domingo, 20 de março de 2011

IV TORNEIO .COM MAPA: ORIENTAÇÃO EM DOSE DUPLA NO REGRESSO AO MAPA DE MIRANDA




O 4º Torneio .ComMapa entrou na segunda metade. Foi ontem, em Miranda (Arcos de Valdevez), com a disputa das 6ª e 7ª etapas. Dose dupla de muita e boa Orientação.


Nove meses e meio depois de ali se terem realizado os Campeonatos Nacionais de Distância Longa e de Estafetas de Orientação Pedestre, o mapa de Miranda voltou a receber uma prova de Orientação. Em jornada dupla organizada pelo .COM – Clube de Orientação do Minho, tiveram lugar as 6ª e 7ª etapas do 4º Torneio .ComMapa, evento que teve o seu arranque no dia 09 de Outubro de 2010 e se prolonga até ao próximo dia 03 de Dezembro, com a realização da sua 12ª e última etapa.

Seguindo o figurino habitual – dois percursos, um de Iniciação e outro de Desenvolvimento - a actividade colheu o interesse de 75 participantes na primeira das etapas, mais dez que na segunda. O Desporto Escolar esteve representado com a maior fracção de participantes, sendo os jovens atletas provenientes das EB 2,3/S Rio Caldo, EBS Vieira do Minho, ES Carlos Amarante e AE Maximinos. Registou-se ainda a habitual a presença de atletas da vizinha Galiza que não dispensam uma presença nas etapas do Torneio. José Carlos Pires, o Director da Prova, e José Fernandes, o Traçador dos Percursos, integraram também eles o leque de participantes.


José Fernandes e Hélder Marcolino travam duelo intenso

Quanto aos resultados, no tocante ao percurso de Iniciação, Ernesto Martins (EB 2,3/S Rio Caldo) venceu a primeira das duas etapas, à frente de Leonardo Lopes Ramalho (.COM/EDOM). Na etapa derradeira, Filipe Daniel Fonseca e Amanda Rodrigues, ambos a título individual, garantiram os dois primeiros lugares separados por escassos 12 segundos, tendo Ernesto Martins sido o terceiro classificado. Já no tocante ao escalão de Desenvolvimento, Hélder Marcolino (GD4C) e José Fernandes (.COM) mantiveram entre si aceso despique, com o jovem Marcolino a bater o veterano Fernandes na primeira etapa pela diferença de 47 segundos e a ter de se contentar com o segundo lugar na etapa seguinte, a 36 segundos de José Fernandes. Susana Alves (GD4C), 8ª classificada em ambas as etapas, foi a atleta feminina melhor posicionada.

Em relação às etapas do Torneio .COM Mapa de ontem, Tânia Covas Costa, uma das grandes dinamizadoras do Clube de Orientação do Minho e com quem o Orientovar falou, começou por dizer que “foram excelentes para a prática da Orientação, não só para quem estava a iniciar e para os mais jovens, como também para quem já tem experiência.” Relativamente ao mapa, acrescentou que o local era lindíssimo, com zonas de floresta limpa com algum relevo onde era fácil progredir, alternando com zonas com alguma vegetação e declive, muitas pedras, linhas de água e alguns caminhos.” Assim, este foi um mapa “muito agradável para a Orientação e para passear” e a própria cartografia "estava muito boa, pois no mapa estavam desenhados apenas os pormenores do terreno relevantes, por exemplo, estavam desenhadas apenas as pedras maiores”.


“Já começam a arriscar um pouco mais”

No tocante aos percursos, em conversa com os seus alunos que começaram este ano e fizeram o percurso de Iniciação, Tânia Covas Costa notou que “embora seguissem por locais mais seguros (caminhos, linhas de água, muros, etc.), já começam a arriscar um pouco mais, ou seja, dirigiam-se directamente para os pontos, sem terem necessidade de seguirem pelos pontos seguros.” Já os percursos de Desenvolvimento, “permitiram treinar não só a navegação por azimute, em zonas relativamente planas de floresta limpa, como o estudo do relevo em zonas com mais declive e ainda a aproximação aos locais dos pontos de controlo através da visualização dos pormenores do terreno, nomeadamente os locais com pedras ou as reentrâncias.”

Num fim-de-semana assinalado na bonita vila dos Arcos de Valdevez com a Feira / Mostra “Terras do Vez – Sabores e Tradições”, o tempo ajudou imenso e “durante a viagem, entre as etapas e no final ainda houve oportunidade para os jovens se divertirem e conviverem entre si, pois puderam jogar futebol e dançar”, acrescenta Tânia Covas Costa. Na hora de saciar os estômagos, não consta que do cardápio fizesse parte o típico prato de Carne de Cachena com Arroz de Feijão Tarrestre, mas – e concluiu aquela responsável - “houve lugar a um piquenique e ainda deu para comer um gelado em Arcos de Valdevez. Foi um dia bem passado!”


O 4º Torneio .ComMapa regressa no dia 07 de Maio - Dia Nacional da Orientação – para a realização da sua 8ª Etapa. Resultados completos e mais informações destas 6ª e 7ª Etapas em http://www.pontocom.pt/actividades/IVTorneioCOMmapa/etapa6.php.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: