domingo, 20 de fevereiro de 2011

EDUARDO GIL MARCOS: "OS PORTUGUESES CORREM DEMASIADO"




Medalha de ouro na prova de Distância Longa dos Campeonatos do Mundo de Desporto Escolar 2009, Madrid (Espanha), Eduardo Gil Marcos esteve entre nós no primeiro fim-de-semana deste mês, tendo participado com a sua equipa, o Club de Orientacion Tjalve, no I Meeting de Orientação de Gouveia. Oportunidade soberana para auscultar um valor em ascensão da Orientação jovem do país vizinho.


Orientovar – Que sabor teve para ti o título mundial de Distância Longa de Desporto Escolar, conquistado em 2009, em Alcalá de Henares?

Eduardo Gil Marcos - Foi a minha primeira prova internacional e encarei-a com naturalidade, fiz a prova duma forma normal. Fisicamente estava num bom momento, tive a sorte de tudo me ter saído bem e ganhei. Sim, foi uma medalha muito saborosa.

Orientovar – Como é que começaste a fazer Orientação?

Eduardo Gil Marcos – Comecei de pequenino com os meus pais, que faziam Orientação e me levavam às provas. Aos poucos fui fazendo algumas provas com a minha mãe, fui aprendendo a gostar, passei a fazer provas sozinho e foi mais ou menos assim. Vivo numa cidade onde só o meu pai e mais quatro outras pessoas praticam este desporto, nunca tive Orientação na Escola, nada. Mas os resultados foram aparecendo, fui campeão de Espanha no meu escalão e aquando da selecção dos atletas para os Mundiais ISF de Desporto Escolar estava em primeiro lugar na Liga Espanhola e acabei por ser seleccionado. Para mim, isso não foi propriamente uma surpresa. Surpresa foi ter sido Campeão do Mundo. Isso sim.


Penso que no próximo EYOC poderemos fazer um resultado muito bom na prova de Estafeta

Orientovar – O Europeu de Jovens EYOC 2010 teve lugar também em Espanha, em Soria. Como correu?

Eduardo Gil Marcos – Bom, ia com expectativas muito elevadas e as coisas não me correram muito bem. Principalmente na prova de Distância Longa correu tudo muito mal, mas também na Estafeta e no Sprint… foi fatal! É uma pena porque jogava em casa e não consegui aproveitar devidamente esse factor.

Orientovar – Nos escalões mais jovens, que avaliação fazes do actual momento da Orientação em Espanha?

Eduardo Gil Marcos – Neste momento, há uma grande competitividade e estamos muito bem. Temos um grupo bastante forte, somos cinco ou seis a lutar pelos melhores lugares de igual para igual e penso que no próximo EYOC poderemos fazer um resultado muito bom na prova de Estafeta.


Têm aqui o Luís Silva que é quem nos dá mais luta

Orientovar – E de Portugal, o que conheces?

Eduardo Gil Marcos – Têm aqui o Luís Silva que é quem nos dá mais luta. Corre muito, os portugueses correm demasiado. Mas penso que o nível entre Portugal e Espanha, nos escalões jovens, é praticamente igual.

Orientovar – A Federação Espanhola dá um grande apoio aos escalões jovens?

Eduardo Gil Marcos – Não, não temos grande apoio. Se falarmos em Campeonatos da Europa ou do Mundo, sim, apoia. Mas de resto não temos qualquer apoio da Federação.


Uma ou duas vezes por ano procuro vir a Portugal

Orientovar – Que balanço faz da sua participação no I Meeting de Orientação de Gouveia?

Eduardo Gil Marcos – Não é lá muito positivo, apesar de ter sido o segundo classificado no meu escalão. O mapa do primeiro dia era muito difícil, perdi muito tempo logo no primeiro ponto e acabei por ficar em terceiro. No segundo dia ganhei, enfim… Mas devo dizer que gostei muito. Não temos em Espanha provas deste nível, com uma organização excelente e mapas tão bons. Uma ou duas vezes por ano procuro vir a Portugal. Vale a pena fazer Orientação aqui, as temperaturas são quase sempre belíssimas, é tudo muito bom.

Orientovar – Em ano de Mundial de Desporto Escolar, vamos vê-lo a conquistar novamente uma medalha de ouro?

Eduardo Gil Marcos – Vou tentar, claro. Mas com a pressão do título anterior, este Mundial complica-se muito mais. Neste momento as expectativas são elevadas, sinto-me bem fisicamente, ainda falta bastante tempo e posso vir a melhorar muito. Vamos a ver.


Visite o blog do Club de Orientacion Tjalve, em http://orientacion-tjalve.blogspot.com/.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: