quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...




1. Enquanto se aguarda que a Federação Portuguesa de Orientação divulgue na sua página o Relatório e Parecer do Conselho Fiscal sobre o Plano de Actividades e Orçamento para 2011, o Orientovar está em condições de adiantar que o mesmo foi já emitido e poderá ser consultado AQUI. Ponto-chave dum documento que se desdobra ao longo de cinco páginas, a conclusão do Parecer refere “não estarem reunidas as condições necessárias para propor a aprovação do Plano de Actividades e Orçamento para 2011, nos termos em que foi apresentado”. Esta é uma matéria particularmente sensível a três escassos dias da Assembleia Geral Extraordinária da Federação Portuguesa de Orientação e à qual o Orientovar dará a devida atenção em peças de fundo a publicar amanhã e na sexta-feira. A não perder!

2. Segunda prova da Taça de Portugal de Orientação Pedestre 2011, o I Meeting de Orientação de Gouveia concentra as atenções da comunidade orientista na Serra da Estrela, no próximo fim-de-semana. Para além da vertente competitiva, onde poderemos ver em acção o francês Thierry Gueorgiou, nº 1 do ‘ranking’ mundial, e o norueguês Olav Lundanes, Campeão do Mundo de Distância Longa, o vasto e ambicioso programa não descura outras componentes. Assim, nas Galerias Abel Manta (junto à Câmara Municipal de Gouveia), estará a decorrer uma Mostra Fotográfica aberta a todos, com alguns momentos únicos de Orientação. A exposição, que conta com o apoio do Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos, estará patente ao público a partir de sexta-feira à tarde, até domingo ao fim do dia, existindo contudo a hipótese de se prolongar durante toda a semana seguinte. Trata-se duma exposição que reúne catorze fotografias de Joaquim Margarido durante o Norte Alentejano O' Meeting 2009 e outras seis fotografias do CPOC'ista Gonçalo Cruz, captadas em diversas provas. Entretanto, no sábado à tarde, está prevista a realização dum percurso de Introdução à Orientação num mapa junto ao espaço da Câmara Municipal de Gouveia. De acordo com Alexandra Coelho, Presidente do CPOC – Clube Português de Orientação e Corrida, a entidade organizadora do evento, “a ideia é levar a Orientação o mais perto possível da população local, dando-lhe a oportunidade de experimentar um percurso de Orientação. Como é um percurso acessível a todos, é excelente para os mais novos e para todos os principiantes na modalidade.” Aqui ficam duas belas sugestões para ocupar melhor parte da sua tarde de sábado.

3. Prestes a soprar cinquenta velas, a IOF - Federação Internacional de Orientação apresenta-se na “rede” de “cara lavada”. Patente desde ontem no endereço http://orienteering.org/new-iof-website/, o novo website da IOF abandonou a austeridade das linhas anteriores para se apresentar mais atraente, mais dinâmico e funcional. Como grandes novidades surgem a apresentação do “Atleta do Mês”, destacando em Fevereiro a atleta cazaque Olga Novikova, bem como a inclusão duma secção de mapas relativos às quatro disciplinas da Orientação. Os eventos e respectivos resultados encontram-se agrupados numa mesma secção, o “Calendário”. Para consulta e recolha de informação. Sempre!

4. Trata-se duma excelente notícia. Após dois meses de ausência, a Orientação vai regressar às páginas da Revista de Atletismo já no próximo mês de Março. Não pela via institucional, como aconteceu ao longo de 2010 com o destacável "Orientação em Revista", mas graças à minha colaboração pessoal – uma colaboração que data de 2006 e incide particularmente na vertente do Atletismo - e que tem sido entendida pela Direcção daquela publicação como meritória. Ao manter a porta aberta à Orientação, a Revista de Atletismo presta um contributo de inestimável valor para a promoção e divulgação da modalidade, motivo bastante para que, à Revista de Atletismo e, em particular, ao seu Director e Editor, António Manuel Fernandes, aqui expresse de forma vincada, em nome de todos os orientistas, uma palavra de agradecimento e de profundo reconhecimento. É nesse sentido que para António Manuel Fernandes vai, com a devida vénia, o Louvor da Semana!


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

3 comentários:

corridas disse...

Os meus agradecimento ao Margarido e, claro ao meu amigo Antonio Fernandes e também ao Antonio Campos por manterem esta colaboração.

Albano Joao disse...

Bom serviço prestado pelo conselho fiscal da FPO á comunidade orientista.
Saudações
Albano João

antunes disse...

Boa Noite;
Não conheço nenhum dos membros do conselho fiscal, mas venho aqui prestar a minha inteira homenagem a estes autênticos heróis. Sim heróis, porque nos últimos tempos, regra geral, não é este tipo de pessoas nem este tipo de comportamentos que estamos habituados a ver na quase generalidade dos nossos dirigentes.
O meu particular muito obrigado.

Rui Antunes