sábado, 5 de março de 2011

PORTUGAL O' MEETING 2011: PHILIPPE ADAMSKI E SIMONE NIGGLI VENCEM O PRIMEIRO ROUND



O Portugal O’ Meeting 2011 começou sob os melhores auspícios. Nos belos espaços da Coudelaria Alter-Real, no concelho de Alter do Chão, quase dois mil orientistas aceitaram o desafio dum mapa e dum percurso de grande qualidade e beleza. No final, o francês Philippe Adamski e a suíça Simone Niggli foram os melhores.


Com a permanente ameaça de chuva no horizonte, teve início esta manhã, nos terrenos da Coudelaria Alter-Real, a décima-sexta edição do Portugal O’ Meeting. À semelhança dos últimos anos, Portugal volta a ser a “Meca” da Orientação mundial, atraindo este ano perto de 1800 atletas, dois quais quase dois terços são estrangeiros.

A organização, com assinatura do Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos, arrancou da melhor maneira com o evento, chamando aos espaços nobres da Coudelaria mais antiga do mundo os aficionados da Orientação, naquilo que teve tanto de desportivo como de lúdico e cultural.
.
.
Simone Niggli, demolidora
.
No tocante à competição, o francês Philippe Adamski (Kalevan Rasti) esteve imparável, terminando a sua prova com o tempo de 1.07.24, menos 39 segundos que o ucraniano Oleksandr Kratov (OK Orion). O britânico Scott Fraser (SNO), segundo classificado do Portugal O’ Meeting 2010, não foi além da sexta posição, com o tempo de 1.09.22. Tiago Aires (GafanhOri), com o tempo de 1.09.39, foi o melhor português.

No sector feminino, a vencedora foi a suíça Simone Niggli (Swiss Orienteer) com o tempo de 1.03.40, iniciando da melhor forma a defesa do título alcançado em 2010 e mostrou o porquê de ser a líder do ‘ranking’ mundial. Minna Kauppi (Team Finland) terminou na segunda posição, a distantes 3.20 da vencedora. Vencedora do Portugal O’ Meeting em 2009, a dinamarquesa Signe Soes concluiu na terceira posição com o tempo de 1.10.52. A melhor portuguesa na prova de hoje foi Raquel Costa (GafanhOri), na 31ª posição, com o tempo de 1.23.42.

Resultados completos e demais informações em http://www.gd4caminhos.com/eventos/pom2011/.

[foto gentilmente cedida por Luzir]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
.

Sem comentários: