012 - is there a website for it yet :)

Joaquim Margarido disse...

Hi there
Since 2000, Portugal O' Meeting is always a four days event, during Carnival. So, next year, we'll have the event en the region of Viseu, in the center of Portugal, between 18 and 21 February. Keep watching the Ori-Estarreja's page, at http://www.ori-estarreja.pt/. They are the organizers next year and I'm sure the page of POM 2012 will be on-line very soon.
Best regards.
JOAQUIM MARGARIDO