quarta-feira, 30 de março de 2011

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...



1. Aproveitando as férias da Páscoa, o OriJovem está de regresso. A 15ª edição da popular iniciativa, da responsabilidade da Federação Portuguesa de Orientação, decorre entre os dias 18 e 21 de Abril, em Palmela, com actividades distribuídas pela Escola de Palmela, Ginásio de Palmela, Jardim de Palmela e Castelo e ainda pelos mapas do Bonfim, Rio Frio e Gâmbia. Os participantes ficarão instalados em Solo Duro no Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Básica 2,3 Hermenegildo Capelo e o valor da inscrição – cuja data limite é o dia 11 de Abril – é de 45,00 € (inclui estadia de três noites, alimentação, transporte, t-shirt, seguro desportivo e tudo o mais que se encontra descrito no Programa). Informações em www.fpo.pt ou junto de António Aires, o Director Técnico Nacional, através do 960 236 011. Inscrições em orijovem@gmail.com.

2. As provas de “Promoção, Treino e Formação” estão de regresso já no próximo domingo a Arraiolos, com a realização da II Estafeta da Primavera 2011. Depois do enorme êxito que constituiu a edição inaugural, no ano transacto, a organização, a cargo do Clube de Orientação da Gafanhoeira - Arraiolos, prepara-se para aumentar a parada, oferecendo aos participantes uma parte do mapa da prova de Distância Longa pontuável para o ranking mundial do recente Meeting Internacional de Arraiolos. Mas há igualmente a promessa de terrenos e percursos preparados cuidadosamente para cada escalão, speaker e ponto de espectadores, uma sempre espectacular “partida em massa” e ainda a excelência do bem receber das inefáveis gentes de S. Pedro da Gafanhoeira. A manhã será dedicada à Estafeta (dois elementos a realizar dois percursos cada um, como se de uma equipa de quatro elementos se tratasse), enquanto da parte da tarde terá lugar a terceira etapa do V Troféu OriAlentejo 2011, uma prova de Distância Média, também no mapa da Gafanhoeira. Toda a informação em http://www.gafanhori.pt/estafetaprimavera2011/.

3. Na Mata Nacional do Camarido (Caminha), um dos mais belos e aprazíveis locais do litoral norte junto à foz do Rio Minho, disputa-se no próximo sábado a segunda etapa do Campeonato Regional Norte do Desporto Escolar. A prova, com a designação de “VI Open dos Amigos da Montanha – Desporto Escolar”, tem assinatura organizativa da laboriosa colectividade de Barcelinhos e destina-se à população escolar, mas não só. A actividade é constituida por uma prova de Distância Média e é dirigida também a pessoas de qualquer idade, participando individualmente ou em grupo nos chamados escalões abertos. Mais informações em http://www.amigosdamontanha.com/_prova_de_orientacao__desporto_escolar.

4. Também no sábado de manhã chega ao fim a terceira edição da Taça CLAC, uma iniciativa que, desde o passado mês de Outubro, tem vindo a mobilizar um significativo número de participantes. O Open de Torres Novas terá o seu início pelas 10h00 e apresenta, como habitualmente, três níveis de participação (masculino/feminino). Consulte a página do evento em http://www.clac.pt/.

5.Um desafio para o Corpo e para a Mente”. É sob este lema que a Associação de Deficientes das Forças Armadas leva a efeito, no próximo dia 13 de Abril (quarta-feira), um percurso de Orientação de Precisão. Dirigida essencialmente aos associados da ADFA, mas aberta igualmente à população em geral, a actividade decorrerá entre as 10h00 e as 12h00 no Parque das Nações, em Lisboa, e contará com o apoio da Federação Portuguesa de Orientação. Mais informações junto do Serviço de Acção Social da ADFA através do telefone 217 512 600 / 22.



6.Um vencedor sempre sabe para onde vai, mas um campeão nunca esquece de onde veio”. Baseado neste princípio, João Mega Figueiredo dá-nos a conhecer o seu blogue, ao qual quis dar o nome de “Mega a Orientar”. “Mega”, pois é o nome pelo qual é conhecido por todos; e “Orientar”, jogando com o trocadilho entre a Orientação e um dos significados do verbo “orientar”, nomeadamente “informar” ou “reconhecer o lugar em que se está”. Na rede desde finais de Janeiro, o blogue do Mega está alojado em http://megaorientar.blogspot.com/ e sabe bem ocupar o seu lugar. Ao longo das treze mensagens publicadas até ao momento, João Mega Figueiredo dá-se a ver e dá-nos a ver a sua paixão pela Orientação. Fazendo votos para que não se perca esta dinâmica, para o “Mega a Orientar” e para o seu autor vai, com o sentido da maior admiração e estima, o Louvor da Semana!


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

1 comentário:

Ana disse...

Mais um Louvor muito bem atribuído. Parabéns ao Mega por mais este blog e, também, pelo grande atleta e pessoa, a quem nós reconhecemos imenso valor!