quinta-feira, 3 de março de 2011

PELO BURACO DA FECHADURA... II MEETING INTERNACIONAL DE ARRAIOLOS




O Clube de Orientação da Gafanhoeira vem endereçar o convite a participar no II Meeting Internacional de Arraiolos, um evento pontuável para a Taça de Portugal de Orientação Pedestre e para o 'ranking' mundial, a realizar nos dias 12 e 13 de Março de 2011. Este particularmente apelativo convite tem a assinatura de Rita Rodrigues, uma das responsáveis pela estrutura organizativa do evento, e dele aqui se faz eco.


E o que é mesmo orientação?

Orientação é um desporto saudável e que se prática ao ar livre. Este é uma espécie de corrida de corta-mato que se realiza na floresta, com a ligeira diferença que o percurso não está marcado no terreno e que realizas a tua prova sozinho/a ou com um grupo de amigos. Para este efeito é-te atribuído um tempo de partida. A forma então de conseguires realizar este percurso é através de um mapa que te é fornecido, onde estão representados todos os elementos do terreno onde se realiza o evento. Neste mapa tens um percurso que te faz passar por vários pontos de controlo que terás que "picar", tentando fazê-los pela ordem correcta no menor tempo possível.

Parece difícil? Não é, pois cada percurso está adequado à experiência técnica dos atletas, como tal a dificuldade do percurso depende do escalão que optes por realizar. Se nunca experimentaste Orientação, existem escalões de iniciação. Logo, é possível ter lado a lado no mesmo terreno atletas que nunca experimentaram Orientação e atletas campeões do mundo. Se ainda pensas que é difícil, a organização do evento assegura uma breve explicação na área da partida por atletas com experiência, de forma a esclarecer todas as tuas dúvidas.


II Meeting Internacional de Arraiolos

O concelho de Arraiolos, ao longo de uma área de 684,08 Km2, apresenta terrenos absolutamente fascinantes para a prática de Orientação Pedestre. Zonas de visibilidade reduzida que alternam com zonas abertas e imensos pormenores rochosos e detalhes de relevo são alguns dos atractivos que temos para oferecer e que tornam este evento particularmente desafiante. Além disso, Arraiolos apresenta uma oferta turística única, desde o castelo redondo que é único no mundo, aos tapetes de Arraiolos que são elaborados desde o século XVII.

Tendo por base todos estes recursos naturais, o GafanhOri organiza então o “II Meeting Internacional de Arraiolos”. Um evento que dá continuidade ao I Meeting internacional de Arraiolos realizado em 2010, evento ao qual foi atribuída a melhor pontuação alguma vez vista a uma prova em Portugal. O II Meeting Internacional de Arraiolos é um evento de Orientação Pedestre integrado na Taça de Portugal da modalidade e no Ranking da Federação Internacional de Orientação (WRE IOF). Podes contar com três provas de Orientação de elevada qualidade técnica e em mapas novos na qual vão participar 1200 atletas, dos quais 600 atletas são estrangeiros (incluindo 5 atletas com mais de 80 anos).

Convidamos-te a desfrutar de um fim de semana diferente, em contacto com a natureza e em locais bastante agradáveis. Faz também parte desta organização, simplesmente por encaminhares esta mensagem. Cá te esperamos!

Nota: Prazos de inscrição até dia 7 de março
Para mais informações relativas a inscrições, preços, acomodação, etc, consultar http://gafanhori.pt/meeting11/.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: