quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...




1. Acaba de ser publicado o 40º número da revista “O Praticante” / Janeiro.2011. Em contramão com o ciclo económico recessivo, esta é uma publicação que continua a crescer número após número e a contribuir de forma decisiva para a promoção e divulgação do Desporto em geral e da Orientação em particular. Das cem páginas que compõem este número, catorze (!) são dedicadas ao “desporto da floresta”, com particular incidência na Orientação de Precisão. Lá encontramos também um artigo profusamente ilustrado sobre o XII Meeting Orientação do Centro / XVIII Campeonato Ibérico / XVI Taça dos Países Latinos (Leiria), um outro dedicado à Orientação em BTT com uma reportagem sobre a Final da Taça do Mundo (Itália) e ainda um artigo fazendo a antevisão do Portugal O' Meeting 2011, soberanamente escrito por Manuel Dias. Tudo para ler em O Praticante [AQUI].

2. Fundado em 1 de Novembro de 1985, o CLAC – Clube de Lazer, Aventura e Competição do Entroncamento acaba de ser distinguido pelo Jornal “O Mirante” como a “Personalidade do Ano 2010 na área do Associativismo”. Com cerca de mil associados, dos quais 750 são praticantes das diversas modalidades – Atletismo, Orientação, Natação, Ténis, Pedestrianismo e Ginástica -, o CLAC é um dos clubes mais emblemáticos e dinâmicos da região. A sua Secção de Orientação integra meia centena de atletas, desenvolve um trabalho notável junto das Escolas do Concelho, põe em marcha anualmente a Taça CLAC e marca presença assídua nas múltiplas provas que se realizam um pouco por todo o País. O Orientovar junta a sua voz à do “O Mirante”, felicitando o clube pela distinção merecida. Veja AQUI o vídeo dos “Prémios Personalidade do Ano” e saiba mais sobre o CLAC em http://www.clac.pt/.

3. Pelo oitavo ano consecutivo, o COALA – Clube de Orientação e Aventura do Litoral Alentejano leva a efeito o seu Ori-Escolas. Evento de Orientação Pedestre destinado à população escolar do concelho de Santiago do Cacém, o VIII Ori-Escolas conta com o apoio da autarquia local e tem a colaboração da ES Manuel da Fonseca, ESPAM, EB 2,3 Cercal, EB 2,3 Alvalade e EB Frei André da Veiga. A iniciativa divide-se em duas partes, a primeira das quais já no próximo dia 02 de Março, nos terrenos adjacentes à Barragem de Campilhas – Cercal, contando já com 456 alunos inscritos. Para mais informações, consulte http://www.coala.com.pt/index.php/provas/2010/61-viii-oriescolas.

4. O número de inscritos no Portugal O' Meeting 2011 não pára de crescer. Até ao momento são já 1729 os atletas de 28 países que fazem questão de pisar os melhores palcos de Alter do Chão, Crato e Portalegre, entre os dias 5 e 8 de Março próximos. No tocante aos estrangeiros, uma referência muito particular para a representação brasileira que trará a Portugal todos os seus melhores orientistas da actualidade. Cléber Baratto Vidal, Gilson Schropfer, Ironir Alberto Ev, João Koltun, Juscelino Alencar Karnikowski, Leandro Pereira Pasturiza, Sidnaldo Sousa, Mirian Ferraz Pasturiza, Soraya Cabral, Tânia Carvalho e Wilma Sousa marcarão presença nos quatro dias de provas, nos respectivos escalões de Elite. Numa parceria com o Orientovar, Rogério Serafini dos Santos e o seu Mundo da Orientação - http://mundodaorientacao.blogspot.com/ - acompanhará em exclusivo para o país-irmão o dia-a-dia dos atletas brasileiros por terras do Norte Alentejo.

5. Está aí o filme promocional do Portugal O' Meeting 2011. Apresentado durante a Cerimónia do passado dia 17 de Fevereiro [veja AQUI], o filme é uma produção da Localvisão, ao encontro de alguns momentos inesquecíveis das anteriores edições do Norte Alentejano O' Meeting, a “menina dos olhos” do Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos, dando a antever o que de bom há a esperar desta 16ª edição do POM. Tudo para ver em http://videos.sapo.pt/nDrKzRjphcICv6Jw551Q. De fazer crescer água na boca!


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: