segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

RANKING REGIONAL NORTE DE DESPORTO ESCOLAR 2010/2011: ALUNOS "COM MAPA"




O Desporto Escolar esteve em foco a Norte no passado sábado, com o arranque do respectivo ‘ranking’ regional. Numa jornada desportiva que registou excelentes índices de participação, uma nota de preocupação face ao boicote levado a cabo pelo Colégio de Campos.


Com uma montanha de incertezas no horizonte, o Desporto Escolar rumou à Póvoa de Lanhoso para o arranque do ‘ranking’ regional norte. Numa organização do Clube de Orientação do Minho, a jornada competitiva desenrolou-se “à boleia” da quarta etapa do IV Torneio .ComMapa, explorando o belíssimo espaço do Campus Académico do Instituto Superior de Saúde do Alto Ave. A prova contabilizou o expressivo número de 442 participantes, 307 dos quais nos escalões de Formação/Competição do Desporto Escolar e 81 nos escalões Abertos, em representação de 25 estabelecimentos de ensino.

Apesar da excelente manhã de sol e céu azul, as baixas temperaturas que ainda se fazem sentir terão resfriado os ânimos de alguns jovens atletas, situando-se a taxa de ausências muito perto dos 30%. Outro dos motivos que contribuiu para engrossar este número prende-se com o boicote levado a cabo pelo Colégio de Campos, um dos 93 colégios do país com contrato de associação e que irão ver reduzidas fortemente as comparticipações do Governo já a partir deste mês. Elo fraco duma enorme e delicada cadeia, o Desporto Escolar verá a sua dinâmica claramente enfraquecida com esta medida e a ausência dos 31 alunos inscritos pelo Colégio de Campos deve ser entendida como uma forma de mostrar o desagrado dos seus responsáveis face à situação. “Não será um cenário definitivo”, esclarece o Professor André Soares, responsável pelo Grupo-Equipa de Orientação do Colégio de Campos, “mas sim uma primeira forma de manifestar a nossa indignação e revolta pelo que estão a fazer neste momento ao Ensino Particular e Cooperativo, e neste caso muito particular fazer frente às intenções que têm vindo a público sobre o Desporto Escolar.”


Alunos de Braga com lição bem estudada

Na vertente competitiva, merece particular destaque o domínio manifestado pelos alunos das escolas de Braga – Secundária Carlos Amarante e Agrupamento de Escolas de Maximinos -, fruto do excelente trabalho levado a cabo pelos Professores Ana Paula Serra Campos e Filipe Marques, em articulação com o Clube de Orientação do Minho. Com efeito, sete dos oito escalões tiveram como vencedores alunos destes estabelecimentos de ensino. A prova decorreu no mapa do ISAVE, num terreno localizado entre um vale e uma encosta, e teve traçado de percursos da autoria de José Carlos Pires. A qualidade do traçado dos percursos e o grau de dificuldade revelou-se particularmente adequado ao nível do Desporto Escolar e, devido ao tamanho do mapa e ao traçado dos percursos, foi introduzida uma troca de mapa para a generalidade dos escalões. Uma opção interessante que serviu de primeira experiência para muitos alunos, mesmo para os mais habituados a estas andanças.

Quanto aos resultados, foi no escalão de Juvenis – curiosamente o único onde se jogarão este ano os títulos nacionais do Desporto Escolar – que se registou maior equilíbrio. No sector feminino, registe-se a excelente prestação das meninas da EBS Lustosa, com oito atletas nos dez primeiros lugares e a vitória a ser discutida quase ao segundo, com apenas 1.12 a separar as quatro primeiras classificadas. No sector masculino, Joaquim Santos (ESCA) e Sérgio Duarte (AEMAX) travaram intenso duelo, com o primeiro a sair vitorioso face à excelente réplica do “mundialista”. Nos dois escalões do IV Torneio .ComMapa, Davide Machado (.COM) e António José (Individual) venceram por larga margem os escalões Difícil e Fácil, respectivamente.


Resultados
IV Torneio .Com Mapa
4ª Etapa

Fácil (11 participantes)
1º António José (Individual) 14.28
2º Aida Correia (GD4C) 19.32
3º Jerónima Rocha (GD4C) 22.34
4º Costa Leite (GD4C) 22.40
5º Cláudia Figueiredo (GD4C) 24.03

Difícil (43 participantes)
1º Davide Machado (.COM) 24.23
2º José Fernandes (.COM) 29.37
3º Hélder Marcolino (GD4C) 30.31
4º José Pereira (CP Armada) 35.24
5º Joana Costa (GD4C) 35.58

Desporto Escolar
Ranking Regional Norte
1ª Etapa

Infantis F (44 participantes) – Maria Portela (ES Carlos Amarante)
Infantis M (52 participantes) – João Vale (ERD Júlio-Saúl Dias)
Iniciados F (32 participantes) – Joana Fernandes (ES Carlos Amarante)
Iniciados M (61 participantes) – João Novo (ES Maximinos)
Juvenis F (20 participantes) – Carolina Cardoso (ES Maximinos)
Juvenis M (41 participantes) – Joaquim Santos (ES Carlos Amarante)
Juniores F (4 participantes) – Maria Bernardino (ES Carlos Amarante)
Juniores M (13 participantes) – Pedro Leite (ES Carlos Amarante)


O IV Torneio .ComMapa estará de volta no próximo dia 12 de Fevereiro para a realização da quinta etapa em Serradela, Vieira do Minho. Uma semana mais tarde será a vez do ‘ranking’ regional norte ver disputada a segunda etapa em Figueira, Penafiel.

Consulte os resultados completos em http://www.pontocom.pt/actividades/IVTorneioCOMmapa/files/20110122_geral.html

[Foto extraída da Galeria do Clube de Orientação do Minho em http://picasaweb.google.com/geral.pontocom/COMmapa4EtapaISAVE#]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
.

Sem comentários: