segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

ADE'O' PALMELA: DESPORTO ESCOLAR MERGULHA NA BASE NAVAL




A Associação Desportiva Escolar de Orientação de Palmela levou a cabo as 4ª e 5ª provas do seu Quadro Competitivo 2011. Foi na Base Naval de Lisboa, sediada no Alfeite, nas manhã e tarde do passado sábado.


Pelo segundo ano consecutivo o quadro competitivo da Península de Setúbal viu duas das suas provas terem lugar no magnífico espaço da Base Naval de Lisboa – Alfeite, que já o ano passado havia deixado todos os participantes extremamente agradados com as etapas ali disputadas e com água na boca para a possibilidade de se repetir este ano. Desta feita foram as 4ª e 5ª provas pontuáveis para os rankings que definirão não apenas a ordenação final de cada competição em disputa na Península de Setúbal, mas também os alunos e equipas apurados para o Campeonato Regional que este ano, por decisão da DRELVT, apenas será aberto ao escalão de Juvenis.

Numa manhã marcada pelo temporal, com muita e forte chuva a varrer literalmente a zona durante todo o período de competição da manhã, foram cerca de 150 estóicos alunos em representação de 13 escolas, distribuídos por 8 escalões de competição mais dois escalões abertos, que marcaram presença na prova. A primeira etapa teve um grau de dificuldade técnica mais baixo, com os atletas a iniciarem a sua prova na Escola de Tecnologias Navais e a terminarem na base do Corpo de Fuzileiros, em terreno misto com profusão de pormenores e muito rápida progressão: características urbanas que advêm das edificações nas referidas unidades militares e zonas de floresta, especialmente no Corpo de Fuzileiros, onde pontificavam terrenos de treinos e manobras daquela força da Marinha Portuguesa. Muita água mas também muito entusiasmo, marcaram esta primeira etapa. Os vencedores desta etapa da manhã ainda aguardam que os cartões de controlo sequem para poderem ser corrigidos (!).


Vencedores da etapa da tarde

Seguiu-se um retemperador almoço oferecido pela Marinha Portuguesa no refeitório da Base Naval de Lisboa, junto ao Tejo e a coberto da chuva (finalmente), após o qual os participantes tiveram oportunidade de descontrair um pouco antes da etapa da tarde e admirar algumas das unidades navais ali atracadas, com especial destaque para a imponência do navio-escola NRP Sagres, regressado não há muito tempo de mais uma viagem de circum-navegação que levou os nossos cadetes a dar a volta ao mundo durante quase um ano.

E foi num ambiente totalmente distinto que decorreu a prova da tarde. Prova exclusivamente de floresta em terrenos variados, bem arborizados por diversas espécies e boa rede de caminhos, algum desnível e zonas com interessantes pormenores de relevo, pontos com magníficas paisagens sobre Lisboa e o Tejo mas, sobretudo, sol! Muito sol a contrastar com o dilúvio de toda a manhã, contribuindo para uma ainda maior boa-disposição de todos. Na etapa da tarde foram vencedores os seguintes atletas: Raquel Almeida (EB 2,3 NR Soromenho) e Isac Brito (EB 2,3 Sarrazola) em Infantis, Filipa Rodrigues (ES Palmela) e Gonçalo Pirrolas (ES Pinhal Novo) em Iniciados, Leonor Ribeiro (ES Palmela) e Luís Silva (ES Pinhal Novo) em Juvenis e Marta Ferreira (EB 2,3 Sarrazola) e Fábio Silva (ES Pinhal Novo) em Juniores.


Apoio fantástico da Marinha Portuguesa e da Base Naval do Alfeite

Destaque nesta prova, uma vez mais, para a excelente articulação entre todos os professores com alunos presentes, já que se tratou de uma prova totalmente edificada pelos próprios professores, desde o planeamento dos percursos no terreno e no CONDES até às restantes tarefas de terreno, passando pelas partidas, chegadas, resultados e classificações. Excepção aqui feita à cobertura fotográfica (obrigado, mais uma vez, Paulo Fernandes) e naturalmente à impressão dos mapas (obrigado pela paciência, Luís Santos). Se juntarmos a esta total autonomia organizativa das escolas a autonomia material, já que as escolas dispõem de todo o material necessário para estas organizações (nesta prova estavam 62 pontos no terreno), bem como a constância de escolas e professores ao longo dos anos, encontraremos seguramente alguns dos motivos que fazem com que tenham já saído deste quadro competitivo da Península de Setúbal nomes como Tiago Romão, Raquel Costa e Jorge Fortunato ou, mais longinquamente, Joana Vitorino e Marco Martins entre outros, tendo ainda sido possível assistir à disputa, no escalão de Juvenis Masculinos deste fim-de-semana, entre Luís Silva, Miguel Ferreira, Tiago Baltazar, João Rato, Filipe Augusto e Diogo Barradas ou, nos juniores, entre Ricardo Reis, Bruno Jesus e Fábio Silva. Trata-se de um ambiente formativo e competitivo que, entre outras virtudes, potencia o aparecimento regular de novos valores pelo contacto entre os mais novos e os mais experientes, como certamente se continuará a verificar num futuro próximo.

Uma palavra muito especial para a Marinha Portuguesa e para a Base Naval de Lisboa que, uma vez mais, foi inexcedível na colaboração dispensada a esta iniciativa, com especial destaque para os nossos interlocutores privilegiados - os Comandantes Lopes Pires e Ramalho da Silva do CEFA (Centro de Educação Física da Armada), bem como para os Comandantes da Escola de Tecnologias Navais e Corpo de Fuzileiros que, quer na fase de preparação, quer no dia da prova, contribuíram fortemente para o seu sucesso. Não deixa de ser curioso constatar que um número não desprezível de alunos, sobretudo aqueles para quem o ambiente da Base Naval de Lisboa já não é um "ilustre desconhecido", manifestarem enorme entusiasmo face à possibilidade de virem a ingressar um dia na Marinha portuguesa, findos os estudos ou como uma continuação dos mesmos. Há momentos que marcam! 


Ganhaste tu e todos os que cá estão. Os únicos que perderam foram os que ficaram em casa!

A imagem que melhor ilustra este intenso dia de competição e convívio tendo como pretexto a Orientação, será porventura a resposta dada por uma professora a um aluno que lhe perguntava quem tinha ganho: “Ganhaste tu e todos os que cá estão. Os únicos que perderam foram os que ficaram em casa!” Sem mais palavras...

O quadro competitivo local da Península de Setúbal termina no dia 19 de Março em Rio Frio, seguindo-se depois o Campeonato Regional em 29 e 30 de Abril na região de Sintra e o Campeonato Nacional na região Oeste de 13 a 15 de Maio, para aqueles que se qualificarem, terminando o ano com a participação em mais um Campeonato do Mundo ISF, desta vez em Itália de 21 a 27 de Maio, onde marcarão presença duas equipas que evoluem neste quadro competitivo – a EB 2,3 Sarrazola com a sua equipa de Iniciados Femininos e a ES Pinhal Novo com a equipa de Juvenis Masculinos bem como, possivelmente, alguns atletas individuais que estiveram no Alfeite, caso a FPO e a DGIDC ainda cheguem a um entendimento quanto à participação das selecções o que, no contexto actual, não se tem mostrado possível de todo.

  

[Texto da autoria do Professor Ricardo Chumbinho, fotos gentilmente cedidas por Paulo Fernandes]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

3 comentários:

Dinis Costa disse...

O que temos nós aqui!
- Alunos felizes, um Chumbinho de Ouro, uma professora que o É e, a Marinha que não mete água.

PFernandes disse...

Caro Dinis,
(aproveitando a deixa)

...e um fotógrafo que não o é, mas que andou a "disparar" (com pólvora seca!) 925 vezes sobre tudo o que se mexia.

Foi à tangente, mas em boa hora, que apareci na BNL no Alfeite para mais um dia cheio de Orientação (obrigado S. Pedro por uma manhã chuvosa q.b., que não permitiu a realização da caminhada prevista pelo meu clube - Lebres do Sado, na qual eu tencionava participar).

Espero que todos os "berdadeiros Orientistas" e amantes do Desporto na Natureza possam desfrutar da minha reportagem fotográfica (acabou ainda por ser um bom treino para a minha prova do dia seguinte - os "Trilhos do Castelejo" na Serra de Alvados, com 40km, que concluí em 6h30).

Um muito obrigado por mais este dia mágico que me proporcionaram ( Professores, Marinha, alunos).

Todas as fotos ficarão brevemente disponíveis em: https://picasaweb.google.com/paulojjf3/ADEO201011Etapas45Alfeite#
(e porque não relembrar as fotos de 2010, em: https://picasaweb.google.com/paulojjf/TrofeuADEOPalmela200910BaseDoAlfeite23Jan#)

Saudações Orientadas,
Paulo Fernandes

PFernandes disse...

Uff...

Está finalmente disponível o álbum de (764) fotos da prova de Desporto Escolar no Alfeite, em:

https://picasaweb.google.com/paulojjf3/TrofeuADEO201011Etapas4e5Alfeite#

Recorda-se ainda o link completo para as fotos da prova de 2010:
https://picasaweb.google.com/paulojjf/TrofeuADEOPalmela200910BaseDoAlfeite23Jan#


Saudações Orientadas,
Paulo Fernandes