quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA ESCOLAR DO MÉDIO TEJO: QUADRO COMPETITIVO PROSSEGUE




As muralhas do Castelo de Ourém voltaram a ser espectadoras privilegiadas duma prova de Orientação. Foi no passado dia 9, no âmbito do quadro competitivo da Associação Desportiva Escolar do Médio Tejo. O Desporto Escolar de novo e em grande!


Depois de Bugalhos (Alcanena), Parque do Bonito (Entroncamento) e Vila Nova da Barquinha, foi a vez de Ourém receber uma etapa do quadro competitivo da Associação Desportiva Escolar do Médio Tejo. Organizada pelas Escolas EB 2,3 da Freixianda e Conde de Ourém, a prova decorreu junto ao Castelo de Ourém, em terreno de floresta e contou com a presença de 97 alunos (sendo 83 alunos da ADE do Médio Tejo e 14 da ADE da Lezíria), de oito diferentes estabelecimentos de ensino.

Para esta prova foram criados sete percursos diferentes para os escalões etários de Infantis M/F, Iniciados M/F, Juvenis M/F e Extras (destinado a alunos com pouca experiência ou participando em grupo). Neste percurso há a registar a presença de doze alunos do Ensino Especial (abrangidos pelo Dec. Lei 3/2008 e integrados no Projecto de Inclusão) da Escola Conde de Ourém, acompanhados por três professoras deste Agrupamento de Escolas. Uma nota ainda para a ausência do Colégio de São Miguel (Fátima) que, devido à situação política actual, não tem participado nas provas já realizadas.


Resultados

Infantis Masculinos
1º - André Martins - EB 2.3 /S da Barquinha
2º - Gil Ferreira - EB 2.3 Conde de Ourém
3º - Pedro Gonçalves - ES do Entroncamento

Infantis Femininos
1º - Carolina Tomé - EB 2.3 da Freixianda
2º- Lara Gésero - EB 2.3 Conde de Ourém
3º - Tatiana Santos - EB 2.3 Conde de Ourém

Iniciados Femininos
1º - Cristiana Silva - EB 2.3 Conde de Ourém
2º - Mariana Moreno – ES Entroncamento
3º - Alexandra Almeida – EB 2.3 da Freixianda

Iniciados Masculinos
1º - Carlos Frazão - EB 2.3 Conde de Ourém
2º - João Gonçalves - EB 2.3 Conde de Ourém
3º - Ricardo Ferreira - EB 2.3 Conde de Ourém

Juvenis Femininos
1º – Lígia Machado – ES do Entroncamento
2º Inês Gonçalves – ES Entroncamento
3º - Mariana Silva - EB 2.3 Conde de Ourém

Juvenis Masculinos
1º - João Marques – EB 2.3 Nuno Álvares (Tomar)
2º - Tiago Santos - EB 2.3 Nuno Álvares (Tomar)
3º - Rui Silva - EB 2.3 Nuno Álvares (Tomar)

Extras
1º - Mariana Pinheiro – EB 2.3 da Freixianda
2º - Sara Pereira – EB 2. 3 da Freixianda
3º - Andreia Fonseca – EB 2.3 Conde de Ourém


Formar jovens com qualidade

O balanço da actividade é-nos trazido pelo Professor João Vítor Alves, responsável pelo Grupo-Equipa de Orientaçãoi da Escola Básica dos 2º e 3º ciclos D. Afonso, 4º Conde de Ourém: “Como se pode verificar, a modalidade está bem viva e de boa saúde na nossa Associação Desportiva Escolar, continuando a fomentar o ensino e a prática deste desporto entre os nossos jovens e procurando oferecer-lhes uma formação de qualidade com vista à sua integração no desporto federado.” Fazendo apelo às suas memórias, aquele responsável prossegue: “Num passado não muito longínquo, foi na nossa região que despontaram para a modalidade nomes como os de Miguel Ferreira e Nelson Graça (Escola Secundária Maria Lamas – Torres Novas), Bruno Nazário (Escola da Golegã), Patrícia Casalinho e Catarina Ruivo (Centro de Estudos de Fátima) e mais recentemente os casos do Daniel Catarino e André Esteves (Escola Secundária do Entroncamento), Carolina Delgado (Colégio de São Miguel) e Inês Alves e Cristiano Silva (Escola Conde de Ourém).”

Ainda em relação à dinâmica criada em torno da modalidade, João Vítor Alves afirma que “é pelas razões indicadas anteriormente, que todos os professores e simultaneamente praticantes da modalidade, irão mover todos os esforços ao seu alcance para manter viva esta modalidade e acima de tudo formar jovens com qualidade para que possam, num futuro próximo, integrar o conjunto de jovens promissores que praticam este desporto.” Para terminar, ainda uma referência ao facto de ser nesta Associação Desportiva Escolar que se encontram “duas das mais antigas escolas que ensinam a modalidade no nosso país, casos da EB 2,3/S da Golegã (Professor José Leote) e da EB 2,3 Conde de Ourém (Professor Luís Vicente, hoje na Escola Nuno Álvares Pereira, em Tomar).


Próximas provas

A próxima prova do Desporto Escolar realiza-se no próximo dia 16 de Março, no Entroncamento, numa organização da Escola Secundária desta localidade. Seguem-se, a 2 de Abril, nova prova em Torres Novas (a quarta e última etapa da Taça CLAC) e quatro dias depois, caberá à EB 2,3 Nuno Álvares Pereira e ao Colégio de São Miguel (?) organizarem a última prova a contar para o quadro competitivo da Associação Desportiva Escolar do Médio Tejo.



[Foto gentilmente cedida por Professor João Vítor Alves]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: