quarta-feira, 23 de março de 2011

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...




1. O portal Ultimate Orienteering, um dos mais conceituados do mundo da Orientação, acaba de ser optimizado para as telecomunicações móveis. Numa versão “light”, o Ultimate Orienteering permite uma visão sobre as últimas notícias, onde quer que se esteja: a caminho do trabalho ou num evento de Orientação. Tudo isto em m.ultimate-orienteering.com.

2. No próximo 02 de Abril, Orientação e Solidariedade vão andar de mãos dadas ali para os lados da Marinha Grande. Com efeito, em Eiras, terá lugar uma prova convívio de Orientação e no dia 10 de Abril um passeio pedestre cujo objectivo se prende com a angariação de fundos para a aquisição de uma nova ambulância para os Bombeiros Voluntários da Marinha Grande. A Organização, a cargo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande, conta com o apoio do COC – Clube de Orientação do Centro. Por apenas 5,00 € poderá realizar um percurso de Orientação – grau Fácil, Médio ou Difícil – e ainda terá direito ao almoço. As inscrições decorrerão até ao dia 30 de Março e podem ser feitas pelo telefone 244 575 114 ou via e-mail para actividades@bv-mg.com.

3. Entretanto, também no dia 02 de Abril, terá lugar a 4ª e última etapa da III Taça CLAC de Orientação. A prova desenrolar-se-á no mapa de Torres Novas e contará com três níveis de participação – Fácil, Médio e Difícil. Esta será a última prova desta edição da Taça CLAC e o ranking será actualizado após a prova e publicado no site do clube, em http://www.clac.pt. A entrega de prémios está marcada para o Parque do Bonito, junto ao Complexo Desportivo do Entroncamento e será um dos pontos altos das actividades previstas para assinalar o Dia Nacional da Orientação. Mais informações através dos endereços de e-mail mestre.pam@gmail.com ou geral@clac.pt, ou ainda pelo telemóvel 96 393 49 83 (João Paulo Martins).

4. Coruche, Quiaios, Gouveia, Cantanhede, Alter do Chão, Crato, Portalegre e Arraiolos. Agora que estão cumpridas 13 etapas pontuáveis para a Taça de Portugal de Orientação Pedestre 2011, o 'ranking' de clubes é comandado poelo COC, com 17.988 pontos, seguido da ADFA com 17.146 pontos, do GD4C com 13.346 pontos, do Ori-Estarreja, com 13.164 pontos e do CPOC, com 13.054 pontos. Quem o afirma é Luís Santos (o do CPOC!), com base nas contas que fez e... no bom senso. Para chegar a estes números, Luís Santos "tomou a liberdade" de multiplicar a pontuação das provas da Taça de Portugal de Nível 2 por 0,9 como acontece com os resultados individuais (daí o "bom senso"). A verdade é que o presente Regulamento de Competições é completamente omisso em relação a esta matéria. Outra questão que o Regulamento levanta tem a ver com o facto de os clubes organizadores não terem qualquer ponderação para o 'ranking'. Pelo facto de ter organizado o Portugal O' Meeting, o GD4C está arredado da defesa do seu título. O mais perverso no meio desta situação toda é podermos ter um clube a lutar pelos primeiros lugares e a organizar um dos últimos eventos. Faz como o fizeram já o CPOC, o GafanhOri e o próprio GD4C, que praticamente não apresentaram atletas nas provas por eles organizadas, ou abdica da qualidade do evento e põe “a carne toda no assador”?

5. Com o intuito de partilhar o conhecimento adquirido ao longo de mais de 25 anos como orientista, João Manoel Franco iniciou o lançamento do seu livro “Manual do Jovem Orientista – Dicas de um Orientista da Elite” e utiliza o espaço do seu blogue - http://blogdoorientista.blogspot.com – para o fazer. Assim, semanalmente, teremos acesso aos capítulos do livro, um após outro, estando já à nossa disposição a Introdução e um dos Anexos – o Glossário. Neste último, ficamos a saber que um orientista é um “praticante do esporte orientação, geralmente com inteligência privilegiada, mas desprovido de apego à auto-imagem, principalmente em ocasiões onde há muita lama no percurso”. O livro promete. Para o João Manoel Franco vai, com votos do maior sucesso, o Louvor da Semana!


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

1 comentário:

Ana disse...

Gostei muito da ideia e, em especial, da definição de Orientista! Parabéns pelo blogue e, também, pelo Louvor da Semana, que é muito bem merecido!